Uma entrevista exclusiva com Tarja Turunen para o site Nightwish.com.ru

Maio de 2006

Agradecimentos especiais a Marcelo Cabuli pela chance de fazer algumas perguntas a Tarja.

Querida Tarja, você atingiu uma grande carreira no palco. Qual o segredo da sua inspiração? O que faz você seguir em frente?

Minha inspiração é minha voz. Sempre há algo para aprender dela. Mesmo que eu tenha cantado a minha vida inteira, eu ainda não posso dizer que posso cantar sem nenhum problema. Essa aventura no meu próprio corpo me faz continuar.

Que caminho você preferiria para sua carreira: opera-diva como Kiri Te Kanawa e Sumi Jo ou pop-diva como Sarah Brightman e Emma Shapplin? E por quê?

Eu não gostaria de ir em nenhuma dessas direções. Elas são artistas muito talentosas, mas eu tenho minha própria idéia da direção que eu quero tomar como uma cantora solo.

Suas roupas de palco são muito bonitas. Quem as confecciona?

Uma grande amiga minha vem me ajudando a desenhar minhas roupas. Eu a conheci com 10 anos de idade. Nós trocamos idéias juntas e finalmente ela faz as roupas para mim.

Em dezembro você planeja visitar a Rússia com os shows. O que você espera deles?

Eu tenho sentido falta dos meus fãs na Rússia. Não tive a chance de ir lá em muitos anos, então agora eu estou esperando meus concertos acontecerem. Eu irei cantar com uma banda e alguns instrumentos clássicos. Na minha turnê de natal passada eu fiz concertos inteiramente acústicos, mas dessa vez a situação é diferente. O programa incluirá algumas tradicionais canções de natal finlandesas, canções de natal internacionais e também algumas canções novas. Estou ansiosa para encontrar meus fãs, ter tempo de desfrutar da companhia deles e oferecê-los um caloroso sentimento de natal através da música.

Seu primeiro álbum solo se chamará "Breath From Heaven". Por que você escolheu esse nome? O que você quer que o ouvinte pense e sinta quando ouvir seu álbum pela primeira vez?

"Breath From Heaven" não será meu primeiro álbum solo. No natal de 2006 eu irei lançar um álbum de natal na Finlândia. Esse álbum se chama "Breath From Heaven" e não tem nada a ver com meu álbum solo que está por vir. Eu escolhi o nome como uma continuação do meu single de natal "One Angel's Dream". O título "Breath From Heaven" tem um significado especial para mim, mas eu acho que todos deveriam procurar um significado próprio pra isso. Você pode pensar sobre si mesmo e encontrará um significado adequado para você. A época de natal é muito importante na Finlândia e nós temos vários artistas se apresentando e fazendo álbuns nessa época. Eu só desejo que no próximo natal todos possam estar com suas famílias e passar o tempo com seus queridos. A música é minha maneira de dividir com vocês essa importante época do ano.
Meu primeiro álbum solo ainda não tem nome e está programado para 2007 se tudo correr bem.

Se houver algumas propostas para participar de projetos com bandas de metal, você aceitaria? Que banda você gostaria de trabalhar com? Seria banda de rock, power, gothic ou progressive, cite algumas?

Eu tenho recebido boas propostas de muitas bandas e eu gostaria de agradecer a todas elas. Eu estou muito aberta e interessada em fazer diferentes tipos de colaboração, mas às vezes o único problema com isso é o tempo.

Há alguma música em particular que você ouve independente de estar de bom ou mau humor?

Eu não tenho uma música em particular. Eu ouço música o tempo todo.

Você participará do projeto "Infinity" novamente?

Não. Eu sei que Beto está trabalhando no seu segundo álbum, mas não irei participar dessa vez. De qualquer maneira nós estamos em contato e eu o desejo boa sorte com o álbum e a carreira musical.

Seu irmão Timo Turunen iniciou sua carreira musical. Você influenciou a decisão dele?

Eu o tenho apoiado desde que ele decidiu tornar seu sonho realidade cantando. Ele sempre teve uma boa e calorosa voz, mas só agora ele se convenceu de que realmente pode fazer as pessoas felizes com ela. Eu espero que tudo dê certo com a nova carreira dele. Nós somos muito próximos e em contato diário, então claro que ele sente que meu apoio é um dos mais importantes para ele.

Você planeja se tornar uma mãe? Se seu filho quiser se tornar um artista como você, você iria ajudar?

Eu adoraria ser mãe quando estiver pronta. É uma grande mudança de vida e com ela vem uma grande responsabilidade que dura sua vida inteira. Eu não gostaria de fazer esse tipo de decisão com pressa. Eu acho que ainda preciso esperar um pouco para equilibrar minha vida. Agora não é o tempo certo. Eu adoraria ajudar meu filho da melhor maneira possível, se ele ou ela decidir se tornar um artista. Seria meu sonho se tornando realidade.

O que você acha do fato de o Nightwish ter iniciado uma competição no site deles para encontrar uma nova cantora?

Eu não estou realmente seguindo as atividades deles tanto assim, mas tenho certeza que eles farão o melhor para achar uma nova cantora para o Nightwish.

Você comprará o novo álbum do Nightwish?

Eu espero que eles possam me enviar!

Qual foi o último álbum que você comprou?

Musical Les Miserables.

Se um dia você parasse de cantar em palcos que ocupação você escolheria? E por quê?

Eu só decidiria parar de cantar se eu perdesse minha voz completamente. Isso seria meu pior pesadelo. De qualquer maneira, pra responder sua pergunta, eu me tornaria uma atriz, porque eu adoro estar no palco em frente à platéia. O teatro sempre me interessou.

Há algo na sua vida que você não tem tempo de fazer?

Eu não gosto de pensar que perdi completamente a oportunidade de fazer algo que quero em vida. Meu objetivo é ir em frente e seguir meus instintos.

Você acha que "mentir em segurança" é possível?

Não. Mentira sempre tem pernas curtas.

O que faz você feliz?

Minha família e o amor dela, amizades próximas, o sol, um simples sorriso todo dia... há muitas coisas na vida que me fazem felizes todos os dias.

Há muitas cantoras jovens ao redor do mundo, mas muitas não acreditam em si próprias. O que você pode dizer pra fazê-las acreditar?

Eu segui uma longa estrada pra me tornar o que sou hoje. Não veio nada sozinho, mas sim com trabalho duro e confiança em mim. Você é seu melhor crítico. Ouça a si própria, seja honesta consigo mesma e tente. Se você falhar uma vez, poderá ser bem-sucedida na próxima. Cantar é um processo de aprendizado que você anda passo a passo. Às vezes ao dar um passo muito grande, no outro dia você terá que admitir que você perdeu o que acabou de aprender. Para ser uma cantora, você precisa se deixar cometer erros, ou então não irá aprender. Isso leva tempo. Ninguém irá descobrir você em casa, também. Você precisa tentar fazer as pessoas te ouvirem. Com confiança e com auto-estima razoável, você pode fazer maravilhas!

Quantas horas por dia você passa treinando sua voz?

Depende do meu humor. às vezes um treinamento bem concentrado de meia hora é melhor que cantar sem pensar durante 3 horas. Normalmente, por dia, eu pratico algumas horas.

O que seus fãs significam para você?

Sem meus fãs, eu não estaria aqui respondendo essa entrevista. Eles significam um mundo para mim. Eu sou muito grata pelo apoio maravilhoso que tenho recebido durante muitos anos. Eu canto para vocês e espero que seja apenas o começo. Obrigado por estarem aqui para mim.

Diga algumas palavras para os visitantes do Nightwish.com.ru.

Meu russo é MUITO ruim... eu adoraria entender mais do que entendo quando visito a página!!! Espero vê-los em Moscou e São Petersburgo nos meus concertos de natal em dezembro. Obrigada mais uma vez pelo apoio.

Com amor,

Tarja.