O que a mídia internacional diz sobre o Colours in the Dark:

Alemanha

"...essa seria a verdadeira trilha sonora para Alice no país das maravilhas. Colours in the Dark é simplesmente extraordinário, fantástico!" (Sonic Seducer)"

"Depois do Nightwish, Tarja também consegue trazer sua música ao nível de trilha sonora [...] coros pomposos, movimentos surpreendentes e riffs de guitarra modernos incluídos" (Metal Hammer).

"Músicas que ficam na cabeça combinadas com composições que contam histórias. Sim! Tarja está em seu melhor [...] Colours in the Dark é um tremendo álbum, cheio de detalhes..." (EMP).

"As dez novas canções soam modernas e corajosas, brilhando com uma variedade e riqueza de ideias que atingem uma nova áurea musical" (Nuclear Blast").

"A rainha voltou!" (Rock it!)

Reino Unido

"... Colours in the Dark é o som de uma artista muito talentosa no topo de sua carreira... é de longe o melhor que Tarja já fez em uma década" (Powerplay UK 9/9)

"...O trabalho de Tarja realmente é algo mais do que o normal no reino do rock ou da opera. Isto irá agradar muitos fãs, tanto novos como antigos ouvintes de ambos os gêneros como aqueles simplesmente curiosos. É realmente algo prazeroso de se ouvir" (Rebelicious Mag UK)

"... Colours in the Dark é com certeza o lançamento mais forte de Tarja em sua carreira solo" (Prog Magazine).

"Com este álbum, Tarja atinge um nível de maturidade de dinamismo em sua composição onde agora nada está aquém de sua capacidade. Mais impressionante que tudo é a música de abertura, "Victim of ritual" - Simplesmente fantástica!" (Fireworks)

Bélgica

"Deveria ser mais do que óbvio que Tarja pode continuar sua carreira sem o Nightwish e com o "Colours in the Dark" ela adiciona a esta mais um excelente capítulo. [...] "Colours in the Dark", além de ser um festival de vocais, contém muitos highlights musicais." (Rocktribune 80/100)).

Holanda

"Esmagador, surpreendente e massivo. Com este álbum, Tarja mostra a todos, e especialmente ao Nightwish, do que ela é feita. Respeito" (Aardschok 95/100)

 "É uma combinação de músicas ótimas e fortes e, é claro, sua fantástica voz que faz do Colours in the Dark o melhor álbum de Tarja até hoje." (Lust for Life Megazine, 4/5)

Finlandia

"Colours in the Dark é felizmente o melhor álbum da carreira solo de Tarja até agora" (SOUNDI)

França

"Colours in the Dark finalmente confirma uma impressionante maturidade e solidez" (Rock Hard, 7/10)

Suécia

"A cantora finlandesa nunca vai conseguir parar de ser comparada ao Nightwish, mas enquanto seus colegas estão indo em direção a algo mais como a direção de música de um filme de aventura, Tarja gira em torno de uma ficção científica romantizada. O que surpreendentemente combina com ambos ela e sua voz de soprano excelentemente" (Sweden Rock, 7/10)

Espanha

"Tarja consegue de novo com sua fórmula pessoal de vitória" (LH radio)

"A melhor versão de Tarja realmente brilha no Colours in the Dark, talvez seu melhor álbum até agora" (TNT radio)

EUA

"Mais de uma hora de música interessante e emocional que definitivamente vai te tirar de sua rotina... Este álbum é mágico" (Sea of Tranquility 4/5)"

"O melhor trabalho de Tarja até agora" (Wickedchannel.com, 8,5/10)

"Colours in the Dark é um must have para qualquer fã de Tarja, e qualquer fã de metal/rock sinfônico. Este lançamento está cheio de músicas excelentemente compostas que são bem grudentas por natureza, fazendo deste o melhor álbum de  Tarja...por enquanto." (Infernal Masquerade).

"... Um álbum forte, possivelmente o melhor de Tarja. Recomendo" (Dangerdog, 4/5)

" A voz de Tarja Turunen é uma força da natureza, dominante e dominadora. A ex cantora do Nightwish enche seus pulmões e transforma o Colours in the Dark na fúria dos quatro ventos. Desde a abertura bombástica com "Victim of Ritual" até o requintado fechamento com "Medusa", no qual ela divide o microfone a prova de furações com Justin Furstnfeld, do Blue October, Colours in the Dark é uma batalha colossal de uma soprano operática, uma orquestra de teclados, e a guitarra amplificada de Alex Schlopp" (About.com 3.5/5)

"Neste álbum, Tarja mostra a diversidade de seu alcance vocal e da complexidade de sua voz, enquanto também apresenta uma aproximação mais pessoal e íntima sobre sua vida nas letras" (Theageofmetal.com).

"Este é um álbum sólido álbum do começo ao fim, que irá agradar os fãs antigos de Tarja" (blogcritics).

"...Colours in the Dark, de fato, segue a tendência de mostrar o talento fora de cena da criadora que a fez mundialmente famosa... Ela vem crescendo em sua carreira solo, e quase nunca falha em trazer a  cena música refinada. Ao todo, Colours in the Dark é uma bem vinda adição a coleção de todos os viciados em Tarja..." (Metalstorm).