- O Natal está ficando cada vez mais próximo, você parece manter-se ocupada com a gravação do seu álbum clássico e a turnê do Harus. Como você encontra tempo para os preparativos que precisam estar prontos antes do Natal?

Tarja: Eu vou passar o Natal com minha família finlandesa neste ano. Eles sabem e aceitam o fato de que eu não tenho tempo para preparar nada para o Natal, já que estarei em turnê durante o mês inteiro. Para mim o Natal significa tempo para estar com aqueles que você ama, mas infelizmente eu não posso vê-los tanto quanto eu gostaria. Eu nem mesmo vou considerar tempo para correrias em lojas no dia antes do Natal. Eu só quero ter minha família por perto.

- Nós sabemos que você e Kalevi Kiviniemi estão gravando um álbum clássico numa igreja da Finlândia. Nós também sabemos que haverá várias versões para Ave Maria, mas você poderia dizer-nos algo a mais sobre isso. Esse álbum será parte do Harus ou será lançado como seu, em carreira solo?

Tarja: Esse álbum não é um lançamento do Harus, mesmo Kalevi estando envolvido nele. É na verdade meu primeiro álbum clássico. Kalevi me sugeriu gravá-lo há 4 anos atrás, mas planejamos e programamos isso há pouco mais de um ano. Nós gravamos juntos com harpa, violoncelo e orgão várias Ave Marias na famosa igreja de Lakeuden Risti em Seinäjoki, na Finlândia. Eu espero que esse álbum veja a luz do dia, um dia, mas nós ainda não temos data de lançamento definida.

- Nós sabemos que você é uma grande fã de Paulo Coelho, você escreveu uma canção chamada 'The Reign' baseada no livro 'O Alquimista', e sabemos que você criou a canção 'Outlanders' que será apresentada no Evento do Paulo Coelho, em Helsinki. O que há de tão especial no Paulo Coelho e em seus livros que lhe dá tanta inspiração? Qual é o seu livro favorito e por quê?

Tarja: Eu amo o seu jeito de escrever sobre sonhos e a vida em geral. Eu me vejo pensando da mesma maneira que ele escreve seus livros. Depois de ler o primeiro livro, 'O Alquimista', eu desabrochei. Agora eu tenho lido todos os livros do Paulo, mesmo em diferentes línguas! É muito difícil escolher um livro favorito do Coelho, mas deixe-me dizer que o meu favorito é 'Verônica decide morrer'. Essa é uma grande história sobre a importância de viver cada momento o máximo que puder.

- Quando se trata de buscar inspiração tanto para compor músicas ou para alcançar a calma em um nível pessoal, além de encontrá-la na natureza e lugares tranquilos, quais outros elementos você leva em consideração? É realmente difícil para você encontrá-la no dia-a-dia dentro da cidade? Se sim, por quê? E qual é o conselho que você daria para as pessoas que são incapazes de escapar das muralhas da cidade, mas que querem encontrar paz, serenidade e iluminação espiritual?


Tarja: A música pode ser poderosa quando se trata disso. Eu encontro paz com a ajuda da música. Eu também me sento ao piano e toco o que vier aleatoriamente na minha mente, deixando minha mente fluir, ou então eu escuto algo que me alegre ou me relaxe. Eu também tento sair para desfrutar da luz e do ar fresco para os meus pulmões uma vez ao dia. Esportes também ajudam a manter a mente em paz.

- Que tipo de arte você gosta mais, e você sempre se inspira em arte quando você está escrevendo a sua própria música?

Tarja: Eu gosto de fotografia. Você pode facilmente perceber a influência dela em meus álbuns. Muitas vezes uma linda imagem me inspira. Por exemplo, eu escrevi a história de Naiad depois de ver fotografias de esculturas subaquáticas numa revista de viagens. Foi avassalador!

- Você gravou muitas músicas durante sua carreira, qual canção é a sua favorita da sua época com o Nightwish e de sua carreira solo? Você tem outras canções que você simplesmente não para de cantar, mesmo em casa?

Tarja: 'Ghost Love Score' do Nightwish e da minha carreira solo é impossível mencionar uma favorita. Eu tenho vivido com essas canções e as dei vida, então todas têm um significado importante para mim.

- Nós também estamos curiosos sobre o seu novo álbum de rock! Nós sabemos que você já fez as fotos na India, mas nós supomos que seja segredo por agora.
Entretanto, o que nós podemos esperar do novo álbum? Você irá trabalhar da mesma forma como trabalhou no 'What Lies Beneath'?


Tarja: Eu tenho certeza que eu trabalharei na produção de uma maneira similar à qual trabalhei no WLB. Talvez os estúdios mudem, mas eu quero manter comigo a equipe que eu encontrei durante a produção. Eu acredito no seu talento e absorção.

- Você teve uma carreira solo muito bem sucedida até agora, mas parece ser um pouco mais fria no Norte. Eu me lembro que você escreveu em seu blog que você tem mais promoções para fazer na Suécia. Eu assisti ao show em Gothenburg, e sei que eles não promoveram esse concerto em tudos os aspectos, o que era perceptível pelo tanto de pessoas. Como você acha que você poderia promover-se mais e deixar o povo sueco/escandinavo saberem quem você é?

Tarja: Isso depende totalmente da gravadora envolvida e como eles trabalham em certos países. Infelizmente as duas das minhas gravadoras solo não me promovem de maneira adequada na Escandinávia. Eu realmente estou procurando por uma mudança no futuro, com meu próximo álbum. Como uma artista, eu não posso fazer milagres sozinha. Eu posso me fazer disponível para promoção, mas isso sempre depende de outras pessoas, de seus interesses, trabalhos e comprometimento.

- Você tem determinados objetivos ou sonhos que você gostaria de alcançar na Escandinávia; apresentando-se em eventos, ser convidada para programas de TV...? Aceitar o prêmio Nobel não conta, desculpe!


Tarja: Eu adoraria estar mais presente na Escandinávia no futuro. Isso depende de várias pessoas dispostas a me ajudar com isso. E também amaria ter mais concertos na Escandinávia, com minha banda, com o Harus ou mesmo um concerto puramente clássico.

- Se alguém lhe desse um dia do seu passado. Qual você desejaria que fosse?

Tarja: Eu realmente não estou interessada em voltar ao passado. Eu estou bem com meu passado e eu amo viver o presente.

- E agora a nossa questão mais importante de todas: O que você quer encontrar debaixo da árvore de Natal deste ano?

Tarja: A minha querida família! Eu espero que eles não permaneçam sob a árvore durante todo o feriado...

Fonte: Crestfallen Soul