2013 – Entrevista RockMax

RockMax: Olá Tarja, com você está?

Tarja: Estou muito feliz em estar de volta na República Checa. Meu último show de rock foi há muito tempo atrás, eu tive um bebê nesse meio tempo, faz mais de um ano ou um ano e meio, então estou muito feliz de estar aqui primeiramente, porque sempre fui muito bem recebida aqui. É incrível!

RM: Estamos felizes de você estar aqui depois de quase dois anos da sua tour com What Lies Beneath...

T: Sim! E eu tenho boas notícias para vocês, eu terei mais shows aqui dessa vez, dois shows no ano que vem na New Sport Arena onde serei a banda de abertura.

RM:Tarja, fale um pouco como é começar uma tour.

T: Eu estou tão feliz, tenho uma banda incrível, uma nova baixista, e estou muito feliz de começar tudo com meu novo álbum, fiquei muito tempo em estúdio, e essa será uma longa turnê de dois anos mais ou menos. Mas estou feliz.

RM: A sua banda de estúdio é diferente de sua banda em tour...você pode falar um pouco de como conheceu seus músicos?

T: É mais ou menos a mesma banda, exceto a baixista, Ana que é italiana, e não gravou meu álbum mas já tocou com Mike Terrana, mas o resto está no álbum.  Tem Christian nos teclados, Alex na guitarra, Max que toca Cello e Mike Terrana na bateria.

RM: Você está satisfeita com as vendas de seu novo álbum?

T: Eu não poderia estar mais feliz. Esse álbum está muito bem em todas partes do mundo  e como um terceiro álbum, ele é muito pessoal para mim e eu tive o feedback pela mídia primeiro e depois por meus fãs..é inacreditável ler, ouvir e sentir a percepção que as pessoas tem sobre o álbum. Eles realmente acham que esse é o meu melhor álbum e isso me deixa absolutamente maravilhada, é claro.

RM: O que realmente significa Colours in the Dark?

T: Há muitas cores na escuridão!! Para mim haverá sempre uma escuridão morando dentro de mim, eu adoro coisas místicas e misteriosas e escrever sobre meus sonhos, sonhos escuros...e também há cores porque minha vida tem sido uma jornada incrível nesses últimos anos. As experiências que tive, ter me tornado mãe, ter esse dom de ser uma cantora, gostar do meu trabalho e fazê-lo com amor. A música sempre foi minha grande paixão, ninguém pode tirar isso de mim, então as cores são muito, muito fortes.

RM: Você já esteve aqui antes e gravou um show para o DVD Beauty and the Beat...

T: Sim. Ainda não temos data para o lançamento do DVD mas começaremos a trabalhar nisso agora, depois de toda gravação do álbum, nesse meio tempo de tour quando eu voltar para casa vou começar a trabalhar nele...ainda não tive tempo, mas vou fazer isso paralelamente. Mas esses shows gravados foram incríveis!!! O show Beauty and the Beat é muito diferente e ter três shows com ingressos esgotados foi  incrível para mim e para o Mike. A orquestra, o coral, o lugar era lindo, e foi um sonho realizado para nós.

RM: Foi um dos melhores shows que você já fez?

T: Sim, sim. E Mike também disse foi incrível vivenciar uma experiência como essa e queremos continuar a fazer esse tipo de show , porque é um enorme desafio, tanto para mim quanto para Mike, e para o condutor da orquestra. Então quando você faz uma coisa tão difícil e tem sucesso é um sentimento incrível.

RM: Esse é o motivo de você começar sua tour na Republica Checa, ou foi pela programação mesmo?

T: Tenho que ser honesta com você, nós temos um grande promotor aqui que deu muito suporte para nós durante esses anos de carreira, ele gosta muito de meu trabalho e tenho muita gratidão por ele e seu trabalho. Também porque ele nos deu esse lugar incrível para podermos ensaiar, não é fácil para mim reunir meus músicos porque são todos de países diferentes, e olhe esse lugar! É incrível poder reuni-los aqui. E o fato de que senti falta de meus fãs daqui, quero fazer esse show agora!!!

RM: Quais canções de seu novo álbum você vai tocar?

T: Bastante! Mas não vou te contar agora...mais ou menos a metade dele. De novo adoraria tocar o álbum inteiro, mas será uma mistura do primeiro, segundo e terceiro álbum.

RM: Algum cover? Peter Gabriel?

T:Cover, sim. Vamos ver sobre Peter Gabriel, nós ensaiamos mas não sei se entra nesse primeiro setlist...mas teremos covers.

RM: De música clássica?

T: Não. Dessa vez é só o Rock’n’Roll!!!

RM: Fale um pouco sobre seu projeto Outlanders.

T: É um de meus projetos que quero continuar trabalhando. E eu e o produtor do álbum já compusemos algumas novas canções e estamos contatando alguns guitarristas bem famosos, vocês irão se surpreender. É um projeto tão diferente, é com música eletrônica, não tem nada a ver com o que eu faço, mas é uma linda música...tão cheia de emoções e é muito divertido de fazer. Tenho essas incríveis estrelas da sorte brilhando sobre mim...nomes fortes no álbum, um dia..

RM: Como você está conciliando todas essas viagens com sua família agora?

T: É um novo desafio, uma nova responsabilidade, com um bebê a bordo, mas claro que temos uma babá para cuidar dela durante a tour porque meu marido terá menos tempo para cuidar dela. E agora tenho muitos bebês grandes pra tomar conta (risos) mas ela é um bebê que viaja muito bem, ela atem 1 ano e 2 meses mas não se incomoda com a mudança de ambiente mas claro que como pais temos que organizar as coisas de um modo diferente agora para cuidar dela.

RM: Você tem alguma mensagem para as pessoas que não apreciam rock ou metal?

T: Isso mudou minha vida, de verdade. Seria muito hipotético dizer onde eu estaria se não tivesse entrado como cantora em uma banda de heavy metal. Foi há muitos anos atrás, mas realmente mudou minha vida, para melhor, porque eu nunca teria descoberto o que tem dentro de mim, tem tanto para aprender sobre você mesmo se você se permitir. E o rock me fez descobrir muito de mim mesma, de ser mais livre. E eu acho que eu não seria assim sem isso. Eu sempre digo que a música clássica é minha mão direita, o que me mantêm em controle e me faz trabalhar duro porque quero sempre me tornar uma cantora melhor. E o rock me dá liberdade, é a diversão, e quando eu combino esses dois estilos é uma combinação excelente, para mim isso funciona. Todos nós ouvimos músicas de um modo diferente e é uma questão de gosto..se você gosta ou não. Música é emoção, ela te move e não precisa de explicação, cada um de um jeito e todos podem decidir qual.

RM: Tarja obrigado, boa sorte na sua tour e na sua jornada.

T: Obrigada, muito obrigada!