Tarja Turunen “Não preciso mais estar nervosa”
Seis meses atrás Tarja recebeu uma carta de seu emprego dizendo que seus serviços como soprano não eram mais necessários. Depois do primeiro choque veio uma completa renovação, na qual ela se livrou das cores escuras e dos sentimentos ruins.
“Agora eu tenho coragem de rir”
Savonlinna, uma cidade com uma população em torno de 30.000 habitantes, fica lotada durante o festival de ópera. O comércio fica cheio com os amantes da ópera bebendo café e comendo um tipo de torta ao estilo Savonlinna feita no terraço, os garçons trazem tantas “vendaces” quanto conseguem carregar para matar a fome dos clientes.
Porem é possível achar coisa mais bizarra nas ruas da cidade que peixe e massa. Algo como um homem com cabelo crespo e escuro, vestindo uma camisa da seleção finlandesa de futebol subindo uma colina e falando agitado no telefone. Em sua cintura há uma pochete. Não se pode estar enganado sobre ele! Esse é o argentino Marcelo Cabuli. O mesmo cara que acompanhou sua esposa Tarja Turunen a recepção presidencial no dia da independência vestindo um elegante smoking de couro.
Marcelo e Tarja estão ficando no Kasino Islands na costa de Saimaa durante o festival de ópera. Cercados por uma mesa de sala e um sofá bege a soprano diz que não quer ir ao hotel.
- em uma acomodação caseira é mais agradável ficar e se pode cozinhar quando quiser. E olhe essa vista! Quando chegamos estávamos ambos ao entusiasmado. Nós podemos nadar a hora que quisermos e não assustaremos as pessoas com nossos trajes de mergulho em praias publicas.
Em trajes de mergulho? Exatamente. No feriado deles na Tailândia outono passado trouxeram como suvenir um interesse por mergulho. Já que a água na Finlândia não é sempre tão morna eles trouxeram trajes de mergulho. Agora o casal tenta mergulhar sempre que possível.
- nas nossas próximas férias eu gostaria de ir ao Egito. Ouvi dizer que a água lá é clara e boa para mergulhar.
As águas de Saimaa estavam abaixo dos 20º C apesar do tempo quente. É um frio maldito se você nada cerca de meio período da sua folga assim como Tarja. E a cantora não pode adoecer agora. Depois de amanha ela vai cantar num segundo concerto com o tenor Raimo Sirkiä. O primeiro concerto foi há alguns dias atrás e obteve ótimas criticas. Por exemplo, o Helsingin Sanomat escreveu: “poucas podem fazer sua estréia como solistas para um repertorio de ópera no festival de ópera de Savonlinna, mas Tarja Turunen conseguiu fazer isso”.
Eu em Savonlinnna?
Na verdade, a primeira performance de Tarja no festival de ópera de Savonlinna foi em 1998. Na época ela cantava no coral. Ela conhece o Olavinlinna cuja audiência é apropriada a duas mil e quinhentas pessoas, dentro e fora. Estudos na Savonlinna's senior high school's music fazem a cidade familiar pra ela.
Um ano atrás Tarja recebeu uma ligação perguntando se ela queria cantar no festival de ópera.
- não pensei duas vezes. Eu disse claro que sim! Eu tive que me certificar mais tarde se eles eram realmente sérios. Na época ela estava ocupada com o Nightwish. Convidar a cantora de uma banda de heavy metal foi idéia de diretor de arte Raimo Sirkiä e do diretor Jan Hult.
O repertorio constitui-se basicamente de árias, melodias de musicais, canções do Nightwish arranjadas pela orquestra e um outro tipo de música leve, como rock. O publico adorou isso e Tarja e Raimo foram aplaudidos cinco vezes.
No dia seguinte as pessoas vieram cumprimentá-la pessoalmente.
- Marcelo me pediu que eu fosse a cidade toda no concerto.
Uma mulher em total renovação
O tamanho dos palcos onde Tarja canta não foi a única coisa que mudou na vida dela. Tudo que aconteceu no último inverno a mudou muito. Por fora você vê a diferença nas roupas e no cabelo: eles não são mais pretos. Provavelmente nunca houve uma capa de revista em que Tarja estivesse posando com roupas brancas. Na banda sua imagem era fria, distante e inatingível.
- eu comecei a praticar esportes na primavera e os bons sentimentos voltaram. Eu decidi me por sobre total reforma. Eu já estava cansada do cabelo preto que me fazia parecer fria e dura. Eu me sentei na cadeira no cabeleleiro e na cosmeticista e cada momento foi adorável. Agora eu posso rir.
Tarja conta que os eventos do ultimo outono não mudaram apenas a cor de seu cabelo. Ela encontrou mais alto-confiança e certeza dos novos concertos e das pessoas que ela conheceu. Ela agora é mais sensível ao bem e ao mal também.
O estilo musical também mudou. Tarja fazia um tipo de música diferente enquanto ainda estava na banda, mas ela começará a trabalhar em seu álbum solo no começo do próximo ano. Antes disso há uma turnê com o próximo álbum de natal e dois shows na Rússia. Ela não aceitou nenhum show para o próximo ano, porquê ela planeja se dedicar em fazer o álbum.
- a música será uma combinação do que eu já venho fazendo. Eu posso usar alguns elementos mais heavy em algumas canções, mas isso não será uma mistura caótica. Eu sinto que tenho mais liberdade musical agora. Pode ser difícil provar para uma banda de heavy metal o porquê de precisarmos de três baladas no piano em um álbum.
O marido e empresário, Marcelo, está sentado no sofá mexendo em seu computador durante a entrevista. É impossível dizer se ele está tratando dos assuntos de Tarja ou jogando campo minado. Suas feições só amolecem quando ele fala com Tarja.
Primeiras férias em anos
Nightwish alcançou a fama mundial em 1999. Depois disso a banda foi levada de um lugar ao outro: Alemanha, Argentina, Chile, Panamá… os intervalos nas turnês eram gastos em estúdios nas gravações do próximo álbum. Por sete anos Tarja e os outros membros da banda – Tuomas-no-rabo Holopainen, Marko Hietala, Erno Vuorinen e Jukka Nevalainen - viajavam por locais onde os concertos seriam realizados. Eu costumava assistir alguns filmes e ler alguns livros, pensa Tarja. Shows em festivais deram a certeza a ela de que não teria do que se estressar planejando no que fazer no verão.
- essas são minhas primeiras férias em anos. Durante todo o tempo que a banda estava juntas nós só tínhamos o meio do verão livre. Ela diz que agora pode praticar onde quiser. Em meados de junho ela teve férias de verdade. Tarja e Marcelo voltaram se sua outra casa em Buenos Aires para a Finlândia. É inverno na Argentina agora. Três cômodos e uma cozinha estão à espera quilômetros de distancia. Eles retornaram a América do sul depois do inverno para que esse não os pegue.
- eu gostaria de mostrar a natureza finlandesa e a Lapônia nas minhas férias. Nós sonhamos em ter uma casa de verão aqui algum dia. Seria fantástico também ir pela Finlândia ou Noruega ou qualquer outra parte da Europa com um veiculo de passeio. Eu tenho boas lembranças disso. Nós conversamos sobre alugar uma RV.
Os adolescentes geralmente dizem que passar o verão num chalé não é a melhor forma de passar o verão. Ao invés disso Tarja veio de viagem com sua familia quando tinha 5 anos de Kitee a Kesälahti. Tarja diz que sua puberdade pareceu ser uma loucura para ela e as paredes. Como uma simples criança ela não perguntava sobre a vida na estrada.
- eu não fazia nada, apenas ficava a toa. Eu não me estressava com nada. Talvez eu tenha aprendido a tolerar estar em lugares pequenos. Mas viajar é diferente e muito mais difícil – especialmente se você tem problemas em dormir em ônibus.
O amor está ao lado dela
Marcelo Cabuli está ao seu lado há seis anos. Onde quer que Tarja esteja, ele está lá, bem próximo. Olhando de fora, a relação parece simbiôntica. A unidade Tarja&Marcelo pode ser vista também pelas pessoas em Savonlinna. Porque nos seus dias de folga o casal podia ser visto em cinemas e no comercio. Eles também comeram algumas tortas ao estilo Savonlinna – ou ao menos tentaram.
- tentei oferecer uma torta de maçã ao Marcelo, mas ele disse que é muito doce. Nós geralmente não comemos coisas doces. Biscoitos e pães ficam esquecidos no armário.
O tempo em que eles passavam separados no começo da relação os convenceu de que definitivamente eles querem estar juntos. Eles se conheceram em 2000 no Chile, onde o Nightwish estava tocando. O papel de Marcelo como promotor da turnê se estendeu para o papel de namorado em algumas semanas.
Enquanto Marcelo promovia a banda ele era o namorado dela também, mas o novo papel não agradou a todos. Quando Tarja foi demitida do Nightwish, a banda acusou Marcelo de ter mudado a Tarja e controlar suas vontades. Mais tarde Marcelo escreveu uma carta que dizia que o compositor-letrista-tecladista-dono Tuomas tinha uma paixonite por Tarja.
Acusações e explicações foram ouvidas de ambos os lados, um livro foi lançado e varias mídia o analisou. A verdade final não pode ser achada em manchetes de revistas.
Mas Marcelo, ele veio pra Finlândia pra ficar. O maior tempo que o casal ficou separado foi um mês. Na primeira visita de Marcelo a Finlândia, Tarja alugou um carro e o levou pra conhecer toda a Finlândia até Jyväskylä e Kuopio.
- eu disse o seguinte. Lagos e florestas. Marcelo ficou animado. Ele disse que aqui era o paraíso, que as mais belas mulheres eram daqui, lembra Tarja. Depois de arvores e lagos, Tarja reservou passagens num cruzeiro pra Suécia.
Havia algo mais pra se ver, os estúdios da banda Abba, a favorita de Marcelo.
Marcelo estava esgotado. Naquela época ele era o empresário de Tarja. Ele tratava dos assuntos de Tarja assim ela podia se concentrar em cantar. Durante entrevistas Marcelo se sentava firmemente em seu lugar mesmo que não entendesse lhufas em finlandês. As vezes o casal trocava algumas palavras em espanhol ou Marcelo dava secretamente um abraça em Tarja.
Nightwish nas caixas no sótão
Por fora não restou muito da Tarja do Nightwish. As roupas usadas nos shows que ela acumulou durante esses anos foram guardadas em caixas no sótão do amigo de Tarja.
- um tempinho atrás eu fui ver quantas roupas havia. Eu fiquei chocada, oito caixas de roupas! Eu fui experimentar as roupas dos shows e fiquei impressionada com as roupas que eu achei. Essa e essa, oh… essa também! Nós admirávamos com meu amigo. Eu nunca poderia dá-las ou jogá-las fora.
Ela não faz idéia de como está o Nightwish. Ela suspeita que alguém mais deve saber melhor a situação da banda. Alem do mais, as oito caixas de roupas traze lembranças, boas lembranças que restaram do Nightwish.
Embora Tarja tenha feito vários outros shows, concertos de natal e performances de ópera, dos seus dias de Nightwish, ela sempre será lembrada, e será lembrada também como aquela que foi demitida.
- esse tipo de título vai ficar por um longo tempo. Eu não estou preocupada sobre isso e até posso entender. Claro que a cantora Tarja Turunen soaria melhor.
O “ground work” para seu trabalho solo está em bom estado. O pacote chamado Tarja Turunen está quase pronto, alguns toques finais ainda são necessário.
2006 - MeNaiset - Não preciso mais estar nervosa
- Detalhes
- Entrevistas
- Acessos: 1211