"Agora eu perdôo mais a mulher no espelho" 

A cantora Tarja Turunen aprendeu a cuidar melhor de sua força. Apesar de a vida em turnê ser difícil, ela não está pronta para desistir.

 - No departamento de bebês nós só estamos praticando, Tarja ri.

Enquanto as pessoas na Finlândia estão plantando bulbos, a cantora Tarja Turunen, 33 anos, está colocando a mobília de verão no deck de seu novo lar em Buenos Aires. Na Argentina a primavera está virando verão, e a esposa  limpou e pintou a mobília.

O deck de Tarja e de seu produtor e marido Marcelo Cabuli não serve para pessoas que tenham medo de altura. O apartamento é no 19º andar, e das janelas dá pra ver torres ainda mais altas.

Tarja quer animar a beleza à sua volta. Para seu lar e quartos de hotel, ela criou ambientes com incensos e velas aromáticas, que queima até mesmo durante o dia. O apartamento da família é decorado no estilo finlandês, incluindo a pequena sauna.

- A sauna é pequena, mas duas bundas cabem direitinho no banco.

Apesar de o terceiro album de Tarja, What Lies Beneath, ter acabado de sair, a senhora já digita rascunhos de ideias para músicas novas na sala de estar. Dias em casa e a luz da primavera alimentam a criatividade. Apesar de haver anos para o lançamento de seu próximo album, os temas para ele devem ser desenvolvidos antes da turnê mundial que está por vir.

Estar em casa é um prazer raro para a ocupada artista. Mesmo agora, durante seu “minibreack”, ela deu enrevistas para o mundo todo e se apresentou em Šots para o primeiro-ministro russo, Vladímír Putin.

Por causa das viagens constantes, o lar de Tarja e Marcelo em Kuusankoski está à venda. Não faz sentido ter uma casa vazia: durante os últimos dois anos e meio, Tarja conseguiu passar quase três meses na Finlândia.

Sinto falta da minha família, mas felizmente existe o Skype e tudo o mais para mantermos contato. Minha vida é uma viagem constante, mas gosto imensamente disso. Apesar de nosso lar ser agora em Buenos Aires, não sei aonde vamos acabar. Para podermos decidir quando nosso sonho de ter um filho poderá se tornar realidade um dia. No momento estamos apenar praticando, Tarja ri.

ÁGUA

"Meu dia começa e termina com água. Como cantora preciso de hidratação, hidrato a pele por dentro e por fora. Meu médico me aconselhou a beber três litros de água todos os dias. Estou acostumada a carregar uma garrafa de água o tempo todo e bebê-la durante o dia.

Quando pequena, eu tinha medo de águas naturais. O mar parecia pressionador e eu tinha medo de ser abandonada no meio dele. Mesmo agora, quando nado ou mergulho no oceano, percebo como nós, pessoas, somos pequenos. Por outro lado é uma boa metáfora para a vida.

Não tenho mais medo da água. Comecei a mergulhar com meu marido há quatro anos atrás. Conversamos sobre começar com esse hobby por um longo tempo e, enquanto estivemos na Tailândia em um feriado, fizemos um curso. Foi depois disso.

Mergulhamos um pouco em vários lugares, só não experimentamos as águas da Polinésia de da Austrália. De longe, as melhores experiências foram no Egito. Em um safári de mergulho, ficamos dentro da água das seis da manhã até as nove da noite.

Mergulhar é incrivelmente relaxante. Encontrei um centro de paz sob a superfície, onde posso apenas me focar em respirar e olhar para cores brilhantes. Aprendi a reconhecer peixes e organismos e com freqüência penso que Deus teve um dia bem ocupado criando todos eles. Mergulhei no meio de um cardume de tubarões e não me senti nem um pouco amedrontada. Para uma romântica como eu, mergulhar é como uma viagem a um mundo de fantasia, uma experiência muito romântica.

Não sou muito competitiva e não quero comparar experiências de mergulho ou equipamentos. Temos propriedades minimalistas: trajes e equipamento básico. Mergulhar, para mim, é aproveitar e não ter que medir os metros de profundidade.

Fico doente com facilidade em um terreno não favorável, e o mesmo acontece com o mergulho. Tenho que tomar comprimidos para náusea tanto para pular de um helicóptero quanto para ficar embaixo da água. Uma vez esqueci o remédio e cada vez que subia para a superfície eu começava a vomitar. A náusea passou quando o professor de mergulho colocou um tanque nas minhas costas e me empurrou para baixo da água. Enquanto mergulhava, comecei a pensar ‘e se eu vomitar no regulador embaixo da água?’”

RESPIRANDO

“Meu corpo é extremamente sensível a mudanças. Desde que o corpo de um cantor é sua ferramenta, mudanças também alteram o trabalho. Viajo muito, minhas horas são tudo menos reguladas e a parte de ação do trabalho tem que ser feita com um desempenho de 100%. Tudo afeta o canto.

A respiração também é frequentemente vista como um lugar-comum e parece ser auto-evidente, mas com a respiração correta pode-se curar muitas coisas. Se tenho um pouco de frebre ou tensões em meu corpo, tenho a ajuda de exercícios de respiração. Com exercícios posso relaxar os músculos e não posso malhar na academia. De fato, bombar músculos grandes asfixia os músculos internos, é por isso que não levanto muito peso na academia.

Meu conselheiro de respiração se tornou meu guru. Não importa onde eu esteja no mundo, vôo até onde ele está quando meu corpo está mal. Após o tratamento se segue um sentimento maravilhoso. É como se tivesse um airbag ao redor do seu corpo. Às vezes meu torso incha e fico parecendo com uma mulher grávida de sete meses.”

TRUQUES DE BELEZA

"Estou com 33 anos agora e comecei a cuidar mais da minha força e bem-estar. Acredito que devo cuidar da minha aparência mesmo que não esteja em uma performance profissional. Sempre olho criticamente no espelho, mas com a idade aprendi a perdoar mais as marcas do envelhecimento.

Minha mãe foi uma mulher muito bonita. Acho que a beleza interna dela podia ser vista no seu exterior. Herdei uma pele boa, os ossos da bochecha salientes e a mania de limpar dela. Ela nunca saía de casa sem rímel ou batom. Eu posso sair sem maquiagem, mas nunca sem meu soro. Descobri há alguns anos atrás um creme e loção revorigante sem a qual meu dia não começa. Minha rotina matinal é lavar o rosto, escovar os dentes e passar esse soro. Ele dá uma sensação feminina boa. Meu outro truque mágico é a Echinacea (planta usada para tartar doenças respiratórias), ela mantém as gripes longe. Peguei o hábito da minha mãe e mantenho esses itens sempre na minha bolsa.

Às vezes desejo que eu tivesse herdado as pernas da minha mãe, mas não. Tenho horríveis pernas de Maradona – por isso nunca sou vista de minissaia. Minha mãe costumava dizer que você tem que sofrer para ficar bonita. Mas não estou pronta para sofrer tanto assim, tendo que sair e andar por aí de minissaia.

Um dos momentos mais terríveis da minha carreira foi me apresentar para a Princesa Victoria (da Suécia). Não pela princesa, mas por ter que me apresentar na TV em um vestido vermelho até o joelho. Que pesadelo! Meus fãs tentaram me animar mandando mensagens que diziam ‘belas pernas’.

Vamos sair em turnê em breve. Fazer turnês é difícil e passaremos cerca de dois anos na estrada. Por sorte, Marcelo monta as agendas de forma que todos tenhamos tempo para descansar. Antes das turnês me exercito muito, entro em uma forma melhor e nos dias de folga eu corro, ando de bicicleta ou nado. Nosso lar na Argentina tem uma academia no subsolo, de onde posso pegar um elevador diretamente da nossa porta de entrada." 

 ENTUSIASMO HI-FI

“Comprei meu primeiro iPhone logo que o primeiro modelo saiu no mercado. Eu tinha visto um em com um músico amigo meu e logo fiquei animada. O telefone tem um monte de coisinhas que fazem a vida mais fácil: um metrônomo e um piano, com os quais já fiz exercícios e abri minha voz em muitos camarins para festivais. Gravei muitas idéias para músicas e até compus uma ‘parte c’ para uma música.

Sem o telefone, eu ficaria perdida muitas vezes. Sou uma entusiasta hi-fi até demais, mas Marcelo é pior. Ele ouve música muito alto, então o equipamento tem que ser top. Produzir o novo album tecnicamente se tornou mais familiar ainda desde que nós mesmos lidamos com isso.

Acesso muito raramente meus e-mails por telefone, mas uso o Skype muitas vezes por dia. Com isso eu mantenho contato com a minha família e amigos e recebo a maioria das minhas chamadas a negócios. Com o videoSkype posso ver como os meus sobrinhos crescem. Meu irmão mais velho tem dois filhos e agora o meu irmão mais novo tem uma família também. Isso me chateia. Mas não estou apressada. Ainda não sinto que esse seja um momento propício para abandonar minha carreira e ficar somente em casa.”

As escolhas que fazer bem

Um bom lugar: casa.

Uma boa memória: férias.

Uma boa idade: agora.

Um bom estado mental: depois de uma taça de vinho.

Uma boa comida: filé.

Uma boa pessoa: um amigo.

 


 

Tradução para o inglês: Afrodite, do Fórum Oficial da Tarja