Danilo-Tarja, vamos começar falando se sua carreira solo ok? São oito anos de carreira solo, eu gostaria que você fizesse um balanço de sua carreira, como está agora e como era oito anos antes, as metas são as mesmas, mudaram...
Tarja-Oito anos atrás foi o começo de tudo, uma nova gravadora, tudo era novo para mim. Foi um tempo difícil, eu tinha que encontrar músicos e pessoas leais para trabalhar pra mim, foi tudo muito novo, eu nunca tinha trabalhado com nenhum músico antes, e eu nunca tinha escrito uma única canção, então foi muita coisa nova que tive que aprender ao mesmo tempo e desde esse tempo foi um enorme processo de aprendizagem, como mulher...nesses oito anos aprendi muitas coisas sobre mim mesma. Hoje tenho coragem de me expressar através da minha música, nesse terceiro álbum eu sinto que tudo está tão longe do primeiro, as coisas estão muito melhor. No começo eu cantava em casas de show pequenas, tem lugares que ainda não fui, mas é incrível ver como tem cada vez mais pessoas vindo aos meus shows.
Danilo-E sobre o crescimento de sua carreira? Você continua indo aos mesmos lugares, são casas de show maiores, mais público, como é isso?
Tarja-Sim, lugares maiores...depende do território, na America Latina, na Argentina, do México para baixo...na Europa também, na Rússia são grandes shows.
Danilo-E nos E.U.A, Japão, Asia. Como é o mercado lá para você?
Tarja-Nos E.U.A é muito difícil, estive lá só uma vez, fiquei sete dias, mas lá o mercado é muito difícil porque é muito caro para alguém me levar para lá. No Japão eu só fui uma vez com o Nightwish.
Danilo-Agora você se tornou mãe, isso é novo ora você. Como isso mudou sua carreira, sua vida?
Tarja-Está sendo incrível! Ser mãe é uma coisa que nunca esteve nos meus planos, só de uns dois anos pra cá que tive essa vontade. Eu tenho medo...de como vai ser combinar a maternidade com a carreira pessoal, eu fico longe de casa oito meses por ano. Mas minha filha tem sido incrível, tem viajado com a gente ao redor do mundo e como viajo com meu marido, que é meu empresário, fica mais fácil, e também temos uma babá.
Danilo-Mas como artista, isso mudou seus sentimentos, como você faz seus shows...
Tarja-É claro, estou mais feliz do que era antes, ela me ensina coisas novas todos os dias sobre a vida, me surpreende, me faz feliz. Nesse aspecto com certeza me influencia. Mas meu novo álbum foi escrito antes dela nascer.
Danilo-Colours in the Dark vai ter lançamento mundial, como ele é?
Tarja-É meu terceiro álbum e é muito pessoal para mim, eu escrevi todas as músicas, ou sozinha ou com alguém, e isso foi um grande crescimento para mim como compositora. Me sinto muito mais confortável em escrever, sinto que saí da minha zona de conforto, e não preciso mais analisar tanto para compor. Fiquei muitos anos me criticando e não preciso mais analisar tanto, esse é um grande progresso nesse álbum. Me sinto livre.
Danilo-Você já foi convidada para participar de marcas de roupa, maquiagens...
Tarja-Ah sim. Eu tenho um patrocinador, que é uma marca de roupa chamada Nordenfeldt, que é da Alemanha, e eles realmente me entendem. Gosto de arrumar patrocinadores que tem a ver comigo, eles, te respeitam, sabem seu estilo, te seguem, te ouvem...nesse aspecto tenho muita sorte de ter eles comigo.
Danilo-Bom. Você foi chamada para ser convidada no DVD do Angra. Como isso aconteceu?
Tarja-Foi muito legal receber o convite, somos amigos há muitos anos, cantei com eles no Rock in Rio, e é muito legal eles terem me considerado para fazer parte de uma celebração de tantos anos de carreira. Vai ser muito bom, é em uma linda casa de show e eu vou cantar duas músicas, já tivemos ótimos ensaios.
Danilo-Então é isso! Alguma mensagem que você queira deixar?
Tarja-Eu estou aqui no hotel! (risos). Beijos a todos! Sou Tarja e estou aqui no Brasil de novo, amo muito vocês e estou com saudades!