Oi, Tarja, é um prazer estar com uma das maiores vozes do estilo de todos os tempos. Obrigado por compartilhar um pouco do seu tempo conosco. Primeiro de tudo, como você está?
"Muito obrigado pelas palavras gentis! Eu estou ótima, trabalhando diariamente como de costume, mas feliz."

Há sete anos, você começou sua carreira solo. O que você está oferecendo aos fãs com o "Colours in the Dark", além da mensagem positiva e otimista que vemos no título?
"É o meu terceiro álbum de rock e acho que eu finalmente encontrei o meu som. O álbum é uma reflexão daquilo que quero dizer e fazer como artista. É uma combinação de uma banda que soa pesada com uma orquestra sinfônica e minha voz treinada classicamente. Como eu mesma venho produzindo meus álbuns e escrevendo a maior parte do material por conta própria, é um álbum realmente muito importante para mim."

No ano passado você teve uma filha, fez uma colaboração com o Within Temptation e com o Angra, fez shows no MFVF, um novo álbum, turnês... Poderiamos dizer que você está tendo o melhor momento da sua carreira?
"Eu estou me divertindo muito neste momento em minha carreira. Há muitos planos legais para o futuro também, então eu não posso reclamar. É desnecessário dizer, mas eu me sinto muito abençoada."

Os concertos que você fez no ano passado com Mike Terrana sob o nome de Beauty and the Beat foram diferenciados e interessantes, o que você se lembra desta experiência?
"Aqueles concertos foram incríveis! Nós filmamos um DVD na República Tcheca, então você todos conseguirão ver em pouco tempo o que estava acontecendo. Nós também vamos continuar com o projeto em 2015, depois que as turnês do Colours In The Dark estiverem encerradas. Nós realmente amaríamos poder fazer mais concertos na Espanha com o Beauty and the Beat."

Outro grande momento que vimos no ano passado foi o seu show no Metal Female Voices Festival, na Bélgica. O que você se lembra deste festival? Presumo que tenha sido uma honra ser a banda que o encerrou, não foi?
"Não foi a primeira vez em que encerrei um festival, mas como sempre foi uma honra e um prazer para mim ser parte deste festival. É um evento realmente especial. Eu convidei Floor Jansen para cantar comigo em uma música e nos divertimos muito."

Um dos pontos altos do festival foi o seu dueto com Floor Jansen, cantando "Over the Hills and Far Away", mostrando a afeição e o respeito que vocês têm uma pela outra. Além do mais, você e Anette trocaram mensagens pela internet, então podemos dizer que o passado e o presente vocal do Nightwish está em paz.
"Nunca houve um problema neste lado, e entre as vocalistas da banda."

Em fevereiro você estará na Espanha, apresentando o seu novo álbum "Colours in the Dark". Há algo que você podssa nos dizer sobre o show que você fará?
"Os shows na Espanha são parte da turnê que estou fazendo em outros países na Europa com o meu álbum, então tocaremos mais ou menos o mesmo setlist nestes concertos pela Espanha. Como sempre, meus shows são muito passionais e emocionais, então eu espero me divertir muito com os meus amigos espanhóis."

Nos seus shows na Espanha, você poderia dizer quais músicos estrão com você? Eu acredito que Mike Terrana estará nas turnês também, certo?
"Mike Terrana na bateria, Alex Scholpp nas guitarras, Christian Kretschmar nos teclados, Mas Lilja no violoncelo e Anna Portalupi no baixo. A maioria destes músicos tocou comigo por muitos anos nas turnês. Só Anna se juntou a mim no último outubro, e é ótimo para mim ter outra garota a bordo."

Você vive na Argentina, já que seu marido é argentino. Eu ouvi você falar em algumas entrevistas e o seu espanhol é realmente bom. Há alguma possibilidade de você cantar no futuro alguma faixa em espanhol?
"Eu já o fiz, no meu álbum anterior, What Lies Beneath. Aquela faixa foi incluída na versão americana do álbum, e se chama Montañas de Silencio. Também há uma canção no Colours in the Dark que se chama Mystique Voyage com partes em espanhol também. Eu amo cantar em línguas diferentes, e o espanhol é uma delas."

Quais são suas expectativas musicais para o novo ano? Como dissemos, depois de sete anos, CDs ao vivo, turnês na Finlândia, quais ambições ou sonhos estão pendentes para Tarja Turunen?
"Oh, eu amo o meu trabalho, então espero ter muitos outros sonhos realizados como artista. Eu estou trabalhando o tempo todo porque a música me faz feliz. Espero que eu possa continuar fazendo isso enquanto eu viver, e que minha família possa me apoiar tanto quanto já me apoiaram."

Muito obrigado pelo seu tempo. Se você quiser dizer algo, por favor, sinta-se livre para fazê-lo. Foi um prazer de verdade ter você aqui. Te vejo na turnê.
(Em espanhol) "Muito obrigada por todo o apoio e amor. Estou muito contente por poder vir cantar em breve para os meus amigos na Espanha. Nos veremos! Beijinhos, Tarja."