FONTE: Sonic Shocks

TARJA - What Lies Beneath (Album)

Spinefarm Records UK – 6 de setembro de 2010

Traduzir emoções em música é bem difícil, mas em palavras? Trabalho complicado, aredite em mim. Deixe-me dar a vocês um pouquinho de fatos “nerds” sobre o novo álbum de Tarja, What Lies Beneath, e então vou tentar o máximo possível lhes dar um gostinho deuma experiência auditiva tão sublime.

Produzido pela própria Tarja e criado em estúdios espalhados por todo o mundo, What Lies Beneath conta com algumas participações bem especiais, como Joe Satriani tocando guitarra em Falling Awake (Jason Hook, do Five Finger Death Punch, cuidou da versão do single), Phil Labonte em Dark Star, Will Calhoun em Crimson Deep e principalmente a trupe de alemães da banda acapella Van Canto, fazendo a abertura, Anteroom of Death, tão majestosamente única.

Já chega. Vou falar pra vocês sobre o resto das coisas técnicas. Você pode jogar no Google, na Wikipédia, mas não importa o quão bons e prestigiados os engenheiros e a mixagem sejam, vamos apenas fechar nossos olhos e focar na alma de What Lies Beneath e em sua criadora inimitável, Tarja Turunen.

What Lies Beneath explora um mundo “sob a superfície”, nos mergulhando nas profundezas bem além das aparências, e nenhum desses termos é realmente uma coincidência, já que Tarja é mais do que afiada em scuba diving e que “sob a superfície” também se refere às profundezas do oceano e ao mundo submarino. Agora, se qualquer um de vocês já ouviu a sua própria respiração suspensa no azul infinito, quarenta metros abaixo do caos e do barulho do ser humano, meu trabalho está feito com você: não precisa continuar lendo, e eu sei que você fará fila na sua loja de CDs favorita dia 6 de setembro.

Para aqueles que nunca tiveram culhões pra explorar nenhuma profundeza, marina ou humana, prepare-se para ser sacudido por inteiro. What Lies Beneath vai penetrar seu coração assim que explodir em toda a sua glória, depois de poucos segundos de Anteroom of Death, e fazer ele bater como nunca bateu antes. Você sentirá como se alguém estivesse socando e depois espremendo seu estômago no começo, enquanto não se acostumar com ele, mas relaxe: são apenas emoções, e logo você vai achá-lo tão prazeroso e viciante que deve até se enrolar no seu primeiro curso de PADI (?).

I Feel Immortal vai te dar a sensação de poder mais intensa, de que o poder vem da ausência de medo; com a tirada de Tarja à lá James Bond em In For a Kill, você vai experimentar a adrenalina e a excitação do perigo; “paz” é provavelmente a melhor palavra para descrever o sentimento que Underneath vai deixar em você; Falling Awake vai te deixar sem ar, lutando contra lágrimas de emoção. Pouquíssimos álbuns no mundo vão te proporcionar algo parecido com isso, e pouquíssimos artistas vão te permitir chegar tão fundo dentro de suas almas.

Feche seus olhos, aperte play e você finalmente vai poder ver o que está escondido.

Nota: 10/10

Review por The Wicked Witch