Planetmosh: Seu novo álbum ao vivo, Act I será lançado em breve. O que fez você decidir fazer um álbum ao vivo?
Tarja: Depois de dois álbuns em estúdio achei que era a hora certa para um ao vivo. Eu já tinha material e experiência o suficiente pra isso.
Planemosh: Por que você escolheu os shows na América do Sul?
Tarja: Argentina é minha 'nova' casa onde eu moro permanentemente há três anos. Sempre fui muito bem recebida como artista. Mas a decisão de filmar o DVD no "Teatro el Círculo" foi pela beleza do teatro. Me apresentei lá um ano antes com minha banda e me apaixonei pelo lugar.
Planetmosh: O título "Act I" sugere que você tem mais lançamentos similares planejados - Act II por exemplo-. Há planos definidos pela frente?
Bem, eu realmente espero que depois de mais alguns álbuns em estúdio eu possa vir com meu segundo lançamento ao vivo, Act II. Isso seria maravilhoso!
Planetmosh: Como está o progresso do próximo álbum?
Tarja: A produção já começou. Gravamos a bateria e as guitarras por completo e no momento estamos trabalhando com as gravações do baixo. Os músicos são os mesmos que trabalharam comigo nos últimos anos. Estou muito animada com o progresso até o momento e em produzi-lo por mim mesma.
Planetmosh: Quando os fãs podem esperar para vê-lo lançado?
Tarja: Ainda não dá uma data de lançamento, mas espero ter tudo pronto até a primavera de 2013. Então o lançamento deve ser por volta de Agosto-Setembro de 2013 se tudo correr bem.
Planetmosh: Qual o processo de composição na banda - você mesma as escreve ou há colaborações?
Tarja: Eu escrevo minhas próprias músicas com meus guitarristas Alex e Julian. Eles participam muito mais do processo de composição do que qualquer um dos outros músicos. Também tenho outros compositores com quem gosto de trabalhar.
Planetmosh: Quais são as inspirações para as letras que você escreve?
Tarja: Minhas jornadas em geral são uma grande inspiração. O que eu vi e ouvi enquanto viajava e ouvia as histórias de pessoas que encontrava. Oceano e sol me inspiram muito a escrever e mesmo que seja difícil entender como consigo escrever músicas sombrias embaixo do sol, essa é a melhor maneira pra mim.
Planetmosh: Você tem um novo projeto - Beauty and the Beat. Parece uma combinação interessante - Você, o baterista Mike Terrana, um coral e uma orquestra é uma combinação interessante. Você pode nos contar um pouco mais sobre o projeto e o que os fãs podem esperar? Por exemplo, a música será clássica, rock ou uma mistura?
Tarja: Tivemos nosso primeiro concerto na Bulgária no ano passado e foi um grande sucesso. Nos apresentamos em um antigo anfiteatro para 4000 pessoas. O programa consiste em músicas puramente clássicas com batidas que as pessoas poderiam facilmente reconhecer e algumas das minhas próprias músicas com arranjos para coral e orquestra. Agora estamos agendando uma turnê mundial com o mesmo conceito começando em Abril de 2013. É incrivelmente divertido!
Planetmosh: Você anunciou duas datas na República Checa em 2013, essa turnê passará pela Europa? Haverão datas no Reino Unido?
Tarja: Queremos fazer quantos concertos forem possíveis. Os concertos acontecerão na Europa e na América do Sul. Infelizmente não posso te contar mais sobre isso já que nada é 100% certo.
Planetmosh: Se você se apresentar no Reino Unido, será apenas a data casual em Londres ou terão mais datas? Os fãs regulamente reclamam sobre bandas tocarem somente um dia em Londres e em mais nenhum local devido ao custo e a distância.
Tarja: Eu adoraria fazer uma turnê completa não somente no Reino Unido mas também na Irlanda. Mas vamos aos locais onde os promotores dos shows querem nos produzir. Eu sei que é difícil pras pessoas entenderem, mas se fosse por mim, eu poderia facilmente mencionar lugares que eu adoraria visitar, mas os produtores não estão interessados o suficiente.
Planetmosh: Fazer turnês deve ser um tanto perturbador pra sua vida por ficar longe de casa por longos períodos. É difícil pra você lidar com isso?
Tarja: Eu gosto de estar em turnês no geral mesmo que em cada turnê chegue a um ponto em que você fica cansado. Você não pode evitar se cansar de viajar, não dormir bem, etc. Aquele cansaço muitas vezes vem junto com uma gripe e isso é o pior que pode acontecer com uma cantora. Pegar uma gripe e estar na estrada por muitos dias ainda cantando. é um pesadelo! De qualquer forma. Minhas turnês são muito organizadas, os hotéis e ônibus onde moramos na maior parte do tempo são ótimos e os shows são em belos locais então não sofro tanto quando estou na estrada. Na verdade, é o oposto. Mas se a turnê for longa, o lar é o lugar que você mais sente falta.
Planetmosh: Em turnê você fica mais tempo descansando e relaxando ou é um concerto quase todas as noites?
Tarja: Costumo fazer apenas dois shows um atrás do outro e então um dia livre. Dessa forma todos na banda podem descansar e ficarem mais saudáveis para mais. Nos meus dias de folga geralmente passeio e corro e faço umas visitas caso eu nunca tenha visitado o local. Compras também são sempre bem-vindas.
Planetmosh: Você tem que tomar precauções especiais com sua voz, particularmente em turnê?
Tarja: Há meses antes da turnê eu treino muito minha voz e meu corpo para ficarem em melhores condições para a turnê. É parte do meu estar diário em casa. Na estrada, faço meus exercícios de voz e respiração todos os dias, exceto nos dias de folga em que tento relaxar e até mesmo falar menos. Beber de 2 a 3 litros de água por dia é vital, comer bem e tentar dormir sempre que possível são as ferramentas. Não há nenhum outro segredo ou truques de mágica.
Planetmosh: Você trabalhou com vários artistas incluindo gravou duas músicas com a Doro. De quem foi a ideia para vocês trabalharem juntas? Você gostou de trabalhar com ela?
Tarja: Ela é uma pessoa maravilhosa e eu admiro sua carreira. Ela me pediu pra cantar uma música em seu novo álbum e eu achei que seria adorável tê-la cantando comigo em uma das minhas músicas. Então fizemos as duas colaborações ao mesmo tempo. Foi muito divertido mesmo que trabalhamos a distância.
Planetmosh: Suas vozes são muito diferentes - Foi um desafio escrever músicas que funcionaria com as duas vozes?
Tarja: Não acho que ela escreveu a música pensando na minha voz e nem eu. foi difícil pra mim cantar uma música que está fora do meu arranjo vocal ou não dentro do que costumo fazer nas minhas músicas, mas eu consegui! Lembro-me de Doro me falar exatamente a mesma coisa. Minha música foi difícil para ela, já que ela muito alta pro alcance dela. Isso é sempre um desafio quando você trabalha com outros cantores.
Planetmosh: Assim como rock, você também faz música clássica como seu projeto Harus. É difícil vocalmente variar entre os dois?
Tarja: Eu tenho que ter tempo o suficiente entre meus shows de rock e concertos clássicos para ter minha voz relaxada, mas depois de um concerto clássico posso imediatamente cantar em um show de rock. Da outra forma, não. O treino para concertos clássicos e pesado e consume tempo. Para shows de rock geralmente treino mais o meu corpo para ficat mais saudável nas turnês.
Planetmosh: Olhando para os covers dos seus álbuns e dos shows - Poison, Still of the Night, Living on a Prayer, Heaven is a Place on Earth, eu notei que todas são músicas dos anos 80. Esse é o tipo de música que você gosta de ouvir em seu tempo livre ou elas são escolhidas porque se encaixam bem em seus shows?
Tarja: Quem não ama os anos 80? Eu era muito influenciada pela música dos anos 80 quando era jovem e ouvia todas essas bandas e artistas naquela época. Agora estou tendo um ótimo momento com meus fãs tocando covers nos shows. Eles são um humor totalmente diferente no setlist e eu amo cantá-las.
Planetmosh: Você acha que haverá um momento em que você vai parar de cantar as músicas do Nightwish nos shows e apresentar somente seu material solo, ou você acha que seus fãs irão sempre querer ouvir você cantar as músicas daquela época?
Tarja: Talvez nas minhas próximas turnês irei tocar algumas músicas obscuras que a banda nunca ou raramente tocou ao vivo, só pra me divertir. Talvez nenhuma, talvez quatro. Para ser honesta, não penso muito nisso como você deve imaginar.
Planetmosh: Quando você compra música, você geralmente prefere e por que - CD ou downloads legais?
Tarja: Ainda amo comprar CDs. Tenho uma grande coleção de CDs em casa e ainda espero ter em mãos o álbum de um artista que eu gosto. Às vezes não é mais possível encontrar CDs em lojas, então acabo os comprando na em websites como o Amazon por exemplo. Sei quanto tempo leva planejar uma arte para o álbum, projetá-lo. É uma parte muito importante da produção de um álbum e eu amo essa parte. Sempre coloco muito amor e tempo em projetar a arte gráfica dos meus álbuns, então amo ter um álbum em mãos.
Planetmosh: Qual foi o último álbum que você comprou?
Tarja: Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge
2012 - Planetmosh
- Detalhes
- Entrevistas
- Acessos: 1861