Tudo bem, Tarja? Como você se sente?
Estou muiyo bem, Agora estou em Berlim na Alemanha, você sabe, promovendo meu novo que sairá em breve, muito em breve, no começo de Setembro. Estou tão emocionada com tudo isso porque foi um longo tempo, a produção inteira para o álbum e a preparação. Foi escrito por 3 anos então foi um longo processo. Finalmente tudo está feito e eu estou tão, tão feliz em poder realmente falar sobre meu trabalho e ser um tipo de posição para o futuro, tudo pronto para os futuros shows e tudo. Então hoje estou muito feliz!
Eu também estou muito feliz por você antecipar um pouco minha pergunta porque eu ia perguntar como foi a criação do álbum e quando você começou a escrevê-lo, o primeiro pedaço dele... (Risos)
Eu posso te contar um pouco mais sobre o álbum. Eu já tinha o título há 3 anos atrás. E inspirada nisso comecei com um grande número... sério, eu comecei a escrever as canções e as letras. Todas as músicas, de uma maneira ou de outra tem algo a ver com minha vida. Então, eu tenho escrito músicas sobre o que está abaixo do meu mundo, através dos meus olhosque eu vejo o mundo - As pessoas, a sociedade, a cultura... o quão difícil às vezes é ver a verdade absoluta das pessoas, ou mesmo o mundo em que estamos.
Digo, sério, eu aprendi a às vezes levar um segundo olhar as coisas, estudar um pouco mais a fundo como as coisas verdadeiramente são. E esse é tipo de tema que segue o álbum. Então novamente, eu escrevi histórias de fantasias também. Mas não estou apontando dedos no álbum - há coisas negativas que estou escrevendo mas também há coisas muito positivas.
Primeiramente,eu gostei muito da capa. Misteriosa e dark comparada ao My Winter Storm. Me choca muito a edição deluxe. Por que você tem essa cicatriz em seu rosto e qual o significado?
A arte é baseada nas fotos. Então o que você vai ver também no encarte, é basicamente fotos e todas elas te contarão uma estória. Elas são muito fortes e todas tem uma real razão para estarem lá. Elas estão de uma maneira ou de outra, representando a estória e as músicas do álbum. É um reflexo de mim colocando a mesma coisa que também se encontra na arte da capa. Talvez você não note de primeira vista, quando você ver o meu rosto na capa, esse é um problema que está abaixo. E isso é exatamente o que estou tentando também contar com o meu álbum, que você deve dar uma segunda olhada. Você me verá um pouco em uma luz diferente, e é apenas isso. Digo, eu queria fazer um tipo de problema no meu rosto dessa vez usando essas cicatrizes. Foi muito divertido fazer e realmente fazer a imagem. Também é a mesma coisa com o fashion, sabe? Como vemos a beleza, modelos de boa aparência de hoje nas capas das revistas, e elas são perfeitas porque são manipuladas. As fotos são tão manipuladas que você esquece a realidade. Você se esquece como leitor quando olha para as fotos. Você diz "wow, que menina charmosa", você tende a esquecer o que é real. E isso nocamente, a mesma coisa, o que há abaixo de tudo.
Agora todos os fotógrafos usam Photoshop, e eu acho que não é bom porque não mostra a realidade...
Exatamente! Photoshop e manipulação é uma das coisas mais importantes da moda e essas coisas.
O som é realmente melhorado do "My Winter Storm". Eu acho que posso definir seu estilo como uma mistura de metal, trilha sonora e música clássica. O que ajudou a melhorar seu estilo?
Bem, definitivamente o fato de eu estar em turnê nesses últimos 3 anos com uma ótima banda. Eu tenho um line-up muito estável comigo já nas turnês. Tenho sorte em ter esses caras por perto, me apoiando e tocando comigo, e tendo uma a experiência do primeiro álbum e turnê quando tudo era novo. Digo, todas as pessoas eram novas pra mim, e eu precisei começar tudo de novo... como dar os passos de um bebê naquele momento. Agora, eu realmente sinto que eu mesma cuidei da produção, porque eu senti necessidade por aquilo. Eu senti que não há ninguém que realmente sabe o que está em meu coração e em minha alma nesse momento, que tipo de música eu queria fazer no momento certo. Então eu quis puxar minhas cordas e apenas trabalhar. Estou muito feliz com o som do álbum e como todas as músicas realmente vem a ser. Mas uma coisa importante é que eu nunca fui deixada sozinha, então haviam muitas pessoas comigo - pessoas muito, muito amáveis me apoiando e me ajudando.
Como nasceram as colaborações entre Phill Labonte e a banda capella de metal Van Canto?
Foi muito divertido porque com "Anteroom of Death", que é a primeira música do álbum, eu tinha lhes esboçado a demo. Mas eu estava tendo a ideia de um rico arranje de vocal e estava pensando em eu mesma fazê-los. Mas então eu ouvi sobre o Van Canto e eu os encontrei no Metal Female Voices Festival, na Bélgica. Eu estava conversando com eles, e ofereci essa música, e eles amaram e quiseram trabalhar nela. Eles fizeram um trabalho magnífico e eu estou muito, muito feliz com seu trabalho. É incrível o trabalho deles!
E a outra coisa é o Phill Labonte. Foi legal ter eles na música "Dark Star" porque realmente precisava de um sabor diferente.
Eu senti a necessidade de que um dueto seria uma coisa ótima para o álbum agora. Phil entrou em cena através de um cantor-compositor, um amigo que também estava trabalhando nessa música, compondo comigo. Ele é uma pessoa tão doce, porque ainda tem a sua voz. É muito forte, muito profunda às vezes e ele pode realmente gritar, o que não consigo fazer! Foi ótimo! E também tem o guitarrista Joe Satriani, tocando em "Falling Awake", meu primeiro single. Ele tocou na versão do álbum e eu estou muito feliz em tê-lo também.
Fantástico! Eu não ouvi o álbum (e aos trechos de 30 segundos) já que quero que seja uma surpresa...
Que legal! Eu adoraria que todos fizessem como você. Apenas ouvir os primeiros 30 segundos então isso não lhe dará a visão completa, está certo! Eu acho que eu faria exatamente como você quando estivesse montando uma entrevista com alguém.
Eu assisti o vídeo "I Feel Immortal" e amei. Eu acho que é o melhor clipe que você já fez em carreira solo. Se não estou errado, você gravou o vídeo na Islândia... Pode nos contar mais sobre isso?
Obrigada! A história foi desenhada pelo diretor, Jörn Heitmann. E estávamos falando sobre isso muito próximo dele, onde deveríamos gravar esse vídeo tão emocional. E a Islândia pinta a imagem porque nós queríamos filmar algo imortal no vídeo. E o que seria imortal? Foi definitivamente a cachoeira, montanhas, rochas e oceano, algo que é imortal. Nós fomos lá, e é um país incrível com esses lugares maravilhosos para visitar e filmar. Foi bonito, muito bonito e tivemos muita sorte. A estória é sobre o ciclo da vida. Sobre o que é a vida? A vida é sobre amar alguém, perder alguém, lutando para encontrar seu caminho na vida, o ciclo da vida. Então é sobre isso. É um vídeo muito, muito emocional.
Esse ano você participou do festival Miskolc. Na conferência uma jornalista perguntou se esse show sairá em dvd e você respondeu "não, porque pra isso você tem que gravar pelo menos dois shows e muita preparação". Você tem em mente gravar alguma coisa pra um dvd durante a próxima turnê?
Definitivamente! O plano é realmente fazer um dvd adequado dos meus shows que farei para o "What Lies Beneath". Estou muito, muito feliz que haverão muitos shows, e eu já sei que também irei a Milão. Irá acontecer esse ano. Ainda não sabemos as datas mas eu já posso te dizer que irá acontecer. Não é surpresa porque eu ainda não sei a data mas o que eu sei é que estou indo pra Itália esse ano - você pode escrever isso!
E novamente falando sobre o show de Miskolc: Você tem em mente lançar as gravações em áudio do show, assim como o Epica fez com o ""The Miskolc Conspiracy"?
Oh?! Que conspiração? Eu não sei! Eu não tenho planos para lançar um áudio ou vídeo daquele show porque foi o primeiro show de verão que fizemos com a banda. Haviam algumas músicas que eu precisava estar preparada e havia realmente muito ensaio e preparação naquele momento. Então não tenho um plano concreto para lançar um áudio desse show.
Eu empurro mais um pouco o botão: Você o gravou?
Não o gravamos. Eu e minha equipe, nós não gravamos mas acho que as pessoas locais gravaram.
Depois de fazer um cover do Deep Purple, "Child in Time" com o Rata Blanca, "Poison" de Alice Cooper, desssa vez você fez um cover do Whitesnake, "Still of the night" que será um bônus, se eu não me engano. Por que você escolheu essa música?
Oh bem, primeiro de tudo, todas essas bandas que você mencionou tem muitas influências porque sou fã delas há muito tempo atrás. Todas essas bandas dos anos 80 fizeram parte do meu processo de crescimento. E "Still of the night" é uma música que eu amo a melodia, a melodia original. Mas eu tive um pouco de consciência sobre isso, sobre "como eu deveria fazer a música? Que tipo de arranjo orquestral e coral eu deveria usar pra essa música, ouso fazê-la?" E definitivamente agora tem essa grande orquestra e coral neça e é um pouco mais pesada que a original. Eu amei muito.
Por que "Witch-Hunt" não está no álbum?
Oh, eu escrevi mais de 30 músicas para o álbum, então haviam muitas, muitas canções de fora. E "Witch-Hunt" é uma música feita e escrita e deixada pra mais tarde. Então esperançosamente em um ponto de vista eu tenho a chance de usá-la. Foi uma decisão difícil em geral pra mim escolher entre certas músicas para o álbum.
Última pergunta - pra começar eu quero dizer que amo suas roupas de palco, são fantásticas! Aqui na Femme Metal Webzine sempre temos um momento que chamamos de "A área das mulheres" e sempre perguntamos sobre coisas de mulheres. Vou te perguntar alguma curiosidade sobre suas roupas de palco: Quem é seu estilista?
Bom, eu tenho uma amiga - uma ótima amiga da Finlândia - projetando junto com minha performance. Sim, de fato, elas são muito, uma parte muito importante do meu show é claro. Todas as minhas roupas estão mudando, é uma visualidade juntamente com a música. É muito importante. Assim como há um designer na Argentina chamada Marian Marquez. Dela, eu escontro muitas roupas legais. Sempre que retorno a Argentina, eu checo as peças que eles tem. Mas foi realmente criado por estas duas senhoras.
Então Tarja, estamos no final, espero que você tenta se divertido com minhas perguntas e obrigada pelo seu tempo. Apenas deixe algumas palavras para nossos fãs e usuários, se você quiser.
É muito doce, obrigada. Te desejo um ótimo dia, obrigada por sua ligação e espero te ver em Milão!
2010 - Femmemetal
- Detalhes
- Entrevistas
- Acessos: 1862