Victim of Ritual

Victim of ritual é uma música muito importante para mim, e como é a primeira do álbum eu queria criar uma canção teatral, colocando meu conhecimento de música clássica nela, e você pode ouvir O bolero de Ravel, as pessoas podem pensar "ah, tem algo familiar, o que é?". Eu sempre gosto de colocar alguns elementos surpresa, essa música é a que realmente me representa melhor.

500 Letters

500 letters tem uma história bem forte, bem pessoal, mas parte é ficção, parte realidade, e é sobre perseguidores, o que é bem óbvio quando você lê a letra dela, foi até corajoso da minha parte escrever assim porque geralmente eu tenho minhas letras "sombreadas", assim as pessoas podem pensar que significa qualquer coisa, mas dessa vez é bem claro.

Lucid Dreamer

Lucid Dreamer é uma história fantástica, é uma história sobre eu querer ser um daqueles sonhadores lúcidos. Eu adoraria poder controlar meus sonhos, sei que há pessoas que realmente conseguem fazer isso, controlar o mundo fascinante que está lá em seus sonhos.

Never Enough

Never Enough é uma música muito poderosa, forte, que te faz ir pra frente, faz isso comigo. Eu já toquei essa música com a minha banda nas tours anteriores, mas eu queria fazer uma produção diferente para ela nesse álbum de estúdio e está radicalmente diferente, talvez mais agressiva.

Mystyque Voyage

Mystyque Voyage ficou no meu 'rascunho musical' por muitos anos. E agora eu peguei essa música porque achei que era a hora dela, me senti bem em trazer essa canção para esse álbum, combinou bem com ele. Há basicamente 4 línguas nela, eu a escrevi sozinha e senti que poderia brincar com ela... há muitas jornadas nela.

Darkness

Darkness é um cover do Sr. Peter Gabriel e ele tem sido uma grande inspiração para mim por anos, e eu realmente o adoro. Adoro suas músicas e adoro seu mundo de manipulação do medo. Foi bem corajoso da minha parte fazer um cover de uma de suas músicas... espero que tenha feito bem.

Deliverance

Eu queria que Jim Dooley trabalhasse comigo em Deliverance, eu queria que ele finalmente escrevesse uma música comigo porque ele tem trabalhado nos arranjes de orquestra em meus dois álbuns anteriores e nesse também, mas eu queria que ele se envolvesse mais ainda, que escrevesse comigo, e acabou como uma música de amor, Deliverance.

Neverlight

Entrei em contato com Jesper Stömblad que era da banda sueca de metal In Flames, e eu tinha uma demo dessa música feita por mim e eu tive uns problemas com as guitarras e eu pensei 'como eu gostaria que ele trabalhasse nessa música' e ele aceitou, a música se tornou bem pesada e poderosa...fiquei muito feliz com isso e o trabalho que ele fez foi excelente, então muito obrigado Jesper

Until Silence

Until Silence é uma música que trabalhei com uma banda finlandesa (não entendemos o nome da banda). Ela também foi escrita muito tempo atrás, mas nunca foi terminada então eu meio que esqueci ela até o momento certo, e agora eu senti que queria trabalhar com ela, ver o que tinha a oferecer. E ela é muito bonita, é a única balada do álbum e tem uma vibe de canção de ninar, e me lembra que eu tenho que viver minha vida por completo, o mais possível que posso todos os dias.

Medusa

Medusa é a última música do álbum e eu sinto que é interminável. Ela te traz o sentimento de que uma coisa melhor está vindo, por isso está no final. Ela tem uma linda e mitológica história, Medusa é um personagem feminino muito forte, místico, muito inspirador. A história veio bem tarde pra mim, eu já estava no processo de gravação, testando as harmonias vocais, e aí 'oh!' eu ouvi as cobras cantando suas harmonias em backing vocal, os corais, aí pensei 'as cobras estão cantando' é uma loucura (risos) então logo pensei nela. Agora é um dueto que faço com Justin Furstenfeld, ele é da banda Blue October, e eu amo o trabalho que ele fez, os vocais ficaram incríveis então, divirtam-se!