Por – Silvia
publicada: 09/07/06

Nota da escritora:
Quando eu fiz a entrevista com a Tarja, fevereiro passado, eu não pude saber o que aconteceria depois. Eu adoeci e só fui capaz de trabalhar três meses depois. Também só decidi postar isso agora, porque queria dar a Tarja algum descanso. Isso deu a vocês – leitores – a oportunidade de ler de forma mais objetiva e honesta. Porque em fevereiro passado, a propaganda acerca do Nightwish foi ficando maior e maior. E eu decidi que não queria estar envolvida nisso de forma alguma.

Quando a Tarja me ligou, ela estava ocupada preparando sua turnê de natal. Finalmente, ela pode realizar seu sonho. Compartilhando seus sentimentos natalinos com seus fãs. Ela decidiu não apenas tocar na Finlândia, mas em outros paises como a Alemanha.

Todo show é numa velha igreja, e cada show tem seu próprio setlist especial com diferentes canções.

Tarja está muito feliz em poder dizer algo mais sobre o programa. Sua voz é clara e podemos sentir sua empolgação.

O começo é na Finlândia. O programa da noite inclui algumas canções diferentes. Eu gosto de cantar músicas clássicas e algumas músicas sacras. E há também uma parte mais contemporânea, onde eu canto canções de artistas pop que eu gosto. Coincidentemente, eu ouvi algumas canções deles e fiquei realmente tocada e quis cantar suas canções também. Há algumas canções tradicionais finlandesas que irei cantar. Então isso não é apenas clássico.

O show inteiro é acústico. Isso quer dizer que, não há PE e microfones, apenas a real voz de Tarja Turunen. Não é fácil para ela. Leva muito tempo entrar em todas as diferentes canções.

Sou apenas eu e minha voz. Há um quarteto de cordas e um pianista. Eu uso o flautista local, o violinista e os outros membros do quarteto. Apenas o pianista viaja junto comigo. Nós chegamos um dia antes do concerto para praticarmos juntos. A pianista é uma alemã que eu conheço dos tempos em que eu estudava lá. Ela é uma ótima pessoa e é ótimo fazer algo assim juntas.

Não é apenas um concerto para Tarja Turunen. Não, isso é uma forma especial de celebrar o natal e compartilhar sentimentos.

Meu natal começa com esses concertos. Pela primeira vez eu tive a chance de fazer algo assim fora da Finlândia. Nós também vamos gravar, e talvez façamos um DVD disso. A única forma de começar o natal pra mim é cantar essas canções!

Facilmente, Tarja Turunen fala sobre a preparação e toda a turnê. Ela está cheia de energia, entusiasmo e tem uma boa impressão sobre os shows.

Isso foi um desafio de verdade pra mim. Embora eu tenho me educado por um longo tempo. Eu comecei a cantar quanto tinha 13 anos e venho treinando minha voz todo o tempo. As ultimas semanas eu estive muito ocupada aprendendo todas as canções e foi um desafio de verdade fazer tudo isso sozinha.

Quando você começou a praticar as canções natalinas?

Bem depois do ultimo show do Nightwish. Foi difícil andar com meus próprios pés novamente. Não foram fáceis as ultimas semanas. A primeira semana que eu comecei a praticar, eu estava muito nervosa achando que não teria tempo suficiente. As pessoas que estão me ajudando nessa turnê são ótimas, então eu sei que isso será ótimo.

Você pode nos dizer mais sobre o show?

Todo show tem dez canções e isso é um pouco longo para um concerto clássico. É um pouco difícil estar sozinha, sem técnicas. Com o Nightwish eu tinha muitas técnicas e agora tenho que usar completamente minha voz. É um grande desafio. Eu tenho a sensação que a canção é mais forte quando se ouve minha voz pura.

Depois de um momento de silencio ela continua.

Depois de tudo eu comecei a pensar sobre o que o natal significa pra mim. O ultimo ano foi muito atarefado pra mim, então agora é hora de dividir sentimentos com a família. Agora pela primeira vez eu posso compartilhar meu sentimento de natal com meus fãs também.

Tarja parece muito entusiasmada e ri quando eu pergunto sobre como ela achou as locações e os músicos.

Nós mudamos os arranjos das canções para fazê-las mais adequadas para os instrumentos e minha voz. Os músicos não são os mesmo todos os shows, então todos dão uma outra interpretação pras canções. Isso as fazem únicas. Para as locações, o mais importante era como a acústica ficaria e depois de alguns ensaios, achamos alguns lugares ótimos.

Quando eu peço pra ela revelar algumas canções ela ri e diz:

Bem, eu ainda tenho que fazer uma boa seleção, mas eu definitivamente cantarei “Walking in the Air”. Essa é uma canção tão especial e fazê-la numa igreja, acústica , me faz tremer. Também algumas canções clássicas como Bach. Eu quero ter uma variação nas canções, porquê eu não sou uma vocalista de apenas um estilo…

Então de repente ela aparece com uma motivação mais profunda:

Gosto de descobrir novas técnicas de canto e usar meu instrumento de forma especial. Todo os anos eu aprendo novas coisas e isso me faz seguir. Todo dia eu pratico e tento melhorar e descobrir novas formas… isso é uma grande motivação para o futuro.

Ela hesita quando a pergunto sobre o futuro.

No fim do ano haverá um projeto clássico com um tenor finlandês. Eu cantarei com ele e uma orquestra num festival finlandês. Eu tenho algumas boas ofertas, mas quero fazer uma boa escolha.

Depois disso é hora da Tarja fazer seus treinos diários. No site oficial estão anunciadas novas datas para esse ano. Uma segunda turnê virá e um álbum também está sendo planejada.