A matéria para o peruano El comercio começa com um trecho da apresentação de Tarja e Mike com o Beauty and the Beat, e logo se define que este será o foco da entrevista.

Tarja: Bem, esta foi uma ideia que, considerando meu backround em música clássica e também que Mike já fez um álbum clássico ele mesmo...Acho que foi em uma tour de rock que pensamos nisso, que começamos a falar na possibilidade de fazermos música clássica juntos e foi incrível e, nós começamos na Bulgária, em 2011, foi realmente um lindo concerto, sold out, um grande sucesso e foi aí que nos demos conta de que gostaríamos continuar com esse projeto. Para mim, como cantora, é um show que exige muito, porque vai de peças clássicas até o rock em um só concerto, então é um grande desafio. Mas também é um desafio para ele, para o maestro, para orquestra em si e para o coro.

Mike: É uma ideia que eu tinha, ver se eu podia acompanhar música clássica com a bateria, assim tentei escolher peças famosas e muito rítmicas porque, claro, muitas músicas clássicas tem partes mais calmas e lenta, então tentei achar o tipo da coisa que você pode ouvir em um comercial de carro, ou em um cartoon, músicas que crescemos ouvindo, daí comecei a tocar junto com elas, me gravar tocando, e tentando arrumar as partes com a bateria para que combinassem com a música clássica.

Nesta parte, um trecho de Sinfonia n° 9 é tocado.

Mike: Escolhi essa música porque tem um certo jeito de Led Zeppelin nela, então eu pensei "ok, eu posso tocar isso", mas a música é muit longa, tem quase 20 minutos, então eu toco a versão editada, a versão de Miki Terrana* (risos). 

E: Qual a maior diferença entre fazer shows na Europa e aqui?

Tarja: O público. Com certeza o público. A audiencia é muito apaixonada aqui, nós acabamos de vir do México para Lima e as pessoas são bem escandalosas no México (risos). Se você considerar concertos clássicos no geral, não se vê as pessoas levantando de suas cadeiras e gritando, não é algo comum, mas nestes shows têm acontecido.

E: Tem bastante gente que afirma que se Mozart ou Beethoven tivessem nascido agora seriam astros do rock ou do metal, o que vocês acham?

Tarja: Eles foram gênios. Quer dizer, tudo que já foi escrito de música clássica tanto quando da música dos tempos de hoje é de certa forma influênciado por eles. Hoje, então, eu diria que é muito difícil achar este tipo de gênio em qualquer estilo musical. Não sei se o Beethoven de hoje seria um rockeiro...

Mike: Não sei, quem sabe se eles gostaríam de rock? Quer dizer, é tão fácil compor música com um computador hoje, quem pode dizer o que eles fariam com um computador? Talvez criassem músicas que ninguém entendesse. Achei que seria legal voltar ao passado e ter um baterista de hoje em dia tocando com uma orquestra clássica, mas não tenho certeza de que estes compositores teriam gostado da ideia. Tenho certeza de que Bach teria me batido com sua peruca. 

Tarja: ele deve estar se revirando na cova. 

Mike: tenho certeza que eles estão todos se revirando nas covas! Mas de qualquer maneira, eu tento fazer algo legal. Minha ideia nunca foi mostrar quão bom eu sou ou qualquer coisa do tipo, eu só queria tocar junto com este tipo de música e mostrar as crianças que música clássica também é legal. 

*- O nome de Mike foi escrito como "Miki" em um dos cartazes promocionais da tour na américa latina.