Queridos Fans do Nightwish e Tarja:

Eu gostaria de começar estas linhas agradecendo a todos vocês pelos muitos e-mails de muitos países com mais de mil questões.

Demorou bastante para eu ler todas e fazer uma seleção de acordo com seus assuntos. Como podem imaginar, muitas questões eram muito parecidas, e a seleção foi feita seguindo não repetir o assunto das perguntas. Eu acredito que não deixei nenhum assunto de suas perguntas sem resposta.

Eu escrevi perto de 100 páginas e respondi mais de 150 perguntas.

Tomou bastante tempo e então eu pensei em respondê-las. Obrigada pela paciência.

A maioria das questões também tiveram seus comentários pessoais e opiniões que eu agradeço e decidi guardá-las apenas para mim.

Eu também fui questionado sobre assuntos que não tinham nada a ver com o Nightwish ou Tarja. Eu prometi responder a pergunta de vocês sem restrições, mas eu quis dizer apenas sobre Nightwish, Tarja e assuntos relacionados.

Eu preciso admitir um erro quando pedi o ID de vocês junto com o nome completo. De fato, muitos de vocês mandaram seu ID, mas eu percebi muito tarde que em alguns países o ID é uma informação reservada para não ser aberta. No final, eu decidi responder mesmo os e-mails sem o ID.

Eu estou postando as respostas apenas em Inglês. Mesmo não sendo minha primeira língua e com certeza vocês irão encontrar erros gramáticos no que escrevi, eu acho que é melhor usar uma língua internacional do que uma tradução que pode mudar a intenção por trás de minhas palavras.

Este texto antes das minhas respostas foi o último a ser escrito. No momento eu estou por atento sobre o livro do Nightwish que foi publicado na Finlândia assim como o DVD e CD "End of An Era".

Antes de começar a responder as questões, há algumas coisas que gostaria de mencionar.

Foi uma decisão muito difícil oferecer a vocês a possibilidade de me mandar suas questões. Foi a melhor maneira que encontrei para ser capaz de expressar minha opinião sobre algumas coisas. Alguns de vocês entenderam que eu estou respondendo em nome de Tarja, mas eu estou fazendo isso apenas pelo meu próprio nome.

Não necessariamente minhas opiniões são as mesmas de Tarja sobre as coisas.

Eu sei que há muitas pessoas torcendo para não ouvir mais sobre os problemas da banda.

Eu também recebi muitos pedidos para clarear a situação sobre muitos das coisas mencionadas na carta aberta que a banda publicou na internet assim como outras coisas que eu comentei com a mídia em geral e a mídia Finlandesa em particular.

Eu achei que oferecendo a chance apenas para os fãs perguntarem suas questões e expressar suas dúvidas, eu responderia as pessoas que estavam realmente interessadas a saber.

Também, fazendo deste jeito, eu espero não perturbar aqueles que não estão interessados.

Para estes, eu me desculpo de qualquer maneira, mas honestamente eu sinto que fui forçado a fazer isso.

Esta não suas mãos se vocês irão ler as respostas ou não.

Minhas decisões em fazer as coisas desta maneira foram baseadas no fato que muitas pessoas estavam pensando saber mais do que outras.

Se você decidir ir em frente, será muito importante que você leia todas as respostas em ordem para ter uma real imagem da situação toda.

Muitas vezes as perguntas precisaram respostas extensas que tocam muitos assuntos. Eu tentei o possível não repetir a menos que fosse impossível evitar.

Tuomas expressou sua opinião sobre algumas coisas. Ele fez do jeito que ele entende e vê coisas com as informações que ele tem. Isto não significa que ele está errado e eu certo.

A verdade, toda a verdade e nada além da verdade: quem pode dizer que sabe a verdade quando a verdade é apenas em acordo com fatos e realidade? Pode algum membro da banda dizer que eles trataram todos os fatos e o estado das coisas de maneira como elas realmente existiram?

Tuomas já expressou suas opiniões que eu respeito, mas não compartilho.

Infelizmente, muitas das coisas que vocês leram ou ouviram não vieram da voz da Tarja ou minha.

Houve erros dos dois lados.

Eu tenho certeza que muitas delas poderiam ter sido evitadas. Tem sido muito difícil ter sucesso quando não houve a possibilidade de falar coisas abertamente.

Muitos de vocês perguntaram sobre os planos futuros de Tarja incluindo seu álbum solo e datas de turnê. Haverá muitas informações sobre isto, mas não sinto que estas páginas seriam o melhor lugar para isto.

Depois destas palavras, eu desejo para a banda o melhor.

Eu também espero que eles tenham a sabedoria de encontrar promoção de outras maneiras que não sejam citar a Tarja ou eu no futuro. Conhecendo a música deles, eu tenho certeza de que não precisarão disto.

Para as pessoas fora da banda, mas envolvidas com ela: apenas deixem como está. Se você não é treinado ou tem experiência em alguma coisa, não finja ser.
Não dê à banda avisos errados. Mesmo sendo pior, não torne público.
Compartilhe seus pensamentos apenas com seus amigos e parentes o que trará menos problemas e dor para todos.
Vamos deixar os artistas estar na mídia como parte da vida que eles escolheram como artistas.
Sua opinião, como a minha, é irrelevante e seu silêncio será mais do que bem vindo também.

Antes de vocês encontrarem as minhas respostas para as suas questões, eu pensei que fosse apropriado que a própria Tarja respondesse a primeira.
Com todo respeito, Marcelo.

01) A Tarja irá responder nossas questões um dia como você esta fazendo agora??  (Zaharie Filip, România)

Eu sei que está questão chegou ao Marcelo, mas eu quis apresentar e responder por mim mesma.
Sobre a pergunta: Eu sinto que mudei uma página na minha vida. Eu estou feliz e cheia de planos para minha carreira futura e eu já estou trabalhando em alguns projetos. Eu gostaria de liquidar este antigo assunto a menos que houver novas acusações vindas do lado da banda. Eu tenho que dizer assim porque infelizmente eu não li ou recebi o livro do Nightwish até agora. De qualquer maneira, vamos esperar que as citações da mídia sobre o livro que li não dê a idéia real sobre este e que os garotos tenham crescido durante o processo, mas nós iremos ver.
Eu quero agradecer você, Zaharie Filip, e em seu nome todas as outras pessoas que mandaram estas perguntas, por estarem interessados nos acontecimentos de um dos melhores grupos que houveram no momento em seu próprio gênero.
Vamos esperar que todos nós continuaremos fazendo ótima música para encher o mundo de alegria para variar.
Com amor,
Tarja

02) Qual é a verdade por trás desse acordo de “privacidade” e por que você deu esse passo mesmo considerando o fato de que o livro é pra ser uma biografia do Nightwish (e não um livro de Tuomas Holopainen)? Eu acho que você foi informado do livro desde que Tarja foi entrevistada. (Giuliana Lista – Itália)

Depois de checar todas as perguntas, ficou muito claro para mim que há um grande desentendimento entre três diferentes assuntos.
Eles parecem estar conectados para as pessoas.
Eu tentarei passar por eles e explicá-los.
Os tópicos mencionados foram o livro, o lançamento do DVD e o acordo de privacidade.

Essas coisas não estão conectadas.

Eu mesmo nunca mencionei na mídia alguma coisa sobre o livro ou o DVD ou mesmo esse acordo de privacidade até agora. Nem Tarja. Então o que quer que vocês tenham lido, ouvido ou imaginado, veio de comentários, pensamentos e declarações de outras pessoas.
Mas a informação nunca veio da nossa parte. E isso parece ter criado uma infeliz confusão.

As pessoas que fizeram as declarações não estavam bem-informadas. Eles não estavam verificando se o que eles diziam era exato. Infelizmente os fãs, e as pessoas em geral, não sabem se o que eles estão ouvindo e lendo é correto ou não. Na maioria dos casos, as pessoas acham que o que é mostrado por escrito a eles é correto.

Um acordo de privacidade (NDA, do inglês non-disclosure agreement) também pode ser chamado de carta de confidencialidade (LOC, do inglês letter of confidentiality).

É basicamente uma carta, um curto acordo. Duas, três ou mais partes podem fazer esse acordo. No nosso caso, foi proposto que nenhuma das partes falaria negativamente sobre a outra em público.
Isso é algo a ser notado: NDA é um procedimento padrão nos assuntos de gravação.
Pode ser às vezes, apenas uma cláusula incluída em contratos, ou pode ser um acordo separado como o que sugerimos. A banda e as companhias gravadoras envolvidas com o Nightwish já fizeram esse tipo de acordo antes. Não é nada novo para os membros da banda ou para as gravadoras já que eles devem ter assinado acordos como esse antes.

Há uma grande e muito importante má interpretação sobre esse NDA e sobre como ele funciona.
Não foi proposto nenhum tipo de acordo onde a banda não poderia mencionar o nome de Tarja ou o meu. É verdade que um acordo foi proposto onde nem Tarja nem eu, a banda ou a Spinefarm Records ou o management da banda também, poderíamos falar NEGATIVAMENTE sobre a outra parte em público. Mas nunca foi sugerido que apenas a banda e Spinefarm deveriam se calar. Do meu ponto de vista é uma situação bem diferente da imagem que tem sido publicada na imprensa.

Isso também significa que a banda e o management e as companhias gravadoras, todos eles sempre puderam mencionar o nome de Tarja ou o meu. Nós, Tarja e eu, não teríamos problema em assinar um papel que nos proibiria de falar algo NEGATIVO sobre as outras partes envolvidas em público.

Por algum motivo, algumas cláusulas do NDS foram erroneamente coletadas por quem quer que tenha começado a falar com a mídia. As informações enganosas extraídas deram uma falsa idéia do NDA como se tivesse sido planejado para impedir o livro e o DVD que a banda estava para lançar. Muito errado – o NDA não tinha nada a ver com o livro e certamente não com o DVD.

A razão para se propor um NDA é óbvia, eu acho, mas eu irei repeti-la mesmo assim.

Depois da carta pública (demitindo Tarja) da banda, alguns membros continuaram fazendo declarações para todo tipo de mídia. Também, algumas pessoas da Spinefarm Records. Nós achamos que se deveríamos continuar com nossas vidas, precisávamos parar com as besteiras ao redor. Como você deve ter notado, nós não fomos os que estavam na mídia falando mal da outra parte.

Então foi uma surpresa que, mais uma vez, eles tornaram isso público.
Obviamente essa foi a maneira que eles sempre fizeram e é a única maneira de eles poderem continuar. No fim das contas, não foi nada inesperado.

Como dizem na minha terra: durma com crianças e você acordará molhado.

Então na sua pergunta você também diz que nós fomos informados do livro desde que Tarja foi entrevistada. Na verdade, nós sabemos sobre o livro há muito mais tempo. A idéia de escrever um livro sobre a banda existe já há vários anos.

Em algum ponto, muito do conteúdo do livro foi usado para o DVD “End of Innocence”. Por causa disso, Mape precisou continuar escrevendo material novo para o livro. Foi por isso que o livro saiu meio atrasado do que era o plano original. Mas nós estamos falando do mesmo livro: um livro que deveria contar a história da banda.

Mape é um empregado da Spinefarm records. Ele estava por vezes viajando com a banda em turnê e deveria entrevistar as pessoas relacionadas com a banda e os membros dela.

Isso é um ponto interessante: eu fui acusado de ter uma grande responsabilidade sobre muitas coisas envolvendo a banda. Para o bem ou para o mal, ninguém pediu para me entrevistar para o livro.
Se eu era tão responsável por tudo, eu não deveria ter sido entrevistado como outras pessoas relacionadas à banda foram?
Isso não significa que eu queria ser, mas eu apenas acho que, tendo a chance de me entrevistar e abertamente me perguntar sobre as coisas, ninguém o fez...

Mais estranha ainda foi como a entrevista de Tarja foi organizada. O escritor e o management da banda insistiram muitas vezes que a entrevista com Tarja deveria ser uma chamada “entrevista profunda”, não uma entrevista convencional. Mape sugeriu vir para a nossa casa na Finlândia e ficar por alguns dias. Ele queria fazer uma longa, extensa entrevista para discutir com Tarja sobre todas as memórias dela com a banda e sobre todos os álbuns. Era muito importante para o livro e para ele fazer as coisas da maneira que ele nos falou.

A última turnê foi longa, e depois de cada brecha da turnê nós voltávamos para casa apenas por alguns dias. Essa longa entrevista foi marcada com o escritor para Novembro de 2005 (depois do show de Hartwall Arena). Seria mais tranqüilo fazê-la depois da turnê. O livro estava planejado para ser lançado esse ano, mas como nos disseram, definitivamente sem pressa. Não haveria nenhum outro lançamento da banda além do DVD para esse ano mesmo.

Subitamente, três semanas antes do último show, o escritor nos contatou e solicitou uma entrevista com Tarja urgentemente. Ele explicou que o limite para o livro tinha mudado e que ele precisava fazer a entrevista imediatamente. Então ele mudou o plano de uma longa e profunda entrevista de dois das com Tarja para uma ligação telefônica no meio da noite para o nosso quarto de hotel em Atenas em 1º de outubro de 2005. Tarja ou eu, nós não perguntamos as razões para a súbita mudança. Nós apenas imaginamos que a mudança para essa importante entrevista teve que ser feita e Tarja deu a entrevista.

Como sempre aconteceu nos últimos anos em todas as entrevistas que Tarja daria, foi concordado que o escritor mandaria a entrevista e as partes onde as citações de Tarja seriam usadas. Até agora nós não recebemos nada. Nós estamos esperando. Esperançosamente antes de o livro ser lançado nós teremos a chance de vê-lo. Foi prometido que o livro retrataria até o último concerto da banda e que seria sobre toda a história da banda. Definitivamente não foi mencionado nada mais.

Mape Ollila me propôs pessoalmente, e eu aceitei, que a companhia NEMS Enterprises cuidaria da tradução e publicação do livro para português e espanhol. Até hoje, eu não ouvi nada contrário a isso, então confiei na palavra dada. Até agora me disseram que inicialmente o livro seria publicado em finlandês e assim que a tradução para o inglês ficasse pronta, eles me dariam, para que começassem as traduções para espanhol e português.

O que eu recentemente ouvi e li de citações diretas dos membros da banda é que o livro também será sobre “algo mais”. Eles o promoveram depois da separação, como a maneira deles de dizer a verdade. Agora fica claro no cenário o porquê da mudança no combinado para a entrevista de Tarja.

Se algum dia você ler o livro, deve entender que Mape e os outros caras sabiam que Tarja seria chutada (ou isso já teria acontecido) da banda na época das entrevistas, mas Tarja não (e eu sequer fui entrevistado). Então o livro só pode refletir o lado deles da história, sem nenhuma defesa para o nosso lado. Isso dá ao livro seu sabor distinto, a mais citada parte do livro (pelo que me disseram) não é sobre a história do Nightwish, são os membros remanescentes do Nightwish e suas especulações sobre a separação com Tarja. A banda tinha todo o direito de chutar Tarja em primeiro lugar, mas fazer lamentáveis e desagradáveis comentários sobre as razões do desentendimento não é um comportamento gentil, é comportamento animal.

De qualquer maneira, até hoje, como eu disse, nós não lemos o livro, nós não sabemos o que há nele e ao mesmo tempo não temos razão para barrar ou tentar barrar o lançamento dele. Nunca foi intencionado, nunca foi mencionado nada do tipo e o sentimento ainda é o mesmo.

03) Por que você tentou deter a publicação do livro do Nightwish? Foi dito que o livro estava sendo feito já há pelo menos 3 anos, que você se dava bem com o autor e que você sabia o que estava escrito. Por que você mudou de idéia? (Ann Marie Reilly – E.U.A.)

Eu nunca quis deter o livro e não mudei de idéia sobre ele, como já expliquei.

Eu ouvi sobre o livro a primeira vez na época do DVD “End of Innocence”. Mape, o escritor, me ofereceu publicar o livro em espanhol e português pela NEMS Enterprises. Ele, juntamente com o management da banda, concordou comigo que assim que estivesse disponível uma tradução do livro em inglês, eles me dariam para começar a traduzir para o espanhol e o português como eu disse. Do meu lado nada mudou até agora e eu estou esperando apenas pela tradução em inglês para começar a trabalhar nisso.

Eu nunca estive em público (ou em particular) dizendo nada ao contrário do que escrevo aqui nesse momento.

04) É verdade que você e Tarja estão planejando lançar um livro de vocês? (Ann Marie Reilly – E.U.A.)

Eu não diria um livro sobre nós. Um livro sobre Tarja, da mesma maneira que há o plano de Tarja participar de um filme ou de Tarja ter um papel em uma ópera. Nada disso já foi planejado. Estão nos planos, na verdade, mas nada disso foi agendado. Isso significa que pode levar dois, cinco, dez anos ou no fim das contas nem acontecer.

05) Em algum lugar um livro sobre Tarja foi mencionado. Haverá um? Quem o escreverá? (Katrin Duemke – Alemanha)

Só para completar a resposta anterior, no momento não há ninguém em mente para escrevê-lo.

06) Por que você e Mape (o autor do novo livro do Nightwish) não se davam bem? Novamente, isso foi um outro caso de choque de personalidades ou algo em particular aconteceu? (Sara Scott – Inglaterra)

Não há absolutamente nenhum problema com Mape, pelo menos da minha parte. Eu o conheço como um empregado da Spinefarm Records e também sei que ele vem escrevendo o livro há muitos anos. Eu o encontrei diversas vezes.

O relacionamento sempre foi cordial de ambas as partes, e isso não mudou, pelo menos, como eu disse, da minha parte.

Ele também ajudou concedendo capas de revistas para o tarjaturunen.com então eu nunca senti que ele fosse o tipo de pessoa que sorri na sua presença e apunhala você pelas costas quando você se vira.

Eu não o encontrei recentemente, mas definitivamente eu não concordo que não nos damos bem como você disse na pergunta. Eu não tenho nenhum problema com ele ou com a escrita do livro por ele.

06) Por que você está tentando dificultar para Tuomas a publicação do livro? O livro não significa coisa alguma pra Tarja? (Teemu Leisilä – Finlândia)

É óbvio que eu não estou tentando dificultar as coisas para Tuomas publicar o livro do Nightwish, após minhas explicações acima.

É importante que você perceba que isso é o que você entendeu depois de tudo o que você leu e provavelmente ouviu, sendo da Finlândia. E esse é o ponto. Essa é a coisa ruim. Sua pergunta é apenas sua impressão baseada na informação que você tem. Por favor, não acredite cegamente em uma informação unilateral. Se você quer saber a minha opinião ou a de Tarja, acredite apenas no que você ouvir saindo das nossas bocas. Não acredite quando as pessoas tentam fazer uma interpretação do que eles acham que Tarja ou eu podemos estar pensando sobre alguma coisa. Se eles estiverem mal-informados ou se não entenderam o que está acontecendo, então, toda essa bagunça acontece.

O livro tinha um significado diferente para Tarja na época em que foi explicado a ela sobre o que ele seria. No momento, parece que o objetivo do livro mudou bastante.

07) Você continuará tentando deter o lançamento do livro e do DVD, apesar de parecer que o DVD pode ser lançado em todo o mundo, menos na Finlândia, de qualquer maneira? (Ann Marie Reilly – E.U.A.)

Você está perguntando sobre o futuro do livro, o qual eu já expliquei, mas também sobre o DVD.

Então, é hora de explicar para você sobre o DVD “End of an Era”.
Está planejado há muito que o concerto em Hartwall seria filmado e gravado para ser lançado em DVD e CD.
Naquele momento, alguns direitos de regravar as músicas deveriam ter sido adquiridos das companhias gravadoras, mas o management da banda não considerou isso mesmo que eu tenha avisado a eles para fazer isso.
Estávamos nos aproximando da data de lançamento do DVD e a banda pensou que todos os contratos estavam prontos para serem assinados e o DVD lançado, mas infelizmente o que eu disse ao management da banda em abril de 2005 não foi levado em conta. Eu tive que resolver uma grande confusão quando a Spinefarm Records não quis dar os direitos de algumas músicas a menos que eles fossem compensados com o lançamento do DVD em alguns países adicionais. Levou alguns meses e uma série de encontros que eu propus para resolver todos os problemas.

O último encontro aconteceu na Alemanha entre todas as companhias gravadoras envolvidas, o management da banda e eu representando Tarja.

Finalmente tudo foi acertado e agora, felizmente e com sorte, o DVD e o CD “End of na Era” estarão disponíveis no mundo inteiro como deveria ter acontecido desde o início.

Nunca foi minha intenção, como eu disse, de barrar o DVD que a NEMS Enterprises também estará lançando na Argentina.

08) Minha pergunta é sobre o contrato que o Nightwish diz que você tem insistido que eles assinem sobre falar de você e Tarja. Por que você acha isso necessário e você não acha que isso é um pouco restritivo e injusto? Isso poderia efetivamente parar o lançamento do livro e do DVD planejados para esse ano. (Geoffrey Hazard – E.U.A.)

Você menciona uma palavra muito marcante: “injusto”.
Injusto significa cruel, sem consideração ou irracional: você acha que temos sido assim?

Honestamente, nós tentamos ser muito justos com todas as partes envolvidas pedindo a todos, incluindo nós, que não falassem negativamente em público sobre os outros membros e as outras partes. Apenas a Spinefarm Records, os membros da banda e o management puderam divulgar para a mídia o conteúdo da nossa proposta. Não havia como a mídia descobrir nada sem que uma das partes mencionadas falasse. Infelizmente, se foi feito de propósito ou não, a informação que foi dada não foi exata. E então, uma grande confusão foi criada.

Não há ligação, não há conexão entre esse acordo, o livro e o DVD. O livro saíra assim que a banda decidir. Nós não estamos mais envolvidos com isso além da entrevista de Tarja, como eu já expliquei.

O DVD não pôde ser lançado por causa de questões legais acerca dos direitos de regravação das músicas envolvidas. Agora que os direitos foram esclarecidos, não há motivos para não lançá-lo. Então o livro e o DVD são assuntos separados.

09) A banda planeja lançar um DVD e... um livro, de acordo com eles, para dizer toda a verdade... Ainda há coisas que não vieram à tona? (Hugo Almiron – Argentina)

Para dizer a verdade, toda a verdade...
Eu sinceramente não acredito que haja uma e apenas uma verdade. Eu acredito que há obviamente diferentes opiniões sobre as coisas e que seria muito bom discutir essas opiniões numa mesa redonda.

É muito triste que pessoas crescidas baseiem seus pensamentos e suas opiniões em informações que não são totalmente corretas ou que eles não são capazes de entender.
Claro que todas as partes envolvidas cometeram erros durante a história de 9 anos da banda e muitas coisas deveriam ter sido feitas diferentemente, muitas palavras deveriam ter sido ditas e muitas não deveriam, mas isso é humano. E muito disso é a história não apenas de uma banda, mas de velhos companheiros de banda e seu amadurecimento.

Mas há muitos, muitos detalhes que nunca deveriam ter sido expostos da forma que eles fizeram: erroneamente ou pelo menos induzindo ao erro. É claro, pelo menos, que houve um problema entre as partes. Isso é definitivamente o que deveria ter sido explicado e nada mais. Para dar detalhes você tem que ter certeza do que você está dizendo.

Eu me concentrei em tentar responder apenas ao que me foi perguntado. Estou dando explicações que considero necessárias apenas a fim de dar respostas apropriadas.

Ainda há muitas coisas que eu não estou explicando sobre a banda, o management e a companhia gravadora na Finlândia. Não acredito que haja necessidade de fazer isso agora.

10) Como você surgiu com um contrato que você quer incluir o Nightwish, a Spinefarm e a King Foo por causa do DVD e do livro? (Katrin Duemke – Alemanha)

Eu posso soar reiterativo, talvez mais do que você goste, mas suas perguntas só mostram como estão erradas as informações que você recebeu.

Novamente, não há nada a ver entre o acordo de privacidade (que Nightwish, Spinefarm, King Foo, NEMS Enterprises e Tarja) e o DVD e o livro.


11)Eles (Tarja e Nightwish) são amigos de muito tempo, você acha que o dinheiro mudou a Tarja ou o Tuomas? (Victor Silva, Brasil)

R: O dinheiro não mudou a Tarja. Eu não posso falar pelo Tuomas.

12)O que fez a Tarja dizer que ela e o Tuomas nunca foram amigos, quando todos nos sabemos que esta e uma grande mentira? (Lena Hansen - Noruega)

R:Querida Lena, se a Tarja disse eu acho que ela teve suas próprias razões para acreditar nisso.Eu tenho medo,eu preciso dar a ela mais créditos a seus sentimentos (da Tarja)que ninguém mais.

13)Como você poderia descrever suas relações com os membros da banda (quando a Tarja estava na banda). (Katerina - Russia)
Alguma vez você gostou do restante da banda ou da música que a Tarja gravou com eles?(Bem Mansel – UK)

R:Eu posso dizer a você sobre cada um.
Eu nunca tive problemas com o Sami quando nos estávamos juntos. De qualquer forma nos nunca tivemos uma profunda relação. Ele fez parte de um dos meus projetos junto com Emppu e Jukka. Eu o conheci anos atrás em Kitee. Nos trocamos SMS de tempo em tempo como no natal e ano novo.
Marco pareceu sempre mais maduro do que os outros. Nós nos falávamos muito durante as turnês, especialmente sobre sua agradável família e gostos musicais. Ele sempre foi extremamente “polido” (educado) e engraçado. Eu sinto que sua inclusão na banda foi muito boa para o grupo e vi que a Tarja se aproximou bem dele por também ser um cantor. Isso foi muito bom não só para ela, mas para a banda toda.
Ele foi o último membro da banda que eu falei pessoalmente, depois do concerto no Hartwall Arena na área de backstage, eu estava brincando com ele, dizendo que ele sobreviveu ao show, pois ele estava muito doente no dia. Eu desejei a ele melhoras e boas férias.
Jukka nunca foi uma pessoa com qualidades que me inspiraram estabelecer uma amizade. Por outro lado, aquilo nunca foi uma razão para não pegar sua comida vegetariana quando eu estava no comando (mesmo se eu não estava) ou sair para pegar um pouco de gelo para seus dedos no meio de um show.
Emppu sempre foi o mais próximo. Amigável e engraçado. O único com o qual eu estabeleci uma amizade, o único que excedi meus deveres durante as turnês. Eu posso dizer que mesmo sendo menor do que eu, até hoje, eu nunca pode pôr sua “bunda”! Nós ambos praticamos o Judô. O mesmo ele fez comigo. Emppu foi o único membro da banda que mostrou interesse em como as coisas iam indo, então recebia explicações e propostas diretamente de mim e da Tarja.
Tuomas, eu nunca consegui me aproximar dele, e ele nunca conseguiu se aproximar de mim.
Nós podemos dizer que sem as músicas que a banda gravou junto eu nunca poderia ter conhecido a Tarja e depois ter casado com ela. Se o “Oceanborn” nunca tivesse sido oferecido a minha companhia eu não teria ouvido algo diferente na voz de Tarja, eu não daria uma oportunidade à banda. Nenhuma liberação dos álbuns na Argentina, então nenhuma turnê. Sem turnê eu não teria conhecido a Tarja.
Então eu gosto da música do Nightwish e eu sou muito agradecido a eles. Sua música mudou minha vida.

14)Quando você percebeu que os participantes da banda te viam negativamente?Você fez tentativas de ajeitar essa situação? (Shamova Maria - Rússia)

R:Eles nunca passaram dos limites (contra mim) em minha presença. Não se comportaram impropriamente. Não havia nenhuma relação a ser ajustada após tudo.

15)Qual era a atmosfera dentro da banda?Os garotos sempre tentaram falar com você, aceitar você como amigo ou te rejeitaram desde o começo? (Catalina Fometici - Romênia)

R: Quando eu comecei a namorar a Tarja ela ouvia alguns comentários negativos sobre mim vindos da banda, nada foi dito diretamente a mim ou a ela. Mesmo com esse fato, eu nunca me senti rejeitado desde o começo.
Eles nos convidaram para os casamentos deles e nos os convidamos para o nosso. A Tarja mesma cantou no casamento do Marco a pedido dos noivos.

16)Como reagiram os garotos do Nightwish com a Tarja e seu casamento? (Katerina - Rússia)

R: Eu não ouvi comentários ruins vindo deles. Eu espero que eu esteja concedido dizer aqui uma história boa sobre nossos casamentos sem ninguém com raiva.
Em nosso casamento, como uma parte de uma tradição finlandesa, um grupo de “parentes” seqüestrou a noiva. Eu necessitei fazer algumas tarefas para tê-la de volta.
Foi um dos momentos mais embaraçoso em minha vida em que eu fui forçado a cantar com os caras do Nightwish a canção "Come Cover Me". Executamos a música ao vivo, com alguns instrumentos e equipamentos e eu tentei dar o meu melhor (que definitivamente cantar não e o meu campo). Eu posso concordar que se houver uma razão para que os caras me odeiem, este é ele! Eu destruí totalmente a canção… Eu ainda estou pesaroso e envergonhado sobre isso.

17)Você e o “Mister” Tuomas Holopainen tentaram estabelecer boas relações? (Shamova Maria - Rússia)

R: Nem boas nem más. Ele nunca tentou estabelecer nenhum tipo de relação comigo.

18)Seria Tarja a Prima Donna, seria o Nightwish (Tuomas) "idiotas"? Ou talvez eles apenas estejam cansados uns dos outros? (Stuart Sweeting - UK)

R: É muito engraçada sua citação, mas eu acredito que você esta certa sobre a segunda questão. Eu acho que a Tarja se cansou dos membros da banda e vice e versa.

19)Pelo que tenho lido, a sensação é que a banda estava há algum tempo desconfortável com a Tarja, mas eles escondiam isso. A Tarja tinha a mesma sensação? Tarja sentia-se mesmo desconfortável com os companheiros? (Asier Hormaechea Romero - Espanha)

R: O sentimento especialmente durante os últimos anos era no geral não era o melhor. Eu falo já sobre a tensão entre eles. O jeito da Tarja lidar com isso foi diferente do jeito dos rapazes: ela nunca escondeu isso deles. Ela explicou suas razões e pediu para eles acharem um jeito, todos juntos, de mudar aquele sentimento para melhor.
Hoje em dia, é óbvio que a Tarja não conseguiu.

20)O que você acha que o Tuomas quis dizer com diferenças culturais e espirituais na carta?(Francis Newton - UK)

R: O que ele mencionou na carta foi:”as diferenças culturais combinadas com ganância, oportunismo e amor é uma perigosa combinação”. Eu penso de que a única coisa “perigosa” aqui é a linha que eles cruzaram com suas palavras. Ninguém que não tenha um problema com diferenças culturais deveria mencionar isso. E muito menos deveria ficar remarcando isso como Tuomas fez.

Eu não gostei que a banda me apontasse na frente de todos como um muro na frente de seus propósitos. Mas eu acredito fortemente que não havia necessidade de me chamar de muro argentino.
Como é que o lugar onde eu moro tem haver com, na opinião deles, minhas más qualidades como pessoa?

Os membros da banda e alguns dos seus colaboradores são do tipo de pessoa que vão alegremente posar para uma foto abraçando um estrangeiro com um sorriso no rosto. Eles fizeram isso superficialmente comigo também, mas parece que o jeito que eles sentiam sobre isso demorou a aparecer.
Eu obviamente não tenho problemas com estrangeiros nem supostas diferenças culturais. Como prova disso, sou casado com uma.

21) Qual foi a primeira impressão que você teve de Tuomas / Nightwish quando sua relação e de Tarja começou? (Francês Newton – Reino Unido)

Durante um concerto em Guadalajara, México, na primeira turnê sul-americana em 2000, aconteceu um incidente que me deu uma impressão muito estranha dos membros da banda.

Um fã veio ao palco por trás e atacou Tarja enquanto ela estava cantando. Assim que eu pude, eu agarrei o cara, tirei-o do palco e o entreguei nas mãos dos seguranças. Depois de fazer isso, eu percebi que a banda não estava mais tocando.

Eu corri em direção ao backstage e cruzei com os membros da banda enquanto eles saíam.

O último a sair foi Sami, que me pediu para ficar com Tarja.
Eu não sabia o que estava acontecendo e não entendi o que ele quis dizer com isso. Apenas até chegar ao backstage e ver Tarja chorando e em choque.

Foi muito estranho para mim a banda tê-la deixado só e me pedido para confortá-la em vez deles fazerem isso. Eu, que conhecia Tarja há não mais que 9 dias!

22) Quais são seus sentimentos sobre Tuomas / Nightwish agora? (Francês Newton – Reino Unido)

Eu não sei como ajudaria a história se eu dissesse quais são meus sentimentos sobre eles no momento.

Eles são apenas como são. Eu cometi um erro ao acreditar que eles eram pessoas diferentes.

23) Como os eventos com o Nightwish afetaram sua relação com Tarja? (Francês Newton – Reino Unido)

Você pode dizer que o velho princípio do yin yang foi muito efetivo no nosso caso. Não importa quantas coisas ruins houve, alguma coisa positiva pode ser mencionada. Graças à banda, Tarja e eu estamos muito mais próximos, fortes e apaixonados agora do que nunca.

24) Você pode dizer, Marcelo, que essa ruptura da banda... Teria ainda acontecido depois de muitos anos, se você não tivesse conhecido Tarja? (Wassi – Finlândia)

Eu conheci Tarja e a banda na mesma ocasião em 2000.
Os problemas dentro da banda já existiam bem antes de eu entrar no cenário.

Na turnê sul-americana em 2000, um amigo brasileiro que trabalhou com a banda nos shows antes de eu conhecê-los, já tinha me dito que Tarja estava sozinha e que ninguém estava cuidando dela. Tarja ficou doente em São Paulo e ele teve que levá-la para o hospital. Nenhum membro da banda ou manager estava com ela.

Eu pude ver por mim mesmo que durante os dias restantes da turnê desde que eu os conheci, era fato que Tarja estava sozinha até mesmo para andar durante o dia.
Ela não se juntava aos membros da banda em nenhuma festa, apenas aparecia na hora do café ou do almoço ou quando fosse solicitado pelos promoters locais.

Durante a turnê Tarja já tinha me confidenciado o quanto ela estava se sentindo mal com a situação dentro da banda.

Se eu não tivesse relembrado as grandes realizações dela com a banda ou discutido sobre o que o futuro traria para ela, eu acredito que a ruptura, como você chamou, não teria acontecido agora, mas há muitos anos atrás.

25) Eu estava pensando se Tarja sente que Tuomas a interpretou mal ou se houve alguma outra razão ou desenrolar que nós não sabemos? Parece que há uma peça do quebra-cabeça faltando aqui: há alguma outra razão para Tuomas parecer tão amargo? (Rebecca Boone – Estados Unidos)

Eu acredito que nunca houve um entendimento correto do quanto sempre foi importante para Tarja cuidar de sua voz. Para cuidar dela e permanecer o mais saudável possível.

Nunca foi claro para eles como é importante ter um corpo em condições e se sentir bem para cantar.

Eu tenho certeza de que há cantores que podem fumar e beber e que isso funciona perfeitamente para eles. Eu posso imaginar que alguns tipos de cantores podem ter muita raiva e transformar essa energia negativa em uma performance memorável. Esse não é o caso de Tarja. A saúde mental dela, uma boa condição corporal e claro, também suas cordas vocais, são as cordas da guitarra dela. Sem elas estarem apropriadamente afinadas ou tocadas, elas podem se quebrar.

Eu concordo com você que uma peça do quebra-cabeça está faltando em todas as histórias ditas na mídia até agora.

26) Muitas pessoas dizem que tudo isso aconteceu porque ele Tuomas sentia algo por Tarja e esse sentimento não era correspondido. Foi a impressão que passou. Isso pode ser respondido? Ou não?
(Heluza Mercaus Viegas – Brasil)

Eu prometi que tudo seria respondido.

Para encurtar uma longa história, em Outubro de 2004 eu precisei pedir a Tuomas para vir falar com Tarja e comigo, no nosso quarto de hotel, no meio da turnê.

Mesmo que ele conhecesse Tarja há muitos anos antes de mim, ele nunca conseguiu atingir seu objetivo.
Nesse encontro eu disse claramente a ele que as chances dele de estar com Tarja tinham passado.
Eu precisei dizer para ele que não havia mais motivos para continuar tentando, já que eu me casei com ela.

Como de costume ele não falou muito, mas me disse que ninguém poderia seu amor por Tarja.

Depois desse infeliz encontro, tudo mudou.

O cara que até então dizia nas entrevistas que, sem Tarja, seria o fim do Nightwish, mudou seu discurso para: Nightwish é minha banda, minha música, minhas letras, o retrato da minha alma.
Você pode checar todas as entrevistas da banda antes e depois do fim de 2004 até hoje.

Tarja nunca mudou seus pensamentos sobre a posição dela na banda.
Ela nunca mencionou que o Nightwish era a banda dela ou que ela era mais importante que os outros membros da banda.

As letras do Nightwish são o diário de vida de Tuomas, como foi dito. Com essa nova informação que estou dividindo com você, por favor, cheque novamente algumas delas. Nós todos podemos encontrar maravilhosas músicas com lindas letras cheias de poesia. O significado delas não permanecerá mais tão incerto.

27) Tarja esteve envolvida de alguma maneira romântica ou amorosa com Tuomas (ele me parece com ciúmes)? (Mariela Todoroviè – Eslovênia)

Tarja nunca teve nenhum romance nem apaixonada por ele.
Eu recebi muitas perguntas acusando Tuomas de ser ciumento, invejoso, amargo e apaixonado. Eu não tenho interesse em fazer nenhum julgamento sobre essas coisas e os sentimentos das pessoas.

É engraçado se você checar a capa do “End of An Era” (que Tarja não propôs, mas aceitou).
Você achará o que parece ser um anjo (o nome de usuário de Tarja no fórum oficial do website dela) e um demônio ou Deus. Só esses dois personagens dominam a cena. Eu não pude achar nenhum outro personagem na capa.
Eles estão de pé, olhando para a direção oposta do outro.
Entre eles há um turbilhão e uma luz forte, ou atingindo ou saindo de um coração partido.
Definitivamente não é o coração de Tarja. O coração dela está muito saudável e cheio de amor, porque ela sempre o ouviu (ao invés de mim), como Tuomas a aconselhou a fazer na carta aberta.

O título da cena é “Nightwish – End of An Era”.
Você pode tirar suas próprias conclusões. Eu estou meramente descrevendo uma capa de DVD.

28) A situação entre você(s) e os membros da banda eram tão ruim a ponto de imaginar que a expulsão de Tarja foi planejada (porque parece que Holopainen a preparou por um longo tempo)?
(Héctor Hernández – Espanha)

Definitivamente nós não percebemos a expulsão por vir. Ela foi bem planejada e escondida pelos membros da banda e seus colaboradores próximos.

Não a esperávamos mesmo que a relação fosse tensa. Nós pensamos que a tensão foi causada, dessa vez, pela longa turnê, mas em nenhum caso era um novo sentimento. A futura folga de um ano, como foi planejada, deveria ter sido tempo suficiente para ajustar as coisas a fim de trabalhar propriamente e em paz novamente.

Foi erro meu e de Tarja termos supervalorizado as coisas positivas e não percebido como as coisas realmente estavam ruins. Nós fomos um pouco ingênuos, eu posso dizer hoje. Uma carta estraçalhou o sentimento de que as coisas poderiam ter sido melhores.

29) Tuomas tomou a decisão sozinho ou foi apoiado por todos os caras (porque na carta e em algumas entrevistas, soa como se ele tivesse tomado a decisão sozinho)? (Mariela Todoroviè – Eslovênia)

Eu não posso saber o que os outros membros da banda realmente pensavam ou se eles estavam receosos de não concordar com a decisão de Tuomas.

Só posso dizer que Tarja recebeu uma carta entregue a ela por todos os membros da banda e que Tuomas declarou que ele mesmo a escreveu. Ela foi assinada por todos os membros da banda.

30) Você acha que essa reação pueril de Tuomas com a expulsão, a carta, etc, é por causa do ciúme dele em relação a você e Tarja? (Héctor Hernández – Espanha)

Eu não posso justificar um comportamento infantil de um grupo de homens por causa de ciúmes. Um homem deve agir como um homem. Para mim, ciúmes é uma parede muito fina para se esconder atrás.

31) Você, Marcelo, percebeu alguma coisa negativa dos caras do Nightwish em relação a Tarja nos últimos dias da formação completa da banda? (Svetlana Nymphe - Rússia)

Apenas se nenhuma das palavras pudessem ser tomadas como coisas negativas. Às vezes Tarja nem mesmo recebia um “olá” de alguns caras da banda.

32) Tuomas disse “Pessoas que não se comunicam entre si por um ano não pertencem a mesma banda”, é verdade que Tarja e o resto da banda na se comunicava? Isso coincidiria com a ultima data do Nightwish na Argentina, ou talvez a falta de comunicação era só com o Tuomas? (Hugo Almiron - Argentina)

Eu gostaria de comentar novamente a respeito da expressão “não se falar”.
Foi comum durante a carreira da banda, questões importantes não foram informadas a Tarja, se houvesse algum problema, era sempre difícil pra banda discutir sobre isso juntos e abertamente. Isso criou uma grande tensão e como todos tinha suas próprias idéias, mas não as compartilhavam com ninguém. Tarja nunca teve medo de expor abertamente seus pensamentos, mas ninguém fazia nada para melhorar as coisas.
Na época do último show na Argentina, as coisas não estavam boas, mas Tarja e eu acreditávamos que ainda podíamos sentar e discutir as coisas pra assim melhorá-las. Nós ainda convidamos a banda, toda a equipe e empresários para uma festa em nossa casa. Cervejas Quilmes era uma grande tentação para eles recusarem. Foi dito pela banda que Quilmes era a melhor cerveja do mundo e a melhor coisa da Argentina.
Depois do fim de 2004 até um casual bate papo com Tuomas acabou, isso durou mais com o resto da banda.

33) Quero saber, se a relação entre você e a banda foi sempre difícil? (Katharina Lange -Alemanha)

Não. Devo dizer que muito raramente minha relação com os membros da banda era difícil.

34) Era apenas Tuomas que tinha uma relação ruim com você? (Katharina Lange - Alemanha)

Ele não teve uma relação ruim comigo, porque de fato nunca houve uma relação entre nós.

35) Por que você acha que a decisão foi anunciada em uma carta aberta ao invés de ser particular? (Marta Perez - Espanha)

A baixa alto-estima, a banda achou que não seria capaz de continuar sem Tarja.
Eles precisaram criar um plano que deixasse os fãs saber que eles tinham a intenção de seguir em frente. Eles também precisavam mostrar as gravadoras que ainda havia fãs interessados na banda.
Com esse propósito em mente, eles trouxeram a maior promoção e campanha de marketing possível, sem gastar um único centavo.
Eles usaram a mídia pra promovê-los de graça. E a mídia assim o fez.
Fora que o falatório foi e é desnecessário, e as razões obvias que eu posso encontrar para esse tipo de comportamento é que a publicidade é para aumentar as vendas do Nightwish ou fazer a vida da Tarja mais difícil.
Resultado: Até minha avó sabe que Tuomas Holopainen existe e que a banda dele irá gravar um álbum assim que arrumarem uma nova cantora.
Se eles tivessem dado exatamente a mesma carta a Tarja em particular, como vocês acham que eles teriam tido tamanha promoção e quem teria precisado pagar por isso?
Cada passo foi cuidadosamente pensado como os fatos mostram.

36) Como um experiente empresário musical, que a cantora e o resto da banda e equipe não se comunicassem por quase um ano, nem mesmo um “olá”? (Katrin Duemke - Alemanha)

A forma como a banda se comunicava com a Tarja era muito estranha de fato. Desde que eu os conheci.
Como você também mencionou a equipe, eu posso dizer que nunca houve problema de comunicação com a Tarja e a equipe. Eles sempre trabalharam profissionalmente e deram o melhor de si nos shows.
Eles seguiam as instruções que recebiam e também Tarja foi capaz de falar muito mais que um “olá” com a maioria deles.

37) Quando se tornou óbvio que a situação estava se desmoronado, você pessoalmente, fez algo pra tentar melhorar a situação em ambas as partes? (Katrin Duemke, Alemanha)

Eu acredito que a relação da banda se desintegrou desde a turnê do “Wishmaster”. Eu propus uma forma de trabalho a Tarja e ao Tuomas e ambos pareceram ter aceitado com prazer.

38) Você está igualmente chateado e desapontado com a banda toda, ou seus sentimentos estão direcionados ao Tuomas? Por quê? (Katrin Duemke, Alemanha)

Eu não estou chateado que eles tenham demitido a Tarja, talvez surpreso. Mas estou louco com a forma como eles o fizeram e a falação que continuou desde então. Tal comportamento desnecessário não é aceitável.
Posso dizer que estou extremamente desapontado, triste, de saco cheio, irritado, desrespeitado, traído e no momento muito cansado.
Honestamente o que mais me afeta é o estresse e o sofrimento que a banda causou a Tarja e aos nossos amigos mais próximos e parentes.
King Foo Oy e Spinefarm Records Oy são mais do que denominações legais de duas companhias envolvidas de formas diferentes com a banda. Muitas pessoas trabalham nessas companhias e é injusto que eu pense em todas elas de forma igual. Eu não preciso mencionar nome algum. Cada um deles sabe se eu tenho ou não motivos pra mencioná-los em minhas palavras. Minha maior gratidão vai para os outros.
Você está me perguntando se meus sentimentos estão direcionados só ao Tuomas ou mais alguém.
Eu não posso esquecer ninguém… eu posso dizer que o Tuomas foi o único capaz de direcionar ou esquivar-se de tal complexo plano.

Contudo, eu nunca esquecerei de ser grato a eles, não importa o que eles tenham feito. Eu não esquecerei de agradecer a eles por ter conhecido a Tarja.

39) Você disse que a banda e especialmente o Tuomas disseram coisas ruins e erradas sobre a Tarja, então eu presumo que você quis dizer que tudo que ele disse estava errado. Então eu gostaria de saber qual é a verdade em sua opinião. (Katrin Duemke, Alemanha)

Eu nunca mencionei que Tuomas disse coisas “erradas” ou ruins sobre a Tarja. Eu disse que ele estava nos desrespeitando em público.
Vocês precisam entender que Tuomas não mostrou qualquer respeito aos desejos, direitos e sentimentos da Tarja e meus. E eu ainda penso assim.
Não acho que tudo que ele disse estava errado. Eu lembro que ele escreveu que os valores da Tarja não são os mesmos dele. E eu fico muito contente com isso.

40) Tuomas mencionou duas citações de Tarja em sua carta: “Eu não preciso mais do Nightwish” e “Lembre-se Tuomas, eu posso deixar a banda a qualquer momento, deixando apenas um dia de aviso prévio”. Você sabe o que aconteceu que fez Tarja dizer isso ao Tuomas? Você sabe algo da conversa toda? (Katrin Duemke, Alemanha)

O que eu sei sobre essa discussão é que eu não estava presente.
Tarja foi capaz de discutir sem mim, como você pode ver.
Aconteceu em um avião e ambas as partes estavam gritando uns com os outros.
Eu não gostaria de fazer qualquer interpretação disso, já que a própria Tarja não lembra as palavras exatas que ela e as outras pessoas usaram.
O que eu sei é que a Tarja não deixaria a banda com apenas um dia de aviso prévio. Na verdade ela disse aos membros da banda em pessoa, suas razões para não continuar mais com eles. Estou explicando esse episódio e maiores detalhes nas questões 144/5/6/7/8. Isso aconteceu em dezembro de 2004. Ela informou que depois do próximo álbum do Nightwish que será lançado em 2007 e os shows referentes ao mesmo, ela não continuaria mais com a banda. Se você fizer uns cálculos fáceis, ela informou a banda sobre seus planos com três ou quatro anos de antecedência.

41) Parece que nunca houve uma relação boa entre você e o Tuomas. Como você vê isso em sua opnião? Apenas uma coisa típica, eu digo você não precisa gostar de todos, certo? Ou algo em particular aconteceu que causou essa tensão? (Katrim Duemke – Alemanha)

R: Ambos,eu acredito que você não pode (não consegue) gostar de todo mundo. Eu realmente nunca desgostei dele e por causa disso eu tentei me aproximar dele. A tensão como você mencionou ficou muito maior depois da reunião de Outubro de 2004.

42)Como foi a relação entre os membros da banda nos últimos 2 anos? Existia alguma tensão? (Katrim Duemke – Alemanha).

R:A tensão estava no ar desde que eu conheço a banda.
Apenas durante a gravação do Cd “Century Child” e promo para o álbum, como o começo da turnê Century Child que a tensão parecia ter ido embora.
Informações eram dadas a Tarja e todo mundo parecia feliz.
Logo em seguida disso, o sentimento bom começou a acabar novamente e nunca retornou até esses dias.

43)Não ficou suposto serem amigos mesmo após este triste final?(Katrim Duemke – Alemanha).

R: Eu já expliquei meu ponto de vista sobre amizade. Eu somente posso adicionar que o final triste e a maneira como as coisas aconteceram mostra o tipo de amizade que eles tiveram.

44) Você disse que Tuomas não falou com você quando tudo estava indo errado. Mas talvez ele não ousasse ou estava muito receoso com sua reação, mas você sempre tentava falar com ele? (Katrim Duemke – Alemanha).

R: Eu tentei varias vezes, pessoalmente, por e-mail ou telefone. Começando com nossa reunião em Kitee ate a nossa última reunião em um quarto de hotel durante a turnê do “Once” onde não discutimos nada sobre o negócio. Nesta mesma reunião eu disse para ele não ficar receoso comigo, que eu não estava indo bater nele. Então como você pode ver eu sempre disse na cara dele que ele não precisava ter medo de mim em todas as possibilidades.

45) Você sempre falou com todo o grupo para explicar sobre o futuro da banda e sobre o que estava indo errado? (Katrim Duemke – Alemanha).

R: O “comando” dizia isto: Tuomas é a banda, Tuomas é o empresário, como nós concordamos, para discutir o negócio em seu nome.
Eu tentei sempre primeiramente atravessar o empresário. Quando era necessário eu colocava cópias dos e-mails para todos os membros da banda para que ficassem cientes da situação. Eu quase nunca tinha reuniões com a banda para explicar-lhes coisas. Tarja fazia isso. Nenhum empresário, apenas membros da banda. Tarja tentou dizer para o Tuomas em diversas ocasiões sobre o futuro e problemas da banda. Nunca de outra maneira. Somente uma vez em todos os anos a banda pediu que se juntassem no backstage para uma reunião curta: uma reunião onde lhe deram a carta aberta em um envelope sem dizer sobre o que era

46) Foi Tarja que é (ou era) parte da banda e eles obviamente poderiam calar-se bem antes de você se tornar empresário dela. Então porque você não lhes deu a possibilidade para conversar um com os outros sobre os problemas que tiveram? Você decidiu com quem e o que ela deveria falar? (Camilla - Alemanha)

R: Eu espero que você entenda as explicações já dadas. Antes que eu me tornei empresário da Tarja, Nightwish estava "acabado". Em fato, eu devo dizer que somente controlei porque eu sentei Tuomas e Tarja em uma mesa para cada um falar sobre os problemas que tiveram, então Nightwish continua.
Eu não posso decidir a quem Tarja deve falar ou sobre o que deve falar.
Se Tarja fosse um vegetal que não compreendesse qualquer coisa, nós não seríamos casados. Cantar é sua habilidade menos desenvolvida.
O problema é precisamente o oposto: Tarja compreende o negócio muito mais do que a maioria das pessoas que eu sei que estão envolvidos com Nightwish, incluindo todos os membros da banda. E quando você tem determinado conhecimento, você pôde ferir os interesses das pessoas que podem somente trabalhar para suas próprias finalidades.

47) A Tarja e você tiveram alguma conversa com os caras da banda desde 23.10.? São você dois em contato com eles? (Lora Konstantinova - Stambolova Bulgária)

R: Não teve conversas desde esse dia.
Eu tenho tentado através de e-mail manter contato com Jukka e Emppu apenas para finalidades de negócio. Tarja começou entrar em contato com o Emppu através de e-mail no ano passado e com Marco também no ano passado através de SMS.

48)Você tem falado pessoalmente com eles desde que a carta aberta foi postada? Por que vocês não eram amigos durante seu tempo no Nightwish como "empresário”? (Sameer Shareef - Dubai)

R: Não. Eu não tenho falado com nenhum deles pessoalmente desde que postaram a carta aberta.
Eu nunca fiz parte da gerência do Nightwish.

49) Assim você deixou as coisas para ficar melhor com os membros da banda e a Tarja , quando a banda decidiu terminar sua colaboração com ela? (Katrin Duemke – Alemanha)

R: Não. Eles decidiram fazê-lo em uma carta aberta, dizendo que nós estávamos além do ponto onde as coisas poderiam ser estabelecidas conversando. Assim não deixaram nenhuma possibilidade de tentar qualquer coisa após isso. Eu tentei muito duramente antes.

50) Você acha há algo que qualquer um de vocês poderiam ter feito para impedir que isto acontecesse? (Sunnefa Thorarinsdottir – Islândia)

R: A maneira que eu vejo as coisas me conduzem agora a dois cenários possíveis. Primeira maneira poderia ter sido: não ter sido tão flexível desde o começo. Eu devo ter dito coisas claramente para todos os membros da banda diretamente, ninguém entre nós. Não somente a Tuomas ou aos empresários da banda. Naturalmente eu não acho que poderia ser a maneira em uma situação onde somente um seja o líder da banda que está delegando a sua gerência todas as atividades de negócio. Depois que se concordou que Tuomas teria seu empresariamento, parecia ridículo pedir uma reunião com todos os membros da banda, cada vez que havia uma dúvida sobre um determinado tópico.
Eu nunca saberei como a banda reagiria às coisas se tivessem tido o conhecimento completo sobre tudo do começo. Eu nunca saberei se faria uma diferença em tudo.

Eu nunca saberia se já fossem influenciados erradamente e tendo um preconceito mau de encontro a mim quando começaram receber a informação de o que estava acontecendo em torno deles e em seus nomes.
A segunda opção seria levantar minhas mãos e nunca te-la envolvida em tudo, se eu imaginasse o comportamento da banda. Nesse caso Nightwish com Tarja poderia cessar no fim de 2000.

O maior erro da Tarja não era tentar mais duramente abrir uma linha para uma comunicação com a banda. Mesmo que tentasse muitas vezes e mesmo que fosse o único membro da banda que tentasse, não era obviamente bastante.
Ela nunca deveria ter aceitado os maus tratamentos do empresário da banda desde o começo. Tentar ser flexível deu somente aos membros e ao empresário da banda a idéia que poderiam permanecer em sua posição confortável das coisas se decidindo primeiramente e informando a Tarja mais tarde.

51) Por que você acha que Tuomas Holopainen culpa você por tudo o que deu errado na banda durante os últimos anos? (Suneffa Thorarinsdottir – Islândia)

Se você ler novamente, ele não estava culpando só a mim, mas também Tarja.

Poucos dias depois que a carta foi publicada e com os primeiros comentários dos fãs e mídia, provavelmente ele percebeu que ir abertamente contra Tarja não foi a melhor jogada que ele poderia fazer.

A opção mais fácil seria achar um bode expiatório que não tenha fãs. Esse sou eu.

52) Você acha que as pessoas, especialmente os fãs, têm menos respeito por você agora do que antes de Tarja ser demitida? (Suneffa Thorarinsdottir – Islândia)

Eu posso brincar dizendo que alguns deles não têm respeito algum por mim?
Respondendo mais seriamente agora, se você acompanhou todas as coisas que foram ditas e escritas desde Outubro de 2005 até hoje, eu considero um milagre que alguém possa pensar algo bom de mim.

Eu pude olhar nos olhos dos membros da banda e colaboradores até agora, e farei isso novamente sempre que o destino os colocar no meu caminho. Não sei como reles se sentem sobre fazer o mesmo.

53) Como você se sentiu quando Tuomas começou a dizer coisas sobre você na carta aberta? Qual foi o primeiro pensamento que veio à sua cabeça quando você começou a lê-la? (Sandra Solis – E.U.A.)

Apesar de estar lendo a carta pela primeira vez eu lembro que estava concluindo, mesmo com as duras alegações, que pelo menos eles conseguiram expressar o que tinham em suas mentes e seus corações.

Eu achei que eles foram muito gentis em também darem a Tarja uma tradução para o inglês da carta. Eu entendi que eles consideraram o fato de eu não falar finlandês, então com isso eu poderia acompanhar as palavras deles.

Eu instantaneamente acordei da ilusão que estava criando para me enganar quando eu li a última linha da carta. “PS: essa é uma carta aberta para todos.” (“PS: this is na open letter to everybody.”)

Eu entendi que a carta era apenas o início de um plano e que ele seria compartilhado com todos. Então eu percebi como eles pensaram cautelosamente sobre a maneira de se promoverem.

E eu infelizmente estava certo sobre isso.

54) Eu gostaria de saber se você aconselhou Tarja desde o início a deixar a banda e se tornar uma artista solo. (Federico Iannonne – Argentina)

Na época do “Wishmaster”, quando tudo desabou, foi graças a mim que ela continuou com a banda em vez de se concentrar em sua carreira solo.

Por volta do ano 2001 Tarja recebeu as primeiras propostas para uma carreira solo. Mesmo que tenhamos abertamente discutido isso com todas as companhias gravadoras relacionadas com o Nightwish, nós deixamos bem claro que o Nightwish era a prioridade. Nós começamos a procurar uma companhia gravadora para a carreira solo de Tarja no final de 2004.

O primeiro problema que tivemos com todas as companhias gravadoras interessadas foi o agendamento do primeiro álbum solo dela. Todas as companhias queriam lançar o álbum imediatamente e nós concordamos em continuar as negociações apenas com as que aceitaram nossa condição de lançar o álbum de Tarja somente depois do próximo álbum de estúdio do Nightwish (a ser lançado depois do Once).

Isso significou que poucas companhias se retiraram. Eu gostaria de agradecer às companhias que já se interessaram e às outras que continuaram negociando conosco até nos decidirmos pela Universal Music Germany Domestic Division.

A situação com a banda estava tão ruim que Tarja foi forçada a anunciar a seus colegas o desejo dela de não mais continuar com eles.

Mesmo assim, ela manteve sua palavra de fazer mais um álbum com eles.

55) Se você em algum momento pensou em processar Tuomas por suas declarações e, portanto, se o Nightwish vai poder gravar o novo álbum por volta de junho. (Federico Iannonne – Argentina)

Eu não pensei em processar Tuomas por sua carta aberta ou seus comentários nos dias após a carta ter sido postada.

56) Gostaria de saber se por causa desse conflito entre vocês a banda decidiu não vir mais ao país. (Federico Iannonne – Argentina)

Não que eu saiba. Depois do último show, nas Obras Sanitárias em novembro de 2004, não houve planos de tocar na Argentina novamente com o álbum “Once”.

57) Tuomas continua a desrespeitar você e Tarja publicamente. Por que você sente que no fundo tudo o que ele disse entre 25 de outubro até agora é desrespeitoso para vocês dois? (James Van Nguyen – Reino Unido)

Se você ler novamente a carta aberta, você não pode evitar de achar não muito respeitosas apreciações sobre mim, Tarja, nosso amor, minha cultura, etc.
Eu vejo que você é do Reino Unido. Você pode provavelmente verificar traduções da mídia finlandesa através de muitas e diferentes fan pages.
Lá você achará como Tuomas e alguns outros colaboradores linguarudos têm dado suas opiniões.
Eu não serei o que reproduzirá aqui as citações deles, mas tenho certeza de que já que você foi tão gentil em me mandar seu e-mail e pergunta, você também terá interesse em pesquisar o que eles têm dito em público até agora.
Como dizemos na Argentina: “Minta, minta, minta! Sempre fica alguma coisa”.

58) Se Tarja já estava distanciada da banda, por que eles a demitiram agora e não antes? (Matias Falcucci Zuñiga – Chile)

Muito boa pergunta. Eu acho que eles não fizeram isso antes do último show da turnê por causa dos fãs. Os fãs, assim como Tarja, foram informados sobre isso com a carta aberta, mas não quando a decisão foi tomada.
Nós não sabemos exatamente quando foi isso foi decidido, mas 2 dias antes do último show não é tão ruim quanto 1 mês antes dele. Quantos concertos Tarja fez honestamente para as pessoas, e quantos os colegas de banda dela fingiram?
Eu apenas li de Tuomas que isso foi planejado há muito tempo.
Em minha opinião, todo dia que eles esperaram desde que a decisão foi tomada significa que mais fãs foram ludibriados.
Em todo show que a banda deu sob essa situação, mais fãs puderam vê-los mentindo. Um dia ficará claro quando isso foi decidido. Então os fãs poderão conferir se eles viram o Nightwish tocando como uma banda, ou se viram Tarja e os outros membros com o plano na cabeça de chutá-la.
Não houve acordo escrito que forçasse a banda a esperar até 22 de outubro de 2005 para chutar Tarja para fora.
Eu tenho para mim mesmo alguns palpites sobre o comportamento deles, mas acredito que você também pode adivinhar sem a minha ajuda.

59) Houve alguma discussão ou desentendimento pelo qual a decisão de dar adeus a Tarja foi finamente tomada? (Matias Falcucci Zuñiga – Chile)

Nós nunca fomos informados sobre os motivos deles além do que está na carta aberta.
Eu não me lembro de apenas uma discussão em particular que pudesse ter causado isso.
Eu apenas posso imaginar que depois do evento de Outubro de 2004, a idéia começou a crescer em Tuomas.

60) Alguma vez Tarja ou o Nightwish tentaram resolver seus problemas conversando ou sempre foram indiferentes à situação? (Matias Falcucci Zuñiga – Chile)

Tarja tentou muitas vezes. Ela pessoalmente informou Tuomas sobre o comportamento impróprio do empresário da banda e algumas vezes do ridículo comportamento de business e direção.
Ela também discutiu suas necessidades e desejos. Quando não era possível falar, ela se comunicava então por e-mail.
Ela tentou por si mesma e também através de mim chegar às pessoas.

61) Seu problema é apenas o Tuomas, ou a banda toda é um problema pra você? (Josh Shuttlesworth, EUA)

Tuomas definitivamente não é um problema meu. Nós discordamos em nossos pontos de vista sobre as coisas. Isso faz parte da vida.

62) Algumas pessoas ainda estão esperando que Tarja algum dia volte pro Nightwish. Você pensa que algo assim é eventualmente possível? Quero dizer, Tarja disse que voltaria se a pedissem… (Barbora Šastná, Republica Tcheca)

Eu nunca a ouvi dizendo que voltaria ao Nightwish se a pedissem. O que eu tenho ouvido é que ela não voltaria ao Nightwish se eles não a pedissem pra fazê-lo.
Em todo caso, eu não quero gerar nenhuma falsa ilusão como se isso fosse uma decisão só dela, eu estou apenas compartilhando meus pensamentos a respeito do assunto que você me apresentou.
Nós ouvimos que o tempo cura as cicatrizes, e nós sabemos também que muitas outras bandas mundialmente conhecidas já passaram por situações assim e tiveram um final feliz.
O que eu sei é que muitas coisas teriam que mudar para que isso acontecesse.

63) Você disse em sua mensagem que Holopainen nunca disse nada na sua cara. Ele teve alguma razão? Não creio que você se comportaria dessa forma para afetá-lo como se você não fosse aberto a conversar com ele… ( Barbora Šastná, Republica Tcheca)

Como eu mencionei antes, eu fui direto ao ponto para dizer a ele que eu não bateria nele se ele quisesse realmente falar comigo cara a cara.
Então qualquer que tenha sido a razão que ele tenha tido, veio de dentro dele.

64) Muitas pessoas pensam que não é bom ligar vida privada com trabalho. Desde que você casou com a Tarja isso se tornou inevitável, né? Você realmente pensa que esse foi o tal problema? (Barbora Šastná Czech Republic)

Essa situação podia ter sido evitada tendo profissionais trabalhando com a banda. Então eu não teria precisado estar no meio dos negócios da banda. Eu meu caso, trabalhar com minha esposa não foi um problema afinal. Foi um prazer. Provavelmente eu não teria me envolvido com a banda em circunstancias diferentes, mas eu ainda estaria trabalhando como empresário dela ou invés de contratar alguém de fora. É uma escolha, mas definitivamente não é a única possibilidade válida.

65) Estava Tuomas já pensando em uma nova cantora antes de demitir a Tarja e é essa a real razão dele ter decidido demitir ela? Então dando a estúpida desculpa que ela estaria agindo como uma Diva? (Cynthia Martin, França)

Meu desculpe, mas não tenho qualquer informação sobre isso.

66) Depois de ter sido demitida, Tarja ligou pra Liv Kristine para desejar a ela boa sorte com o Nightwish? Por que Tarja ligou pra Liv – há alguma razão? (Cynthia Martin, França)

Quando toda a confusão começou, alguns jornais na Finlândia colocaram Liv em suas capas como a nova cantora do Nightwish baseados em alguns rumores.
Como eu e Tarja conhecemos a Liv, nós achamos a situação estranha e então ligamos para ela e o Alex (Ander Krull, marido da Liv), para dar nosso apoio e dizer que não haveria problemas se essas novidades fossem verdade. Mas o Alex ficou muito surpreso sobre tudo que estava acontecendo, porque ninguém os contatou oficialmente pra fazer qualquer convite.
Eu realmente não creio que o Nightwish iria contratar uma cantora profissional com um marido como empresário…

67) Eu espero que haja alguma verdade no que Tuomas e os outros disseram sobre os negócios, e, portanto você está tentando limpar sua imagem, que é a que você merece. Ou estou totalmente errado? (Mikko Vartiainen, Suécia)

Digamos que a mensagem deles foi clara e forte o bastante pra você acreditar o que você ouviu e leu. Talvez você devesse se questionar se isso é o bastante pra você tirar conclusões certas sobre isso. Mas para esclarecer: eu sempre trabalhei honestamente dando o melhor de mim, eu não tenho nada a esconder ou do que me envergonhar.

68) Você acha que foi fácil para ele demitir a Tarja depois de todos esses anos juntos? Eu acho que ele agiu da melhor maneira possível dentro dos limites (todos nós temos nossas limitações). (Charles Dias Muller, Brasil)

Provavelmente não foi fácil para ele demiti-la e as limitações nós podemos ver na maneira como ele nos mostrou com uma carta aberta e sem ser homem o bastante para falar na cara.

69) Se eu a encontrasse na rua agora e dissesse oi, como você acha que ela reagiria? (Andrés Aparicio Gallardo, Panamá)

Esses tipos de encontros casuais têm acontecido antes e depois do rompimento. Tarja não é o tipo de pessoa que vive reclusa em casa.
Espero que um dia você tenha a chance de conhecê-la pessoalmente e não só através dos meus comentários que parecerão parciais.
Há muitos fãs anônimos que já tiveram essa oportunidade.

70) Nós sentimos uma ausência da Tarja com os fãs. Coisas como uma deficiência de comunicação os fãs nos shows, Marco é o frontman, e isso é muito estranho! A única banda em que o vocalista não é uma frontwoman. (Amanda Berger, Brasil)

Foi uma decisão do Tuomas e da Tarja. A idéia era manter a aparência rock do Marco e uma aparência mística para a Tarja. Eles pensaram que pra alcançar essa idéia, Marco deveria estar sempre falando enquanto Tarja ficava mais reservada.
Foi uma decisão artística, não estou dizendo se foi certo ou errado.

71) Por que você manteve sempre Tarja longe dos seus fãs quando o resto da banda ficava feliz ao se encontrar conosco? Na reunião BRITÂNICA com o fanclub BRITÂNICO do Nightwish, Tarja veio somente a um deles! (Kelly Kleiser - Reino Unido)

R: Bom que você perguntou isto. Eu responderei não somente sobre o Reino Unido, mas também sobre a situação similar que aconteceu em muitos lugares.
Como você está dizendo Tarja foi a uma de suas reuniões. Nós não sabemos quanto mais ocorreram.
Antes de um concerto, Tarja necessita preparar-se. Felizmente ela tem 3 horas para isto. Geralmente estava pronta em duas. Ela necessita preparar suas roupas, aquecer seu corpo , voz e maquiagem. Muitas vezes eu mesmo vi que muitos promoters improvisaram reuniões e acontecia de apenas informar sobre elas à banda no ultimo minuto, não dias adiantado.
Sabê-lo ainda somente duas horas antes do concerto soa muito bom para os outros membros da banda que não tiveram geralmente nenhum problema para fazer a parte deles. Era mesmo divertimento para ter algo fazer em vez de olhar as paredes. Para Tarja, isso não era o mesmo.
Mesmo com isso, você encontra muitas situações onde Tarja se juntou em reuniões dos fãs e há fotos delas disponíveis na Internet.
Não em cada concerto uma reunião foi arranjada a qualquer um. Eu necessitei enfrentar muitas vezes no ano passado as situações na turnê onde o empresário da banda sorria e dizia-me para não me preocupar. Que os caras poderiam assegurar que a Tarja não era necessária nas reuniões.
Hoje, após ter realizado o plano eles fizeram isso para jogar a poeira em Tarja e em mim, eu não posso saber se foi uma solução real dada ou se fizeram deliberadamente daquela maneira. Eu não posso recordar nenhum caso onde nós fomos informados do encontro dos fãs que não interferia em um concerto ou a outra atividade já organizada quando a Tarja se decidiu não fazer parte.
Eu compreendo como um fã seu desapontamento em acreditar que Tarja se decidiu apenas não o ver sem nenhuma razão, mas nunca foi isso. Em minha opinião, encontrar e cumprimentar deve sempre ter sido organizado em uma maneira que todos os membros da banda devem ter estado disponíveis para os fãs.

72) Se eu pensar na carta do Sr. Holopainen, ele escreveu muitas coisas desagradáveis sobre você lá. Você sentiu realmente que estava fazendo algo, que o fez (Tuomas) pensar de tais coisas? ( República Czech de Barbora Šastná)

R: É muito provável que eu tenha interferido no sentimento platônico do Tuomas pela Tarja. Eu tenho feito negócios, abertamente aos olhos da Tarja e ela podia realizar erros com as pessoas perto da banda. Até hoje, provavelmente muitas coisas permanecem "não claras" para os membros da banda. Tarja pôde ver e compreender por si mesma o que estava ocorrendo.
Compreender e aceitar suas próprias ignorâncias e limites são demasiado duras de suportar par algumas pessoas. Porque os nós seres humanos tivemos também às vezes as sugestões e as idéias que não que não funcionaram conforme o planejamento, mas a Tarja e eu, nos perguntamos sempre o que nós não sabíamos nem não compreendemos. Nós também ainda estamos ansiosos para aprender e ouvir propostas novas que compreendemos que podem ser melhores do que as nossas. Nós nunca lavamos nossas mãos dos problemas delicados.
Pôde ser que estas diferenças entre eles e nós os dirigiram a sua solução final.

73) É verdade que a Tarja não quis ser entrevistada no “Programa da tevê Jô Soares” no Brasil, o talk show mais visto no país? Se sim, por que recusou? (Carlos Alberto Chame Filho – Brasil)

R: Nós trocamos alguns e-mails com o promoter da turnê sobre a banda ir ao “Programa do Jô Soares” antes do começo da turnê. Em um deles datados setembro 8o 2005 eu confirmei que era muito bom para a Tarja ir ao "Jô Soares" fazer um playback de uma ou dois canções e dar uma entrevista. Isso foi quase 20 dias antes da Tv show (Jô).
Quando nós estávamos no México e antes de viajar a Brasil, nós discutimos com o promoter do Festival sobre o TV show outra vez. Mesmo eu tinha confirmado através do e-mail diretamente a ele que Tarja estava disposta ir ao programa de TV no Brasil, o promoter deu a informação oposta: que a Tarja não queria ir. Ele veio perguntar-nos no lobby do hotel se houvesse alguma possibilidade dela ir. Quando o promoter nos pediu, Tarja aceitou (esta vez em pessoa) para ir executar com a banda no programa. Quando nós estávamos falando com o promoter, o empresário da banda veio dizer que a banda não quis tocar; não importa o que dia isto ia acontecer. A razão dada era aquela para executar ao vivo ou playback um par das canções, o grupo deve de qualquer maneira ter necessitado construir acima de um estágio normal, mesmo que para um concerto banda. A banda considerou que não era necessário. Tarja, como disse, confirmou o talk show, o que seria muito bom para ela. Com a resposta negativa da banda, o promoter pediu Tarja se pelo menos quisesse fazer uma entrevista no programa. Tarja aceitou pela terceira vez. Infelizmente, quando o promoter tentou parar quando nós estávamos em um táxi com ele, estava muito tarde porque a produção do Jô Soares tinha programado algo diferente.
Isto é mais um exemplo bom da informação interna errada da banda dada a alguns fãs ou amigos.

74) Você sente realmente que Nightwish continuaria se não fosse pela união? (Ben George - Reino Unido)

R: Serem unidos ou não serem, eu acho que não mudou qualquer coisa. Se você quisesse dizer que provavelmente o Nightwish continua sem mim, eu respondo sim.

75) Você sempre distanciou deliberadamente a Tarja do resto dos membros? (Marina Martindale - Reino Unido.)

R: Não, eu não. Eu era apenas amável com ela e ela preferiu ficar perto de mim em vez de ficar perto deles. Tão simples quanto isso

76) Você é realmente tão "super-protetor" da Tarja como as pessoas dizem que você é? Eu recordo que lendo em uma entrevista que a banda fez com a revista Kerrang! Você foi descrito como sendo “um menino mimado que espera sua mãe para terminar de fazer as compras” ou algo assim quando você esperava Tarja terminar sua entrevista e também foi dito que ela parecia completamente indiferente a isso. Você foi a todas suas entrevistas ou apareceu em público como citado na revista? (Marina Martindale - Reino Unido)

R: Aquela entrevista que você mencionou é um outro exemplo excelente de como a verdade é parcial, realçada com uma apreciação muito especial dos fatos do jornalista, está criando uma imagem falsa sobre algo que você não sabe.
A entrevista ocorreu em uma igreja velha muito agradável aos arredores de Helsinki. Estava em um dia ensolarado, mas usual, frio na Finlândia. Nós fomos ao lugar com um táxi enviado ao nosso hotel para nos levar. Quando nós chegamos, os membros da banda já estavam lá. A igreja de madeira foi aberta somente para uma sessão de foto para a revista. Era um interior muito mais frio do que fora. Quando a sessão de fotos acabou, todos partiram com exceção do jornalista, da Tarja e de mim. Ele começou a entrevista em um banco fora da igreja. A igreja situada no meio de uma floresta e seu parque tem somente um banco. Eu permaneci lá, andando no parque e jogando com um esquilo. Não houve interrupção da entrevista (completa). Então aguardei ate o final da entrevista. Quem era eu para interromper a entrevista? Eu definitivamente não estava fazendo parte disto. O sol se pôs e começou mais frio. Como nós tínhamos um carro a espera que estacionou próximo ao parque, eu sugeri continuar a entrevista dentro do carro em vez de terminar a entrevista e sair. Tarja e o jornalista sentaram-se atrás e eu sentei na parte dianteira ao lado do assento do motorista. Eu era obrigado permanecer fora do carro para me congelar? Eu não penso assim.
Naquele tempo, o jornalista me fez uma pergunta, muito informal. Nunca pediu a permissão para usar ou se eu fosse interessado fazer parte da entrevista, assim que eu respondi apenas como uma cortesia, mesmo que eu fosse incerto porque ele estava perguntando de repente qualquer coisa. O jornalista fez então suas apreciações sobre coisas na nota como aparecidas no revista. Alguma delas podem ser legais, mas não necessariamente todas. Era a primeira entrevista fora da igreja em um meio de uma floresta e também a primeira entrevista que eu vi, terminando em um carro. Usualmente isto não acontece. Usualmente as entrevistas são feitas em lugares como hotéis, quartos ou em uma gravadora, em uma cafeteria ou restaurante. Nós tentamos ser amáveis e tornar simples para o jornalista e a Tarja aceitou fazer a entrevista naquelas circunstâncias. Assim nenhuma queixa, mas infelizmente o jornalista não retornou o favor.
Para terminar com sua pergunta, eu não a estou sentando ao lado de Tarja durante todas as entrevistas que ela faz, como você gostaria de saber.

77) Por que a Tarja influenciada por você (de acordo com o que o Tuomas disse),se recusava a ensaiar com o resto da banda? (Emanuel José Domingos Fialho Portugal)

R: Tarja não se recusava a ensaiar com o resto da banda.Apenas não havia necessidade dela fazer isso o tempo todo.
Novamente, isto é também um caso onde a banda estava trabalhando como ela por algum tempo.
Por exemplo, você verá no documentário do “End Of An Era DVD” que a banda ensaiou a musica “The Creek Mary´s Blood” com John Two-hanks um dia antes do concerto. Tarja supôs estar já preparada para executa-la ao vivo. Infelizmente, aqueles últimos dois dias foram muito estressantes para todos e Tarja estava doente, com febre e sem muita voz.. Não era nenhuma necessidade para Tarja que diz que “não quis” ensaiar. Era óbvio para todos e ela disse que não ia no minuto último. Se você verificar corretamente, você verá que mesmo a banda não ensaiou a canção por diversas horas, mas sim muito antes do concerto.
Durante as turnês, você não precisa de muitos ensaios, porque a banda já esta tocando tudo certo. Não era tal necessidade para Tarja fazer parte dos ensaios toda hora. Quando Nightwish começava uma turnê com um álbum novo, Tarja juntava ao resto da banda para ensaiar, nenhuma dúvida sobre isso. Mesmo após um intervalo muito longo que acontece também. Quando havia uma canção nova adicionada ao set list, ou uma canção velha a banda não executava regularmente, Tarja se juntava no sound check para executar a música certa.
Tarja é uma musicista treinada e uma profissional que não necessita muito mais do que isto (muitos ensaios). Como eu disse antes, também a banda soou sempre muito firmemente ao vivo e não foi um pesadelo para que Tarja se juntasse a eles, mas o oposto.
Era comum o engenheiro de som dizer para nos que a Tarja realmente não era necessária na checagem de som. Embora certas vezes Tarja sentisse necessidade de fazer isto (checar o som). Durante turnês longas, para vocalistas, é melhor não se esforçar muito. Eu não influenciei Tarja sobre como manter sua voz em uma boa forma. Ela quem ensinou-me e instruiu-me sobre o que fazer e não a outra maneira

78) Porque Nightwish não visitou a Rússia com a ultima turnê? Tem a ver de algum modo com o fato que o Tuomas mencionou que você não quis que a banda executasse em lugares pequenos? Ou por outro motivo? (Polina Morokova – Rússia)

R: Havia algo mais.
Duas vezes durante a turnê do Once nós ouvimos sobre a possibilidade para que a banda fosse tocar na Rússia.
Primeira vez, eu não recebi os detalhes sobre isso, apenas um comentário vago que alguém pudesse estar interessado levar a banda para tocar. Segunda vez não era apenas uma idéia, mas uma proposta desobstruída para fazer 2 shows (São Petersburgo e Moscou) em setembro 2005. Com o mesmo promoter que nós temos trabalhado antes sem nenhum problema e que se estava "liberando" também o Once na Rússia.
Os lugares propostos e toda a informação fornecida pareciam bons, juntando também a programação que nós tivemos naquele tempo. Tarja e eu aceitamos as circunstâncias e informamos ao empresário da banda sobre isso. Mais tarde nós fomos informados que a banda decidiu não ir, com medo da situação política instável do país naquela época.
Tarja oferecerá agora a dois concertos de natal na Rússia em dezembro de 2006.

79) Eu gostaria muito de saber por que você considera que as pessoas estão mais interessadas em sua opinião do que na da Mrs. Turunen Cabuli. (Timo Möttönen - Finlândia)

R: Eu não acho que as pessoas devem estar mais interessadas em minha opinião que na opinião da Tarja. Eu acredito definitivamente que a opinião da Tarja, ou a opinião de qualquer outro membro da banda, é muito mais importante para os fãs do que minhas próprias opiniões.

80) Eu estou ansioso para ouvir o ponto de vista dela sobre as matérias que os outros membros da banda estão a ponto de publicar no livro. (Timo Möttönen – Finlândia)

R: Quando isso acontecer, ela provavelmente decidirá o que fazer sobre isso.

81) Esta não é a maneira certa de ganhar fama. Ninguém sabe quem é você então "fique na sua". (Orvin Gonzalez)

Infelizmente você sabe quem sou eu, desde que esta me mandando uma pergunta. Eu adoraria voltar ao meu antigo status de não famoso. Tem sido um "presente" da banda que carregarei comigo, mas apenas por algum tempo.

82) Eu li em um artigo recente que a Tarja se expressou dizendo que ela gostaria de gravar um álbum solo sendo um mix único de Metal/Rock e sua bela voz operística. Se este é o caso, porque ela escolheria fazer isto sendo que muito recentemente Tarja disse à imprensa que não tem um forte amor por Rock/Metal o que faz da idéia dela para seu álbum solo soar como uma forma de imitação do som do Nightwish; uma combinação provada de sucesso. (Charlotte Bartle – UK)

Quanto de Nightwish a Tarja representa?
Quando você percebe que é o Nightwish quando a banda toca “Highest Hopes” ou algum cover do Megadeth?
Eu não tenho dúvidas e nenhum problema em citar que sem a música da banda e seus membros, Tarja não estaria na posição que ela está no momento como cantora.
Por outro lado, é também um fato, por exemplo, que eu nunca estaria interessado, como dono de uma gravadora, na banda se a Tarja não fosse a vocalista.
Então, Tarja precisava da banda assim como a banda precisava de Tarja.
A combinação entre eles foi de sucesso.
Dito isso eu devo também dizer que ela não precisa imitar o que também é som dela.
Paul Mccartney não está imitando os Beatles quando toca uma canção dos Beatles ou uma nova canção. Ele era um dos Beatles. Sem evitar responder a sua pergunta, eu posso dizer que ela não copiará o Nightwish da mesma maneira que a banda deixou claro não substituir Tarja com um clone.
Então ambas as partes estão envolvidas. Tarja em sua direção, diferente da direção da banda.
Tarja sempre mencionou que ela não conhecia muito sobre Rock/Metal quando ela se juntou ao Nightwish.
É óbvio que ele estando 9 anos em uma banda de Heavy Metal e nunca desejando deixar devido uma diferença em suas preferências musicais, ela também gosta de música pesada.
Eu tenho certeza de que aqui não é o lugar ideal para me extender sobre como Tarja vê sua própria música e idéias, então melhor a deixar explicar do que eu.

83) Eu gostaria de saber por que o show do dia 8 de Outubro no Chile foi cancelado. (Claudio Alarcon – Chile)

Foi proposta à banda 3 grandes shows em festivais: México, Brasil e Chile.
Foi aceito apenas se os 3 shows acontecessem como proposto. Principalmente porque pareceu naquele momento, a única chance de ir ao Chile durante a turnê do Once.
Depois de algum tempo, o organizador de turnê decidiu mudar a data no Chile para outra data no Brasil. Ele provavelmente não foi capaz de confirmar um show no Chile com um organizador local ou outro show no Brasil parecia ser mais vantajoso para ele.
O empresário da banda, ao invés de tentar fazer o organizador entender que o interesse era fazer um show em cada país, aceitou a mudança sem reclamações.
Tarja não teve outra chance a não ser aceitar isso.

84) Porque você demorou tanto para responder às falsas acusações de Tuomas? (Matias Tomasini - Argentina.)

Algumas vezes na vida você precisa ser paciente. Esta foi uma destas circunstâncias.
Eu não queria apressar em uma resposta rápida. Agora que algum tempo passou, é mais fácil ver as coisas de uma diferente e melhor perspectiva.

85) Você acha que ele tinha inveja por causa da fama da Tarja e seu talento era notavelmente maior que o seu próprio (Tuomas)? (Matias Tomasini - Argentina.)

Sendo Tarja a incontestável imagem principal da banda (de acordo com as palavras do Tuomas) e tendo uma carreira solo, eu acho que o Tuomas tentou seu melhor para ter uma fama similar que a Tarja tem.
Eu não posso dizer se seus talentos são menores ou maiores que os da Tarja. É como comparar maçãs com laranjas. Eles têm definitivamente talentos diferentes.

86) A carta do Tuomas pareceu ser designada para descrever você e a Tarja como pessoas desonestas. Porque você acha que o Tuomas faria isso? (Frances Newton – UK)
Eu acho que ele tentou se desculpar para os fãs de estar demitindo a Tarja. Parece que ele nunca entendeu que escolher não trabalhar com a Tarja mais não era o problema. O problema foi a maneira que ele fez isso.

87) Toda a situação parece ter crescido de uma falta de comunicação. Você se tornou uma pessoa para falar pela Tarja e ela parece não participar das discussões. Não poderia isto ser uma parte do problema? (Ann Marie Reilly USA)

Eu nunca fui uma pessoa para falar pela Tarja na frente de seus companheiros de banda. Ela sempre falou com eles abertamente sem mim.
Problema era que eles não se esforçavam para expressar seus pensamentos e então não havia discussões, a não sei as vezes que a Tarja propunha para eles.

88) Você não acha que de isto de fato trará danos para a carreira solo da Tarja com esta "novela" de disputa?  (Sara Scott – Inglaterra)

Nunca este nos meus planos discutir sobre coisas privadas em público.
Se você seguir as notícias desde Outubro de 2005, você perceberá o quão paciente eu tenho sido.
Também muitas coisas têm sido ditas sobre minha vida em público, então eu senti que era o bastante. Eu fui forçado a tomar esta decisão.
É difícil falar sobre danos no momento. Tarja já tem uma longa carreira e uma clara linha de conduta durante os anos. Não demorará muito para as pessoas entenderem melhor os motivos porque a banda tinha que demiti-la da maneira que fizeram. Tarja também tem muitos planos e uma carreira ainda maior em seu futuro.
O tempo dirá.

89) Porque a Tarja não disse nada para o público ou imprensa sobre como ela era tratada pelos outros membros da banda? Tem bastante tempo desde que as coisas não estavam bem na banda. (Alex Estevam – Brasil)

Tarja definitivamente acreditou que as coisas iriam melhorar. Não havia razão para discutir em público nada do que aconteceu dentro da banda e aquelas coisas que deveriam ter sido guardadas para a banda.

90) Você pensa da mesma maneira que os fãs, que a imagem número um do Nightwish é Tarja e sem ela não há como continuar com a banda? (Augusto Cesar Santini – Argentina)

Eu acredito que assim como muitas outras bandas fizeram, o Nightwish também pode continuar sem a vocalista que eles tiveram durante 9 anos.

91) Poderia Tarja continuar como cantora do Nightwish e cantora solo ao mesmo tempo se o rompimento não tivesse acontecido? (Svetlana Nymphe - Rússia)

É fato que durante os anos de Nightwish, Tarja fez duas turnês com seu projeto clássico chamado Noche Escandinava. Ela fez algumas apresentações ao vivo com a colaboração de outros músicos também.
Ela lançou um single de natal na Finlândia e era pra ela lançar seu próximo álbum de natal enquanto ela ainda era membro da banda.
Sempre, a prioridade foi o Nightwish e ela esteve fazendo suas atividades solo durante seu tempo livre. E devemos lembrar que todos os membros do Nightwish têm seus projetos aparte há muito tempo.

92) Tarja planejou participar das gravações do novo álbum do Nightwish? (Svetlana Nymphe -Rússia)

Sim. Ela decidiu que participaria das gravações do próximo CD, depois do Once. E informou a banda sobre isso em dezembro de 2004.

93) Quando Você e Tarja sentiram que os outros membros da banda não tinham a mesma visão de trabalho sobre musica? (Clemence JONQUET - França)

Eu acho que você está me perguntando sobre a música em si. Nesse caso, eu devo dizer que para o meu conhecimento, eles nunca tiveram nenhuma discussão sobre música.

94) Eu gostaria de fazer essa pergunta aos dois – poderia haver a verdade que o Tuomas disse que vocês não querem enxergar? (Todd E. Florian - EUA)

Eu acredito que o que o Tuomas disse é verdade ao menos pra ele. E por isso eu não posso culpá-lo. Ele provavelmente acredita na maioria das coisas que ele tem estado dizendo. Qual informação ele recebeu pra acreditar nisso, já é outra história.
Não estamos aqui pra determinar quem foi o mais cego, Tuomas ou Tarja.
Acho que é isto é uma competição sem sentido.

95) Parece que muitas vezes a comunicação com respeito aos concertos e etc não chegou a você ou a Tarja. Então, você mais tarde, como empresário da Tarja, tomou providencias mais enérgicas pra conseguir essas informações? (Katrin Duemke - Alemanha)

Eu sempre tentei, mas esse provavelmente foi o problema.
Eu mesmo tentei muitas vezes conversar com os agentes da banda e também com o Tuomas.
Em alguns assuntos eu acreditava que os agentes da banda estavam escondendo a situação real da banda. Eu fui forçado a pensar que os membros da banda não acreditavam na tarja ou em mim.
Eu não podia acreditar que a banda era tão cega de não perceber e entender alguns conceitos básicos sobre turnês, marketing e promoção, mas acima de tudo, sobre respeito.
Eu comecei a repassar meus e-mails com os agentes da banda para todos os membros da banda.
Depois de dúzias de e-mails, eu esperei que a banda fosse fazer algumas mudanças na forma sobre como recebíamos as informações. Eu esperei também uma mudança no sentido da banda ser capazes de ver por si mesma o baixo nível da linguagem usada para se referir a mim e a Tarja. Eu esperei que eles pusessem um fim a esse comportamento, mas infelizmente nada mudou.
Eu já mencionei algumas frases ingênuas que temos na Argentina, aqui vai mais uma: “A culpa não é dos porcos, é de quem os alimenta”.

96) Você disse que Tuomas/ Ewo podiam ter falado com você, mas você marcou reuniões com eles? (Katrin Duemke - Alemanha)

Eu marquei reuniões muitas vezes e como eu disse, expliquei a situação através de e-mails muito mais vezes.
Você mencionou Tuomas/ Ewo em sua pergunta, mas até aqui eu nunca mencionei o empresário da banda.

97) Você não acha que os assuntos poderiam ter sido discutidos cara a cara se vocês dois não tivessem chegado mais cedo? (Katrin Duemke - Alemanha)

Não houve assuntos que não foram discutidos cara a cara por falta de tempo.
Tempo foi algo que sempre tivemos em excesso durante as turnês, por causa da espera de diferentes atividades nos aeroportos, hotéis e locais de show.
Se alguém da banda quisesse falar algo cara a cara teria achado bastante tempo para isso.
Muito facilmente, da mesma forma que eu e Tarja, nós sempre achávamos tempo para pedir uma reunião.
Temos que lembrar que durante o ultimo ano nós não entendemos a quantidade de dificuldades que nós agora respectivamente parecemos ter tido. A banda já tinha em mente demitir a Tarja e eles não precisaram de qualquer conversa comigo ou com a Tarja. Eles não tinham motivo para sufocar a coisa.

98) um grande assunto na carta do Tuomas é sobre o concerto em Oslo. Então quando exatamente você foi informado sobre esse concerto, quantos dias, semanas de antecedência? (Katrin Duemke - Alemanha)

Você quer exatidão. Eu lhe darei a informação exata.
Toda a comunicação aconteceu via e-mail.
A primeira vez que o concerto foi mencionado a mim foi em 13/05/2005.
“Nós devemos fazer um concerto para 1500 pessoas em Oslo no dia 04, domingo”.
Um pouco mais de detalhes, embora não a informação completa necessária para confirmar um concerto foi enviada muito mais que dois meses depois, em 27/07/2005.
Entre 29/07/2005 e 01/08/05 foram trocados alguns e-mails para colher mais informações a fim de decidir se o concerto aconteceria ou não.
Naquele dia, 01/08/2005 eu mencionei que não havia interesse em tocar em um palco pequeno dois dias depois de um grande show para 15000 em Hell, Noruega.
Eu também expressei em meu e-mail que se fosse um show para 6000 pessoas, claro que faria diferença, mas tocar no oeste europeu para 1500 pessoas não faria sentido para uma banda como o Nightwish. Por razões opostas Tarja confirmou Grécia, Eslovênia, Eslováquia e etc.
Eu devo te explicar agora muito sobre, marketing, promoção e negócios em geral para você entender as razões que eu expliquei acima. Mas não é hora para se fazer isso. Essa foi minha opinião até o momento e ainda estava aberto a discussões, e o mais importante é que até aí eu achei que o concerto ainda estava em fase de planejamento, mesmo como em outros concertos, as coisas ainda estavam sobre discussão. Os honorários nunca foram uma discordância de nossa parte, deixando claro que não era o assunto dinheiro de nossa parte para fazer ou não o show.
Mas foi no mesmo dia, 01/08/05 que a razão do concerto acontecer era evitar passagens aéreas caras para voltar à Finlândia.
O fato é que se nós não fizéssemos o show em Oslo nossas despesas extras seriam um tanto maiores, porque precisávamos voar TODOS de volta e pagar a viagem de todo mundo de volta pra suas casas na Finlândia também.
De qualquer forma, a verdade chocante só veio no dia seguinte, 02/08/05. eu lamentavelmente recebi a informação de que o Rockefeller está esgotado, mais eu direi aos caras pra cancelarmos…
Minha respostas exata foi:
“ Como assim, está esgotado se agora que nós apenas estamos discutindo se faremos o show ou não?”.

E as coisas continuaram piorando quando empresário da banda Ewo respondeu:
“A coisa saiu do controle novamente, por favor tente se lembrar que NÃO é você organizando esse show… contudo Rockefeller foi agendado, porque NINGUÉM achou que vocês se RECUSARIAM fazer isso! Mas vocês nos surpreendem o tempo todo!
Haha, nós podemos dizer aos promotores agora que é a Tarja quem está se recusando a fazer os shows”.
As palavras que escolhi para responder naquele momento, explicam um pouco mais como as coisas eram.
“Ewo, as coisas saíram do controle porquê você nunca me consultou. Nós não estamos organizando esse show nem dispostos a fazê-lo”.

Como vocês sabem as coisas foram se tornando mais claras a todo o tempo, nos foi pedido que fizéssemos nosso melhor para achar uma solução. Algumas vezes funcionavam, outras não, e muitos shows aconteceram. Mesmo que alguns deles não fossem 100% interessantes para nós. Mais uma vez não estamos mudando nada, apenas continuando na mesma linha.

“ Fale a verdade aos promotores, que você agendou um show sem consultar o artista. Isso é sua culpa, não da Tarja. Vamos deixar assim. Nós agendamos muitos shows até o Hartwall e nós queremos fazê-los o melhor possível. Mais uma vez, não é nada contra ti, não encare isso de outra forma então… .. Eu entendo como você gostaria que as coisas fossem, mas eu não concordo. Da mesma forma como eu tenho certeza que você entende o que estou dizendo. Isso não é fazer de você um monstro e eu um santo, ou vice-versa. Apenas relaxe”.
Depois disso, as coisas se acalmaram, até dia 12/08/05, quando eu fui consultado novamente se haveria qualquer chance de fazer o show. Obviamente nada disso foi discutido antes.
Tarja achou melhor ceder e fazer o concerto. Toda confusão foi culpa do empresário, não dos fãs nem dos promotores.
Nós precisamos mudar os planos nas nossas horas livres que incluíam ensaios da Tarja na Finlândia para sua turnê de natal.
Como dissemos antes a razão do concerto ter acontecido foi evitar pagar o vôo da banda e da equipe, nos tivemos que ficar em Oslo.
Nem em todos os hotéis havia possibilidade para Tarja ensaiar, a menos que eles tivessem uma sala onde ela não fosse incomodada pelos outros hóspedes.
Pela primeira vez na turnê, nós perguntamos se havia a possibilidade de arrumar um apartamento com um piano ou teclado para Tarja pudesse seguir sua vida normal.
Nós fomos convidados a passar nossos dias na casa de um amigo de um dos promotores. Ele foi muito gentil e nós passamos belos dias em Oslo e Tarja foi capaz de ensaiar como planejado.
O bolo de morango veio dois dias antes da saída para essa parte da turnê.
Nós recebemos o cronograma onde foi informado que a banda e a equipe voltariam pra Finlândia depois do concerto em Oslo.
Esquecidas foram às explicações dadas a nós para fazermos o show: ficar em Oslo para evitar despesas.
Obviamente era tarde demais para nós, mesmo marcado o vôo de volta à Finlândia, então decidimos pensar que tudo foi apenas um pesadelo.
Finalmente Tarja viajou para Oslo e foi aceito que o concerto dado foi ótimo, assim como os anteriores.

99) Por que houve essa falta de informação em sua opinião? Quem deixou de te informar sobre isso? Tuomas? Quem era o responsável por informar a banda e a Tarja sobre as datas dos concertos? (Katrin Duemke - Alemanha)

Tuomas decidiu ter seus próprios agentes para representar seus interesses e dos outros membros da banda: King Foo.
Nós concordamos que os negócios seriam comandados por eles.
Então eu nunca esperei que o Tuomas em pessoa detalhasse-me detalhes sobre as turnês ou atividades promocionais.
Quando a informação na chegou a mim (e obviamente nem a Tarja) informei ao Tuomas o que estava acontecendo. Eu preciso dar os créditos a ele que ele fez o melhor para modificá-la.
Infelizmente quando os problemas persistiram, Tarja ou eu mesmo o informei de novo, de novo e de novo.
Depois que nada mudou. Eu concluí que ele perdeu o interesse em tentar resolver os problemas que nós estávamos abertamente mostrando a ele, o que ele deixou seu pessoal fazer as coisas de propósito com o resulto final que todos nós conhecemos hoje.
Não estou aqui para julgar o Tuomas como músico ou homem de negócios.
Tenho certeza que dentro dele ele sabe o que aconteceu em sua cabeça, não importa o que ele diga aos fãs.

100) Por que foi necessário você atuar como empresário da Tarja dentro da banda? (Katrin Duemke - Alemanha)

Infelizmente foi necessário naquela época.
Você deve lembrar que depois da turnê do “Wishmaster”, até para o Tuomas a turnê foi estressante e mal organizada o que causou uma atmosfera ruim na banda.
Tão ruim que ele decidiu parar com a banda.
Nem Tarja estava disposta a continuar sobre as mesmas condições.
Até aí, o futuro “oficial” empresário da banda tinha dado uma ajudinha… um modelo que provou por si só e para o líder da banda, que não estava funcionando.
Já nessa parte Tarja perdeu sua confiança nas habilidades de Ewo e Tuomas de comandar qualquer negocio importante. Mesmo assim Tarja estava confiando nas pessoas. Como foi explicado antes, Tarja chamou Tuomas para uma reunião em Kitee onde nós propomos e explicamos um plano de comunicação e sermos capazes de trabalhar a partir daí.
Uma coisa muito importante para se comentar: Tuomas como líder, e dono da idéia por trás do Nightwish, ele podia de recusar nossa proposta. Essa proposta não era o único caminho pra continuar, mas era uma possibilidade. Mas ele não disse não.

101) Tarja participou da confecção do álbum Once? Tuomas disse que ela só estava lá para gravar a voz dela e nada mais. Como você explica isso? (Katrin Duemke – Alemanha)

Desde as 3 primeiras músicas demo, a banda deu as músicas a Tarja quando elas já estavam prontas.
Angels Fall First funcionou do mesmo modo. O mesmo procedimento eles mantiveram para Oceanborn, Wishmaster, Over the Hills and Far Away e Century Child.
Tarja estava sempre praticando e interpretando as partes dela por si só.
Apenas no estúdio, Tarja e Tuomas (ajudado por Tero) trocavam opiniões sobre arranjos vocais.
Se você tem uma fórmula bem-sucedida, por que trocá-la?
Para o Once, isso mudou um pouco, já que pela primeira vez a banda e Tarja fizeram versões demo de duas músicas antes de ir ao estúdio para a gravação definitiva.
Essa é a maneira que o Nightwish trabalhou por nove anos. Ninguém nunca reclamou durante esse tempo e a fórmula provou ser efetiva.

102) Onde você pode ver palavras insultantes de Tuomas sobre você e Tarja? (Katrin Duemke – Alemanha)

Por favor, leia a carta aberta e as palavras que ele deu à mídia depois que a carta foi postada.
Não é só o uso de gírias vulgares que denota insulto.

103) Sr. Cabuli, você também disse que Tuomas continuou a ofender você e sua esposa desde que ela foi forçada a deixar a banda, mas nós nunca ouvimos coisa alguma do tipo, já que Tuomas até mesmo parou de falar sobre esse assunto desde muito tempo atrás. Como você comenta isso? Não há nada público, não há prova de que ele ou outro membro do Nightwish disse algo que fosse ofensivo a Tarja ou você, senhor! (Anca Hozoc – Romênia)

Eu tenho certeza de que você não tem acompanhado o que vem sendo dito na mídia. Desde a carta aberta e vários meses depois, sempre tem havido comentários de Tuomas na mídia. Se você disse que Tuomas parou de falar nesse assunto há muito tempo, eu receio que estejamos discutindo aqui sobre um Tuomas Holopainen diferente.

104) Senhor, eu acredito que você tem falado o bastante sobre isso na frente da mídia, e é tempo de virar a página! (Anca Hozoc – Romênia)

Cara Anca, eu li sua pergunta anterior e essa agora.
Parece que você entendeu as coisas de uma maneira oposta. Eu apenas postei no www.tarjaturnen.com uma carta na qual convidei vocês a me perguntarem suas dúvidas. Foi a primeira vez que eu fiz algum comentário sobre a situação. Agora, essa nova declaração que estou postando é a segunda e última vez que farei comentários sobre essa situação dessa maneira.
Todas as outras vezes que você pode ter me visto na mídia, foi apenas por causa do que outras pessoas estavam falando sobre mim ou em meu nome.
Embora eu concorde com você que é tempo de virar a página.

105) Nessa declaração que você deu, você disse que Tuomas teve chances e possibilidades suficientes no passado para falar com você sobre os planos dele, etc. envolvendo o Nightwish. Você não acha que ele deveria ter falado com Tarja e não com você? (Camilla – Alemanha)

Eu acho que ele deveria ter falado com nós dois, mas eu não quero dizer ao mesmo tempo.
Todas as coisas que ele tornou públicas que envolvessem seus sentimentos e crenças sobre a minha pessoa, ele deveria ter discutido comigo.
Ele deveria ter falado com Tarja sobre todas as coisas que ele não gostava nela ou na personalidade dela, e claro sobre os planos dele envolvendo o Nightwish.

106) Qual é sua postura em todo esse escândalo que a mídia e Tuomas criaram? (Miguel Angel Martinez Ortiz – Porto Rico)

Eu concordo com você que não apenas Tuomas criou esse escândalo.
Ele não poderia fazer isso sozinho. Por outro lado, a mídia não poderia ter criado esse escândalo sem Tuomas e as declarações da banda e a carta aberta.
Foi uma perfeita simbiose entre a banda e a mídia. Todos tem uma relação mutuamente benéfica.
Fora da Finlândia, todo esse assunto não é tão considerado assim pela mídia especializada.
Na Finlândia, devido ao status de Tarja e do Nightwish, ele ganhou proporções maiores.
A mídia só fez o trabalho dela. Eles comunicaram a informação que receberam às massas. Eles fizeram isso e continuarão a fazer enquanto o assunto vender.
Eu ouvi recentemente “que ‘grande monstro’ a mídia finlandesa é”. Eu não penso dessa maneira.
Eu nunca tive problemas com ela. Eles respeitaram meu silêncio mesmo que estivessem bastante interessados em ter minha opinião sobre as coisas.
Eu não estou tentando defender ninguém aqui. Como todos nós sabemos, assim como em outros aspectos da vida, encontraremos bons jornalistas e maus jornalistas.
Eu encarei poucos que tiraram proveito da situação escondidos atrás da sua suposta profissão de jornalismo. A maioria dos jornalistas da Finlândia tem sido respeitosa com a nossa situação.

107) Se Tuomas queria tanto ter essa banda, e continuar com Tarja como cantora, ele fez alguma coisa, qualquer coisa, para fazê-la ficar, para fazê-la QUERER ficar? (Catarina Fometici – Romênia)

Nada aconteceu de uma vez. Nada aconteceu em apenas um segundo. Muitas vezes Tarja precisou informar sobre os problemas. Muitas vezes, durante um longo período de tempo, nós falamos sobre o que estava acontecendo.
Se tivesse havido um real interesse m modificar as coisas, houve muitas coisas que Tuomas e a banda poderiam ter feito.
Houve muitos encontros e e-mails anteriores, até Tarja decidir que, como pudemos ver, não haveria nenhuma mudança. Nós estamos falando de um longo período de tempo: do fim de 2000 até o fim de 2004. Tempo suficiente para tentar fazer coisas para manter Tarja na banda. Mas isso não aconteceu.
Tuomas e a banda fizeram algumas coisas no começo para melhorar a situação, pelas quais nós somos gratos. Mas não tudo o que era necessário. Mesmo assim Tarja ficou na banda como prometeu e fez a parte dela. Foi a banda que não quis que Tarja continuasse.

108) Se algum dia, Tuomas se arrependesse do que fez, do que disse sobre ela e você, como você reagiria? (Benjamin Provillard – França)

Eu ficaria muito feliz se isso acontecer. Especialmente se ele usar do mesmo esforço para deixar os fãs saberem disso, como ele tem feito agora.

109) Por que você acha que Tuomas está atrás de você, tentando dificultar as coisas para você?

Tuomas é apenas a face visível. Há muita informação errada que ele disse que não poderia saber por si mesmo. Algumas pessoas próximas a ele têm o alimentado com informações erradas sobre as coisas.
Infelizmente, não há cego pior que o que não quer enxergar.
Se Tuomas tivesse percebido isso, nós não estaríamos enfrentando essa situação e eu tenho certeza que Tarja ainda estaria na banda e feliz com isso.

110) A que extensão é verdade o que Tuomas falou sobre Tarja se tornar “materialista”? (Andrew Anthony David – E.U.A.)

Se tornar materialista significa valorizar posses materiais mais do que valores espirituais. Esse definitivamente não é o caso de Tarja.
Eu vi os outros membros da banda comprando carros novíssimos, novos apartamentos, casas maiores, melhores equipamentos, até construindo casas. Há algo de errado nisso? Eu acredito que não.
Eu não tenho a informação de que algum membro da banda ter feito promessas de se livrar de todas as suas posses materiais pelas razões espirituais de qualquer tipo. Tarja não é um exemplo disso.
Quando ela começou sua carreira e precisou pegar um bonde, ela pegou. Se hoje, graças ao trabalho dela, ela pode dirigir um carro, eu mesmo não vejo isso como se tornar mais materialista do que antes.
Certamente no caso dela, o dinheiro não vem em primeiro no livro da vida. Também não está no livro dela que ela precisa se envergonhar de ganhar dinheiro graças à sua profissão. A diferença pode ser porque ela não está dizendo na mídia que os outros membros da banda não deveriam melhorar seu padrão de vida.
Se nós fôssemos checar qual membro ganha mais dinheiro que qualquer outro na banda, você ficaria surpreso.
Então viva e deixe viver.

111) Quero saber como você lida com a imagem de Yoko Ono, que o Tuomas atribuiu a você, as pessoas não tem idéia de quem é você. (Rolf Amaro Cardoso dos Santos - Brasil)

Lendo minhas respostas, você terá uma idéia melhor de quem é quem na banda e entre as pessoas que a cercam.
Não vou fazer uma explicação formal aqui sobre o papel da Yoko na separação dos Beattles, se ele estivesse em qualquer banda onde os quatro membros não estivessem mais felizes juntos devido a muitas razões externas e internas.
Eu apenas posso ver quão pateticamente as palavras foram escolhidas: comparar eu e a Yoko é comparar o Nightwish aos Beattles.
Depois da separação dos Beattles, não houve mais banda…

112) Tuomas deu a forte impressão aos fãs que você é ganancioso e manipulador e que você não liga ou não ama sua esposa. O que você diz sobre isso? (Frances Newton - Reino Unido)

Eu não preciso explicar a ninguém o quanto eu amo minha esposa. Desde que ela saiba disso, é o bastante para mim. E ela sabe disso.
Apontar-me como manipulador é apenas dizer o qual pouco Tuomas me conhece, o que é óbvio já que nunca fomos próximos.
Se eu fosse uma pessoa manipuladora e gananciosa, eu teria pedido a ele e a banda coisas diferentes na reunião que tivemos em Kitee (sobre a qual eu já falei em outra resposta).
Sendo a Tarja, naquela época, a cara da banda e a mais importante pessoa nela, eu poderia ter pedido mais dinheiro para ela. Mas a verdade é que os membros da banda concordaram que a divisão da grana seria de uma forma que nunca foi mudada.
Vocês têm que entender que se eu pedi melhoramentos nos contratos da banda com terceiros era para beneficiar toda a banda não apenas a Tarja.
Para mim, dar opinião não é manipular. Manipular é ditar o que os outros têm que fazer. Controlar uma pessoa ou um grupo delas desonestamente.
Ser ganancioso é ter um desejo intenso e egoísta por algo, geralmente poder o algo relacionado a dinheiro.
Se você continua com essas duas ultimas coisas na cabeça, eu vou te dizer uma historinha que eu ouvi da Tarja no tempo que eu ainda não conhecia a banda.
Com o lançamento do “Angels Fall First”, os membros da banda fizeram um acordo verbal. Do mesmo tipo que muitos músicos já fizeram no decorrer da historia da música. A música nas canções era um produto do envolvimento de todos os membros da banda, onde cada um adicionava seu toque pessoal. Então foi decidido que as canções seriam creditadas ao Nightwish, enquanto que as letras viriam apenas do Tuomas. Vocês precisam apenas da uma checada nos créditos do “Angels Fall First”.
Na época do “Oceanborn” e depois dele estar gravado e lançado, Tuomas e o resto da banda tiveram uma briga feia.
A razão da briga foi que o Tuomas decidiu sem consultar ninguém que todas as canções seriam creditadas apenas a ele. Explicaram em uma reunião que a razão para a mudança foi… dinheiro e orgulho.
Isso não é dizer que o Tuomas não merece seu lugar como líder da banda, e a mente criativa, mas ele também paga caro por isso, generosamente.

113) Como foi viajar como o Nightwish pra você? (Frances Newton - Reino Unido)

Foi uma experiência maravilhosa, viajar e ver outros lugares.
Tive também muito trabalho. Trabalho não reconhecido, não pago e principalmente não grato!
Não foi só viajar por aí e desenvolver minhas habilidades de marido devoto. Eu estava lá com um propósito, cuidar de Tarja dentro e fora dos palcos.
O “fora do palco” compreendia muitas atividades que podem não ser julgadas indispensáveis para algumas pessoas. Mas não é hora de discutir sobre elas agora.
As obrigações nos palco e as coisas que eu precisei fazer antes e depois dos shows foram bem claras.
Essas obrigações não foram nada que eu tenha escolhido fazer. Foi necessário, já que ninguém estava tomando o devido cuidado.
Como exemplo, eu precisei muitas vezes checar se havia um vestiário em condições para um concerto. Um lugar pequeno onde Tarja pudesse se trocar durante os shows.
Ao invés de ter esse pedido propriamente atendido assim como eram para um “drum raiser” ou um “keyboard stand”, o vestiário parecia ser esquecido muitas vezes. Então eu precisei improvisar um em minutos com a ajuda de um contra-regra também precisava cuidar das condições técnicas apropriadas para os microfones e o sistema de áudio da Tarja.
Eu ajudava Tarja com suas trocas de roupas durante os shows. Eu estava sempre perto dela no palco caso ela precisasse de algo: água, toalhas, “oxigênio” no Equador e no México.
Eu trabalhei como seu segurança: havia a necessidade durante as viagens e poucas vezes durante os shows.
Eu freqüentemente precisava cuidar de poucas coisas pedidas nos bastidores: água, chá, tabua de passar, espelhos e luzes.
Algumas vezes eu precisei cuidar para que houvesse uma sala nos bastidores próxima ao palco.
Na turnê, a banda tinha vários “crewmember” com diferentes atividades. Todos eles receberam uma compensação por seu trabalho.
Todos os crewmember tiveram suas despesas pagas durante a turnê.
Obviamente suas despesas e honorários eram debitados da renda da banda.
Embora Tarja tomasse parte sobre os custos com empresário, crewmembers e técnicos de bateria, guitarra, teclado e baixo, a ela nunca foi oferecido um “técnico”, então eu tinha que estar com ela. Eu nunca recebi nenhuma compensação.
A banda não me deve nada pelo trabalho que eu fiz. Eu quero deixar bem claro que nunca pedi nenhum pagamento e nunca me foi oferecido nenhum. Eu fiz isso “pro bono”.
Até mesmo no começo, eu às vezes pagava pelas minhas passagens como na turnê pelo EUA em 2004.
Minha presença durante as viagens se tornou indispensável para Tarja quando cada vez mais suas necessidades não eram ouvidas.

114) Você exigia diferentes camarins (ok, eu entendo que Tarja sendo uma mulher é muito fácil de entender que ela gosta de ter um camarim só dela)? (Michael - Áustria)

O sexo diferente foi uma das razões. Ela preferia trocar de roupa sozinha, sem a presença dos outros membros da banda e equipe. Também Tarja os incomodava todo o tempo pedindo para que eles saíssem para ela poder trocar de roupa e se preparar para o show.
Também, nos bastidores era sempre permitido fumar o que não é bom para uma cantora, ao menos não para a Tarja.
O mais importante é que se não houvesse chance de conseguir um camarim separado, ela aceitava numa boa. Como na turnê do Oceanborn e muitas vezes na do Wishmaster.
Por sorte o destino da banda mudou e foi possível arrumar uma sala extra quando eles começaram a tocar em grandes palcos.
E também a equipe aproveitou o privilegio de ter uma sala só para eles quando possível.

115) É verdade que Tarja só tomava conhecimento dos shows poucos dias antes deles? (Katerina, Rússia)

Não se pode aplicar como regra que todo concerto da banda as informações chegam com poucos dias de antecedência. Embora em alguns infortúnios casos isso foi verdade.
O acordo que tínhamos era que receberíamos a informação completa de todas as propostas a fim de concordar com o empresário da banda sobre como proceder.
Apenas depois de cada concerto foi confirmado, eu representando a Tarja e o empresário da banda representaria a banda, era uma boa confirmar o show com o promotor.
Da mesma forma, eu não tinha a permissão de vender qualquer show do Nightwish sem o conhecimento do empresário deles. O empresário da banda não tinha permissão de confirmar nenhum show em nome da Tarja sem antes perguntar a ela.
Como os contratos foram bem cuidados, isso funcionou de forma um tanto diferente.
No começo eu recebi como empresário da Tarja vários contratos a serem assinados. Infelizmente eu sempre achei muitos erros, e eu precisei pedir que fossem refeitos. Geralmente os contratos propostos à banda eram feitos em favor da outra parte, não da banda.
Sendo eu mesmo dono de uma gravadora, era muito fácil para eu detectar os erros enquanto para os outros não eram claros.
Tendo o conhecimento e a vontade de fazer as coisas melhores, foi rápido e fácil que as gravadoras e o empresário da banda aceitassem que minha empresa cuidasse dos contratos.
Havia apenas um contrato que a minha empresa NEMS Enterprises não cuidou diretamente nos últimos seis anos. O empresário da banda cuidou desse contrato. E assim permanece até hoje, o único contrato que uma gravadora não assina e os royalties não foram totalmente pagos.

116) Por que Tarja parecia tão impaciente com seus fãs ultimamente? Nós ouvimos muitos depoimentos sobre isso aqui no Brasil. (Marcella Ferrari - Brasil)

Eu acho que admitir erros faz a pessoa melhor.
Eu posso concordar em alguns pontos que Tarja estava impaciente com alguns fãs no Brasil na época dos nossos dois últimos shows que aconteceram em outubro de 2005, antes do show final.
Isso foi principalmente culpa minha não ter sido capaz de administrar sozinho a desordem a nossa volta.
Era o fim de uma longa turnê. A banda não era precisamente uma “família feliz”. Como já foi dito a banda não estava falando com a Tarja ultimamente.
Se você ouviu por aí casos, geralmente ninguém ligava pra Tarja alem de mim, isso não é o pior.
A chegada ao aeroporto já foi caótica, a partida então.
Nos queríamos chegar ao hotel em São Paulo e ter um pouco de privacidade e descanso, mas o hotel parecia não ser tão bom quanto das outras vezes que a banda esteve no Brasil. Não havia seguranças dos promotores do show nem do hotel em si.
Definitivamente não havia privacidade na chegada do hotel. Os fãs tinham a informação correta de onde achar a banda e a hora também. O único momento de paz foi no elevador, quando os fãs ainda estavam no saguão do hotel.
Os dias seguintes não foram diferentes. Café da manha no restaurante do hotel significava acordar com uma multidão.
Eu nunca me enchi deles. Eu os entendo perfeitamente. Eu me aborreci com o empresário da banda e o promotor local. Eles eram os responsáveis de cuidar disso e por organizar uma maneira de Tarja estar com os fãs.
Ela não estava feliz com a situação. É muito bom estar relaxado e em paz para compartilhar o tempo com os fãs de forma que Tarja também pudesse aproveitar. E isso é muito simples de se arrumar, mas ninguém parecia ligar.
Não era apenas a Tarja. Os outros membros da banda. Como eu pude ver, estavam passando a maior parte do seu tempo nos quartos, nem desciam pra tomar café.
A mesma situação ocorreu toda vez que Tarja precisou sair ou entrar no hotel para assuntos particulares ou da banda.
Ao menos um dia, eu fui capaz de organizar uma tarde de autografo com a Tarja para todos os fãs que estavam esperando. De forma organizada e com a ajuda dos seguranças do hotel (que foram aparecer dois dias depois) nós fizemos isso possível.
Durante os dias dos shows, coisas pedidas não foram providenciadas para o camarim da Tarja como de costume. Eu precisei explicar porque eu precisava de uma tabua de passar, que ninguém mencionou antes para a pessoa encarregada de providenciar esse tipo de coisa.
Vamos dizer que depois de 150 shows sem os organizadores aprenderem que eles deviam pedir, água, tabua de passar e espelhos, Tarja ficou louca da vida; exatamente da mesma forma que os outros membros da banda estariam se a Vodka e gelo providenciados não fossem o bastante.
Em todo caso, em São Paulo, a tabua de passar chegou poucos minutos antes do show, sendo útil apenas para uma troca de roupa de Tarja.
Não foi providenciado um vestiário, portanto Tarja não foi capaz de dar o melhor de si aqueles fãs que compraram seus ingressos para vê-la.
Em Porto Alegre, eu precisei mais uma vez correr ao palco no meio de uma canção para tirar um fã que resolveu fazer um dueto com a Tarja.
Seguranças? Bem obrigado! Eles estavam assistindo outro show.
Ninguém pensou nos detalhes menores, como bastidores improvisados de barracas. Boa iluminação, mas como muitas barracas, não tinham portas…
Então nós decidimos voltar ao hotel assim que Tarja saiu do palco para trocar suas roupas e tomar um banho.
Então sim. Eu admito que estava um tanto tenso e de saco cheio desses dias, mas não precisamente com os fãs. Eu não culpo os fãs, não culpo a Tarja e nem culpo a banda. Culpo a nós, pessoas em volta da banda naquela época, que não fomos capazes de ser profissionais o suficiente e arranjarmos isso e então todos teriam aproveitado mais.
Definitivamente esses foram dias de muita pressão sobre a Tarja também com toda essa correria e desordem em volta.

117) Marcelo, eu estava perto de você e Tarja no dia do Live’n’Louder, quando vocês passaram pelo aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Confesso que não apenas eu, mas todos os fãs que estavam no aeroporto ficaram suficientemente decepcionados com a sua atitude e a da Tarja eu estava bem próximo quando você a tirou dos fãs um pouco antes de eu tentar chamá-la. (Francisco Jose Borsatto Pine - Brasil)

Continuando as explicações da minha resposta anterior, esses foram dias infelizes. Eu lembro muito bem da saída do aeroporto em Porto Alegre. Não foi uma saída feliz. Depois do estresse dos dias anteriores e de ainda ter que enfrentar uma longa viagem de volta pra casa. Nós chegamos ao aeroporto onde achamos muitos fãs. Muitos mesmos. Não foi uma situação calma. Os estavam correndo e gritando ao redor da Tarja e dos outros. Quando há três pessoas tentando tirar fotos não é nada demais, mas isso se torna perigoso quando muitos tentam fazer isso ao mesmo tempo sem qualquer tipo de organização.
Foi muito difícil cuidar da situação, cuidar das bagagens e dos check in ao mesmo tempo.
Ninguém do lado dos promotores estava realmente ajudando.
Eu não estava sozinho com a Tarja para organizar uma tarde de autógrafos com ela naquele momento, como eu fiz em São Paulo. Eu não sugeri isso pra banda, já que eu entendi que havia outras pessoas responsáveis por isso naquele momento.
Eu vi como um membro da banda ao meu lado (e não era a Tarja) estava vermelho e infeliz como os fãs empurrando ele.
Até um crewmember na fila do check in estava tentando manter alguns fãs longe da Tarja. Enquanto eu estava tentando fazer o check in para todo o grupo poder viajar. Eu não o pedi pra fazer isso, nem a Tarja o fez. Mas creio que ele entendeu que era necessário fazer isso, porque havia uma razão para tal.
Provavelmente os fãs só queriam fotos e autógrafos, mas eles não perceberam a forma como eles estavam abordando a banda.
Situação igual de fãs dispostos a tirar uma foto ou dar um beijo ou um abraço na Tarja acontece em todos os lugares. Nunca foi um problema antes ou depois. Mas naquela hora especifica isso não aconteceu da melhor forma possível.
É muito diferente se uma garotinha está se aproximando da Tarja para pedir um autografo muito calma e com um sorrizão de cinco pessoas agarrando Tarja pelo pescoço gritando e puxando-a para tirar fotos, mesmo que estejam sorrindo.
Eu nunca reparei se algum fã naquela época estava sendo hostil. Embora não fosse mais seguro para Tarja. Depois disso, nós tentamos embarcar o mais rápido possível.
Uma vez nós estávamos próximos ao portão de embarque e algumas pessoas que iam viajar para Europa reconheceram Tarja e tentaram abordá-la. Apenas alguns minutos depois do caos no check in, Tarja estava mais uma vez tirando fotos, dando autógrafos e conversando só que dessa vez numa situação mais relaxada.

118) Tuomas disse que você e Tarja estavam no Nightwish apenas pelo dinheiro (não há nada de errado com isso, é apenas um trabalho como qualquer outro), se o Tuomas toca apenas por diversão por que então ele precisa gravar álbuns e lançá-los mundialmente? (Alexandre Pereira de Souza - Brasil)

Provavelmente ele gosta e quer compartilhar sua música com o máximo de pessoas possíveis. Eu concordo que ele não precisa fazer isso de graça.

119) Quão verdadeira são as declarações do Tuomas de que haveria desacordos entre Tarja e a banda sobre a turnê na América latina? (Juan Pablo Bachmann Veja - Chile)

Não sei sobre desacordos sobre a turnê na América latina que você leu sobre. Não lembro de termos tido qualquer desacordo em relação a isso. Eu também nunca ouvi qualquer comentário sobre isso vindo do Tuomas.

120) E por que Tarja decidiu “continuar” no Heavy Metal? Se ela sempre disse que não queria continuar nisso depois do Nightwish, o que ele quer e realmente gosta e quer para ela são as letras das musicas? (Clarice Miranda, Brasil)

Eu posso dificilmente dizer se ela continuará no heavy metal, mas também não posso dizer que não.
Ela continuará na musica.
Tarja nunca se chamou de cantora de metal ou cantora de opera.
Ela prefere ser lembrada como cantora apenas. Uma cantora que consegue cantar musica clássica e rock, se ela quiser.
Quando o seu álbum solo for lançado, eu tenho certeza que não será ela a rotular seu estilo de musica.

121) Por que Tarja aparecia somente logo antes do concerto? (Katrin Duemke – Alemanha)

Muitas vezes aconteceu de nós chegarmos a um local e não haver condições de se fazer nada antes do show. Também, Tarja não precisava ajustar seu instrumento no palco com os técnicos horas antes. Para aquecer sua voz e corpo para um show, era necessário outro tipo de preparação que muitas vezes não podia ser feito no local. Lembrando que o camarim dela deveria estar pronto quando chegássemos e obviamente um quarto para Tarja se aprontar, mas algumas vezes o promoter local não sabia que deveria ter sido organizado ou procurado um quarto para Tarja se aquecer e trocar de roupa. Freqüentemente, nem mesmo água estava disponível até uma hora antes do show.
Eu precisava cobrir janelas e portas de vidro no “backstage” de Tarja para que ela pudesse tirar as roupas.
Muitas vezes esses quartos improvisados de última hora para Tarja estavam congelando. Geralmente sem um espelho para ela se maquiar. Nunca havia luzes decentes neles, já que não eram backstages apropriados como em teatros.
Você é da Alemanha e eu devo dizer obrigado à companhia organizando os concertos, foi sempre tranqüilo e prazeroso tocar aí.
Mas não posso dizer o mesmo de todas as condições de backstage dos outros lugares.
O engraçado é que era sempre aleatoriamente. Você nunca poderia saber realmente o que esperar na nossa chegada ao local do show.
Como exemple baseado em fatos reais, se você não tiver cabides e um lugar para pendurá-los, não tiver cadeiras, e tiver apenas um chão sujo, não havia como Tarja começar a se preparar.
A fim de evitar toda essa confusão, correria e stress nos locais, Tarja e eu decidimos preparar tudo nos hotéis sempre que fosse possível. Assim ela poderia fazer sua maquiagem, engomar as roupas e se aquecer para o show.
Nós então iríamos para o local do show de van, carro ou mesmo táxi 30 minutos antes do show.
Sempre que o hotel era muito longe do local do show ou se não houvesse condições de ficar lá por mais tempo e preparar tudo, nós então estaríamos nos atirando ao desconhecido.
Se você alguma vez tiver visto no backstage de um show do Nightwish um cara estúpido correndo ao redor com toalhas, aquecedores, roupas de mulher, espelhos ou tábuas de engomar; era provavelmente eu.

122) Tarja queria ter seu próprio espaço no backstage, seu próprio camarim, voar em vez de ir de ônibus e coisas do tipo. A banda possibilitou isso para ela. Então como você pode dizer que a banda não se importava com Tarja? O que exatamente você queria deles, então? (Katrin Duemke – Alemanha)

O que você mencionou é parte das coisas. As partes mais fáceis de cuidar.
E quanto ao respeito? Se você está numa banda e as pessoas representando a banda não estão tratando você com respeito. O que você acha de mesmo que os membros da banda estivessem informados da situação, não fizeram nada?
Não informar sobre as coisas como foi decidido desde o início. Não providenciar o que era necessário para Tarja fazer o show nas melhores condições possíveis.
Não dar informações sobre as coisas ou deliberadamente distorcer as informações.
Nós tínhamos um acordo que Tarja seria informada de TODAS as atividades envolvendo a banda a fim de ela poder tomar as decisões junto com a banda.
Em vez disso ela foi empurrada à situação na qual ela era forçada a aceitar condições que normalmente ela não aceitaria, apenas porque a banda não dava as informações completas a tempo.
Quando você vê que coisas similares acontecem novamente e novamente, você se pergunta o quanto a banda realmente se importa...

123) Sendo empresário de Tarja, não estaria você envolvido em acertar as datas? (Katrin Duemke – Alemanha)

Não de maneira direta.
Meu envolvimento original como empresário de Tarja era dá-la espaço para se concentrar apenas na música e não nos negócios.
Eu deveria apresentar a ela todas as informações que o management da banda me fornecia para que Tarja disesse apenas “sim” ou “não”.
As coisas logo começaram a ficar complexas quando não havia a possibilidade de dizer “sim” ou “não”, nem escolher entre outras opções.
Deixe-me dar um exemplo tolo que esperançosamente pode expressar a idéia claro o suficiente.
Se você contrata um chef para cozinhar para você, você espera dele uma refeição.
Ele pode oferecer a você frango com salada, peixe grelhado com purê de batatas ou macarrão de espinafre com molho de tomate. Você pode então escolher o frango, se preferir.
No nosso caso o chef nos oferecia madeira podre com óleo de carro.
Eu precisava explicar ao chef que nós preferíamos ver outras opções.
Quando nós percebíamos que o chef não sabia cozinhar nada diferente, eu tentava explicar a ele como fazer ravióli...
De qualquer maneira, voltando à sua pergunta, eu nunca discutia diretamente com os promoters. Apenas com o promoter alemão eu às vezes recebia cópias dos e-mails que ele trocava com o management da banda. Precisamente com o agente alemão não houve nenhum problema e ainda hoje nós trabalhamos juntos.

124) É possível para alguém se aproximar dela sem a sua permissão? (Katrin Duemke – Alemanha)

É claro que eu nem sonharia em ficar entre Tarja e seus amigos ou família; eu não ousaria.
Muitos fãs me pediram eles mesmos para falar com Tarja quando me viam por aí. É um bom gesto de respeito deles. Eles acham que é correto me perguntar antes de se aproximar diretamente dela. Isso é muito bom para mim, e é o mesmo que eu faria numa situação similar. Mas eu nunca disse aos fãs para me pedirem “permissão”. Do mesmo modo, nunca disse a alguém que se aproximou diretamente dela numa situação normal para se afastar.
Eu fiz isso com pessoas bêbadas ou grupos de pessoas quando não havia segurança.
Houve, claro, situações óbvias como indo para o palco para cantar: esse não é o tempo certo para dar um autógrafo ou tirar uma foto. Não deveria haver nenhuma pessoa ao redor da banda naquele momento, mas isso aconteceu mais de uma vez.
De qualquer modo, se você tiver a chance de se aproximar de Tarja algum dia, por favor, vá em frente.

125) Você age diferentemente quando os fãs estão ao seu redor? Sendo particularmente bom para eles para que eles não tenham nenhuma razão para pensar algum ruim de você e poderiam lhe ser úteis? (Katrin Duemke – Alemanha)

Essa é muito engraçada. Eu tenho ouvido muitas vezes os fãs me dizerem, de uma maneira boa, como eu sorrio pouco!
Que eu deveria sorrir mais!! Mas ao invés disso, você está me perguntando se eu estou fingindo ser particularmente legal com os fãs para criar uma boa imagem de mim...
Bom... eu não tenho um rosto amigável. Isso eu sei.

126) Desde que eu li a carta de Tuomas no site, eu sempre imaginei sobre as coisas que ele mencionou sobre Tarja não ser fiel e grata aos fãs, e querer cancelar shows para encontrar amigos e tal. São todas essas coisas verdade? Ela realmente queria fazer essas coisas? (Alex Aivaliotis – Grécia)

Muitas vezes recentemente, eu tenho visto como fatos parcialmente verdadeiros dos últimos anos foram distorcidos deliberadamente para mostrar uma má intenção ou ação da parte de Tarja ou da minha.
Vou dar a você um real exemplo disso, que também responde sua pergunta.
Num e-mail enviado ao empresário da banda eu fiz um comentário sobre o que Tarja faz no seu tempo livre. Cheque que eu usei as palavras “tempo disponível”.
“Tarja prefere usar o tempo disponível para ensaiar para os concertos e para descansar.”
O empresário da banda, como sempre, tinha uma maneira muito pessoal de entender as coisas que depois ele transmitia a Tuomas.
“Se Tarja não pode fazer o show de Oslo porque ela quer ensaiar para seus shows solo, eu acho que essa é a razão real então...?”
Eu tentei novamente explicar, no caso de isso ter sido realmente uma má-interpretação devido à palavra usada e meu inglês gramaticalmente ruim. Confira o texto que eu enviei a ele na ocasião.
“Eu disse que ela preferia usar o tempo para outras coisas. Descansar, sair com os amigos, ir ao cinema, ter encontros de negócios e entre essas coisas também ensaiar para seus concertos.
Quando houve uma atividade durante o ano onde Tarja está agendada, eu informo a você com antecedência. Não é o caso dessa vez.
A razão real é que no tempo livre ela pode fazer o que quer que ela queira, e quando não há show, é tempo livre.
Até horas atrás, não havia show planejado (que nós soubéssemos) para aquelas datas.”
Agora Alex, o que aconteceu foi que nós soubemos do show apenas depois de os ingressos estarem todos vendidos. Como era tempo livre sem nenhum concerto para a banda, Tarja planejou fazer coisas no seu tempo livre que ela não podia fazer enquanto em turnê: encontrar amigos e parentes e ensaiar para seus concertos solo.
Esse foi exatamente um dos dias livres entre dias de turnê.
Eu também expliquei na minha mensagem que toda vez que Tarja estava agendada para algumas atividades além da banda, eu informava ao management da banda para que eles soubessem e agendassem as atividades da banda de acordo com isso. Eu também reiterei que não era o caso dessa vez.
Para explicar em outras palavras, se Tarja tivesse precisado ensaiar ou fazer um concerto solo, eu teria informado sobre isso com grande antecedência.
Está em suas mãos entender e decidir se eu estava dizendo que Tarja queria cancelar o show para encontrar amigos e tal como você perguntou ou se eu estava apenas dizendo que quando Tarja tem um tempo livre, ela gosta de sair com amigos.
E não vamos esquecer da coisa mais importante: o show aconteceu!
Então Tarja privilegiou os fãs que pagaram pelos tickets, acima de suas atividades pessoais. Fazendo isso, ela também cobriu o management da banda pelo erro que eles cometeram.
Infelizmente, isso não aconteceu só uma vez...

127) Eu gostaria de saber o motivo real pelo qual a turnê norte-americana do Nightwish em 2005 foi cancelada. Foi logo cancelada e depois adiada. Então eu ouvi que o concerto foi reagendado. Eu comprei tickets para o show novamente. Quando a turnê foi cancelada pela última vez, eu tive sorte o bastante para conseguir meu dinheiro dos tickets de volta. Eu fiquei extremamente desapontado e quando eu soube que o motivo foi porque Tarja precisava se preparar para seus concertos na Alemanha (eu acho), eu me senti muito chateado. Eu entendo que haja compromissos prioritários, mas por que provocar os fãs com uma turnê em potencial se ela poderia não acontecer? Então, minha pergunta é, você poderia por favor explicar as circunstâncias ao redor da turnê norte-americana cancelada? Isso poderia ter sido evitado? (Tony Palylyk – E.U.A.)

Essa vai ser uma longa resposta mesmo que eu tente mantê-la o mais curta possível. Há coisas que eu preciso explicar a você para você poder entender.
Depois da turnê do Wishmaster, foi uma época em que Tuomas decidiu parar com a banda. As razões foram pessoais e também uma das razões foi o stress da turnê. Essa informação está no DVD “End of Innocence”. Tarja também não estava feliz com o modo como as coisas estavam acontecendo naquela época. Depois de um tempo, Tuomas decidiu mudar o baixista anterior, Sami, para Marco, e continuar com a banda.
Tarja decidiu discutir com Tuomas sobre como continuar com a banda. Para esse propósito foi solicitada e organizada uma reunião em Kitee com Tarja, Tuomas e eu. Eu falei sozinho com Tuomas sobre as mudanças que deveriam acontecer para que fosse possível continuar. Ele apresentou seu desejo de ter um empresariado próprio para ele e a banda. A companhia King Foo Oy foi então formada com esse propósito de se tornar o empresariado da banda. Também foi combinado nesse encontro que eu seria o empresário de Tarja. Tudo foi aceito e concordado em bons termos e o espírito da reunião foi: negócios através de empresários e arte através de músicos.
Depois disso Tarja veio à reunião e eu saí; com Tuomas eles confirmaram o acordo mais uma vez.
Sem esse encontro nós não falaríamos sobre o Nightwish do jeito que todos o conhecemos depois disso. Nem os álbuns Century Child e Once teriam existido.
Os pontos mais importantes do encontro foram: a duração das turnês futuras, a duração dos intervalos entre as turnês, condições gerais para os shows e principalmente uma mudança na forma com a banda estava se comunicando entre eles. Daquele momento em diante, Tarja seria informada sobre todas as atividades propostas e os planos para a banda e que ela participaria das decisões de tudo envolvido com esses fatos.
Antes desse momento a comunicação era um grande problema que causou tensão na turnê anterior entre os membros da banda.
Só um pequeno lembrete, mesmo que naquele momento eu ainda não conhecesse os membros da banda ou Tarja, os problemas já estavam lá.
O encontro foi muito positivo.
E as coisas começaram a melhorar. Melhorar muito. A comunicação entre a banda e Tarja através do management e de mim funcionava bem. Esse não é em minha opinião o melhor cenário possível para uma banda, mas foi a melhor solução que encontramos e a única solução proposta para os problemas existentes.
Depois de algum tempo, com muito boas maneiras e sorrisos (eu não estou sendo irônico aqui), Tarja começou a ser solicitada, como isenções ao nosso acordo, a aceitar algumas coisas de maneira diferente. Ela aceitou.
Depois disso, os sorrisos foram deixados e a tensão cresceu novamente. Dessa vez, pior que antes, já que as boas maneiras foram esquecidas. Para tornar a tensão e os problemas ainda mais difíceis, nós precisamos lembrar que a fama e o sucesso da banda eram muito maiores que antes. Isso trouxe maiores pressões a todos.
Agora vamos voltar à sua pergunta sobre a turnê cancelada de 2005 nos EUA tendo em mente o que eu já mencionei antes.
Tarja e eu soubemos da turnê através de algumas vendas de tickets na Internet. Quando eu pedi pra ter mais informações sobre ela, fui informado de que uma turnê completa tinha sido agendada. A banda não consultou Tarja sobre isso, mesmo que tivesse sido concordado que antes de marcar algum show, a banda sempre iria fornecer a Tarja a informação completa e ter a aprovação dela.
A banda mesma propôs a Tarja, em um dos encontros que ela pediu a eles para ter, que não fizessem turnês de mais de duas semanas consecutivas. A turnê planejada para os EUA durava 4 semanas.
As condições da turnê anterior aos EUA foram em alguns casos muito ruins. Pior que em outros lugares que eu vi. Coisas como não ter comida porque o show não estava esgotado ou não ter banheiro em toda a não-existente área do backstage.
De qualquer modo a primeira turnê foi a maneira de a banda tentar e experimentar fazer turnês nos EUA. Não havia tal necessidade de experimentar outra turnê nas mesmas condições.
Na época, também havia alguns assuntos em aberto com a companhia gravadora nos EUA que não contribuíram de jeito nenhum para preparar uma nova turnê. Alguns desses problemas ainda persistem até hoje.
Na sua pergunta você corretamente mencionou que a turnê foi reagendada. Houve uma razão para isso acontecer.
Uma vez que nós finalmente recebemos a informação completa sobre a turnê proposta, datas e condições, era muito tarde para tentar alguma modificação e ainda ir fazê-la.
Nós percebemos que mais tarde naquele ano havia um intervalo na agenda da banda quando seria possível planejar a turnê novamente. Nós sugerimos reservar aquelas datas para esse propósito.
Nós pedimos que as condições, como nós tínhamos concordado antes, precisavam ser seriamente consideradas. Nós propomos que, depois que as mudanças nas condições fossem feitas, Tarja definitivamente aceitaria fazer turnê nos EUA novamente.
A turnê foi reagendada sem Tarja ou eu sabermos dela e os ingressos continuaram à venda.
Infelizmente nenhuma coisa mudou da turnê proposta até o último minuto, ou a situação com a companhia gravadora se resolveu.
Tarja nunca aceitou a turnê em nenhuma vez porque as condições nunca foram as concordadas. Então a turnê não foi cancelada pela nossa parte. O grande erro foi fazer os arranjos pelas costas de um membro da banda com Tarja era, e então forçá-la a aceitar as condições que todos sabiam que não eram as que todos tinham concordado.
Isso não tem nada a ver com o fato de que Tarja usa seu tempo livre pra fazer o que quer que ela goste. Nenhuma atividade de Tarja foi marcada durante as atividades da banda. O tempo pessoal e livre de Tarja foi usado quando existia tempo livre, não o contrário.
Você está muito certo em perguntar por que provocar os fãs com uma turnê em potencial se ela podia não acontecer. Nós sentimos exatamente o mesmo. Eu deveria acrescentar à sua pergunta: por que provocar os fãs e um dos membros da banda se as condições não eram as que todo membro da banda concordou em ter?
Para essa pergunta eu não tenho resposta.
Pelo menos, você queria saber se isso poderia ter sido evitado.
A resposta é sim! Fazendo as coisas apropriadamente.
Havia alguns concertos que poderiam ter acontecido, mas a única coisa necessária era melhor planejamento a ser feito para o resto da turnê.

128) Você não acha que a banda fez algo de grande pra você cancelando então esses shows? (Katrin Duemke – Alemanha)

Eu acho que a banda cometeu um GRANDE erro confirmando uma turnê sem nem informar a cantora deles sobre isso.

129) Se você não queria que ela fizesse shows na América já que o pagamento não era grande o suficiente. (Michael – Áustria)

Tarja aceitou fazer a primeira turnê nos EUA mesmo sabendo que não seria uma turnê lucrativa.
Era óbvio, mesmo antes de fazê-la, exceto para os membros e o management da banda.
Eu mesmo paguei minha passagem aérea para reduzir a perda da banda.
A banda estava muito animada em tocar nos EUA, o que era entendível pela primeira vez. Eles tinham a imagem das grandes bandas no passado. Venha para os EUA e conquiste. O que eles não tinham em mente era que para conquistar os EUA você precisava ter hits e uma estrutura de uma companhia gravadora que apoiasse a banda.
Tarja aceitou fazer essa primeira turnê como um investimento para o futuro.
Infelizmente, a renda (na verdade, perda) da turnê provou que estávamos certos. De qualquer forma, não há ninguém a culpar por fazer a turnê já que Tarja aceitou ir. Mas havia pessoas a culpar com relação à maneira como a turnê foi organizada.
Então o problema nos EUA não era o dinheiro.
Mesmo as taxas para alguns dos concertos propostos para a segunda turnê foram aceitos da nossa parte, quando eles foram finalmente apresentados a nós.
Os grandes problemas eram as condições para os concertos.
Não ter comida, hotéis apropriados, casas de show decentes, às vezes nem mesmo banheiro ou backstage e muito longos períodos em turnê.
Para que houvesse uma segunda turnê, nós precisaríamos melhorar muito essas condições assim como precisaríamos reduzir a turnê para a quantidade de dias que foi combinada com a banda muito antes de todas as turnês.
Infelizmente, o management da banda não pôde fazer isso e considerando isso a turnê não pôde acontecer.

130) Por que tudo é dito através de você em vez de Tarja? (Ana Paula Galan Cortes – México)

Eu não concordo que tudo é dito através de mim. Tarja fez uma conferência de imprensa na Finlândia e eu dia de imprensa na Alemanha para expressar seus pensamentos.
Eu mesmo nunca fiz nenhum comentário em público. Eu só fiz um post no tarjaturunen.com para informar que depois das contínuas opiniões desrespeitosas da banda para minha esposa e eu, eu decidi dar aos fãs como você a chance de me perguntar suas dúvidas.
É isso.

131) A Tarja não está fazendo alguma declaração sobre o assunto, está deixando isto para você? Por que você sente a necessidade de fazer coisas do interesse da Tarja? (Sara Scott – Inglaterra)

R: Eu não estou falando em nome da Tarja com estas respostas que eu estou oferecendo aos as perguntas dos fãs. Eu estou falando somente em meu nome. Porque você pôde ver, eu fui acusado de muitas coisas. Eu acredito que eu tenho a direito de responder aquelas acusações.

132) Por que você ainda está controlando a Tarja? Ela é uma mulher crescida pode ter suas próprias decisões. (Ida Leppänen – Finlândia)

R: Eu concordo com você que Tarja é uma mulher crescida e que pode ter suas próprias decisões. Eu não estou controlando ela e nem pretendo controlar. Em nosso casamento nós não seguimos a expressão “mulher grande atrás de um homem grande” nem da outra maneira. Nós andamos ao lado.

133) E por que Tarja não se defendeu em sua conferência de imprensa? (Katrin Duemke – Alemanha)

R: Todos tem (que fazer) escolha(s), quando falar e quando não falar. Eu acho que precisamente ela poderia ter dito tudo, mas não, apenas mostrou como ela era diferente de sua ex-banda.

134)Até onde chega a sua influência para que ela decidisse deixar o grupo depois de um último disco? (Aitziber Arregi Euskal Herria (Pais Vasco), Espanha)

Mesmo que a Tarja se explicou sobre esta situação particular em conferências e em entrevistas de imprensa, eu realizei através de muitas perguntas suas que ainda é um assunto não muito desobstruído para você. Eu tentarei dar-lhe alguns fatos sobre isto de uma maneira resumida.
Desde 2000 até dezembro 2004 (quatro anos ) Tarja tentou continuar trabalhando com a banda sob uma maneira diferente.
Ela quis ser informada e respeitada, mas isso não aconteceu como o esperado. Eu já tenho dado estas explicações em outras respostas. Em dezembro 2004 durante a turnê, era absolutamente sua decisão (sozinha) para informar seus companheiros da banda que não iria mais continuar com a banda depois do próximo álbum. Tarja estava pronta para fazer os concertos restantes em 2005 e para gravar o álbum novo em 2006/2007. Também informou que não haveria nenhum problema fazer esse álbum novo no estúdio e para fazer concertos novos dele.
Mesmo durante 2005 nós propusemos algumas idéias ao empresário da banda e ao promoter alemão sobre a possibilidade fazer um Festival itinerário durante 2007/8,algo do tipo de Nightwish como Ozzy Fest (para lhe dar uma imagem similar). Sua decisão deu a banda bastante tempo de dezembro 2004 até 2007/8 para escolher suas etapas seguintes. Isto nunca foi dito pela Tarja que a banda deveria parar sem ela. Para confirmar a idéia de que a Tarja iria fazer o álbum seguinte com a banda, quando nós estávamos em negociações com sua carreira solo com gravadoras diferentes, nós fizemos muito "visível" mesmo contra às gravadoras e a nosso próprio bem-estar, que o primeiro álbum de solo de Tarja não estaria liberado antes do próximo álbum de estúdio da banda.

135) A Tarja realmente tinha planos de deixar a banda após ela ter feito o primeiro álbum completo? Ela disse aquilo ao "TH"? (Katerina – Rússia)

R: Tarja planejou deixar a banda após o álbum seguinte da banda, não após seu próprio álbum solo. O álbum solo foi deixado originalmente para 2008/9. Ela mencionou claramente estes fatos e as razões para sua decisão a todos os membros da banda, cara a cara, em dezembro 2004 em um quarto do hotel.

136) Eu quis apenas perguntar-lhe porque não Tarja não deixou a banda quando ela queria -Dezembro 2004? Sim, nós todos sabemos que esta decisão foi feita durante a grandiosa turnê do Once, mas porque não disse pelo menos ao Tuomas, ao Emppu, ao Jukka e ao Marco?! (Lora Konstantinova - Stambolova Bulgária)

R: Ela considerou que ela iria gravar um último álbum com a banda e executar os últimos concertos de uma maneira agradável com eles.
Ela imaginou um fim agradável para sua participação na banda. Um fim agradável em relação a sua banda apesar dos problemas internos. Mas, sobretudo, isso deveria ser uma maneira agradável dizer adeus a todos os fãs como cantora do Nightwish.
Era somente uma idéia agradável
Para responder uma vez novamente sobre a última parte de sua pergunta, Tarja informou a todo mundo em uma reunião que propôs, sem alguns empresários ou pessoas da companhia ao redor. Apenas 5 deles.

137) Por que não eles não a deixaram anunciar para a imprensa que ela queria deixar a banda? (Catalina Fometici – România)

R:Sua questão é muito importante.
Nessa reunião em dezembro 2004 ela disse aos membros da banda que estava pronta para enfrentar a mídia e explicar sua situação e decisão. Ela estava pronta para falar abertamente e claramente sobre sua decisão e para remover a responsabilidade dos ombros da banda.
Mas, Tuomas disse que queria fazer isso. Infelizmente, hoje nós podemos compreender o porquê.
Tarja aceitou a vontade de Tuomas (o que geralmente significa a vontade da banda) para não informar sua decisão aos fãs. E agora nós vemos como tudo aconteceu.

138) Tarja já tinha se decidido deixar Nightwish após um outro álbum, como dito na carta aberta? Você ou a Tarja não imaginaram que dizendo isso que o Nightwish não era mais o que ela queria, e que a banda, especialmente o Tuomas que colocou toda a sua vida nessa banda, poderiam ficar um pouco perturbados por isso? (Marina Martindale - Reino Unido)

R: Naturalmente não era fácil para Tarja dizer para a banda sua decisão e tudo mais, eram muito tristes as razões que a empurraram para a tomada de sua decisão.
Que Tuomas poderia "virar" tudo era somente uma possibilidade. Tarja confiou nas habilidades dos membros da banda em agüentar a situação em uma maneira boa. Melhor do que a maneira seguraram as razões desacompanhadas que forçaram Tarja em sua decisão.
A banda teve um tempo de 4 anos(2000 a 2004) para mudar este final triste. Eles não o fizeram. Este fato também perturbou muito a Tarja. Ela ainda considerou os caras da banda quando se ofereceu a divulgar abertamente aos fãs. Tarja estava pronta para assumir toda a responsabilidade na frente das pessoas e da mídia sobre a sua saída. Tarja estava disposta a explicar aos fãs as razões. Tuomas e a banda não quiseram. Tristemente depois dessa reunião, a banda começou a planejar como colocar a Tarja fora da banda na maneira mais má possível. E nós temos que recordar que a banda não se opôs ao anúncio de Tarja, eles não tentaram nem mesmo discutir sobre ele ou pedir algo diferente ou renunciá-la então. Eles apenas se calaram, como usual, e fizeram seus escondidos da Tarja ao mesmo tempo. Eu não acho que a carta aberta e as palavras mal colocadas em seguida correspondem a um sentimento perturbado somente.
139) Por que a Tarja voava em avião separado do resto da banda? (Emanuel José Domingos Fialho –Portugal)

R: Eu entendo sua pergunta, que você acredita que a Tarja voou ao mesmo destino que a banda, mas em aviões diferentes, quando saia ao mesmo tempo que a banda da mesma cidade.Isso nunca foi o caso.
Quando a banda estava viajando para o mesmo lugar, nós viajamos todos juntos. Todos os comentários sobre a maneira da banda viajar precisa ser explicado claramente.
A banda, incluindo a Tarja, viajou no ônibus de turnê na Europa. O resto da banda também voou a uns destinos mais distantes dentro de Europa. O ônibus da turnê não era uma maneira boa de transporte aos destinos fora de Europa. Viajar em um ônibus, não importa quão bom o ônibus pode ser, não da muito certo para uns períodos viagens mais longas. Muitas pessoas não encontrarão problema para dormir em um ônibus em movimento, mas para Tarja não era possível. Fazê-lo uma vez pôde ser divertimento, duas vezes também, mas após 3 dias sem dormir corretamente, viajando e executando os shows, seu corpo não poderia agüentar.
Em um ônibus ruim você pode sofrer de começar a ter frio por causa do ambiente não apropriado, ou ser quente por causa do condicionamento de ar. Em ônibus excelente você tem o condicionamento do ar certo. Ambas as coisas, no excesso, são muito perigosas para a saúde de uma vocalista.,
Para viajar de ônibus onde a distancia é grande entre cidades diferentes. Às vezes 4 ou 5 horas, outras cronometram mais do que um dia completo.
Muitas vezes, os dias que não tinha nada para se fazer entre os concertos foram gastos em viajar o que removeu a possibilidade descansar decentemente. Eu devo dizer que no caso de Nightwish, nenhum dinheiro esteve "salvo" (acho que no sentido de economizar) no ônibus.
Os ônibus usados na Europa estavam em geral muito bons ou excelentes.As vezes tinha um quarto de dormir para Tarja. Estes ônibus (ou o nightliner como são chamados) têm geralmente Dvd, video e jogos de vídeo game.
Eu devo dizer, eles são os sonhos que se tornam realidade para alguém nas ferias. Mas Tarja estava trabalhando e então o ônibus não era ainda a melhor opção de viagem para ela.
Quando a banda começou a tocar para audiências maiores, na conseqüência recebe também as rendas maiores, Tarja propôs aos membros da banda que TODOS deveriam começar viajar de avião. E eu necessito escrever TODOS com letras grandes. Tarja não estava olhando para conservar uma moeda de um centavo em viajar mais barato através de ônibus, Ela estava tentando fazer com que TODOS viajassem em circunstâncias melhores quando você poderia chegar a seu destino dentro de poucas horas e ter descanso após a chegada. … Mas a banda se decidiu continuar viajando de ônibus!
O dinheiro não era uma razão pra evitar viajar de avião.Eles não eram loucos,mas decidiram ir de ônibus e muito felizes por longas horas na estrada. Algum tipo do fascínio com as estações de gás e os quilômetros longos na estrada…
Assim para a banda a idéia era perfeita e pareceram ser muito felizes com ela: Tarja e Marcelo voariam e a banda teria o ônibus todo para as festas! Estava dando certo para Tarja e eu contanto que nós pudéssemos nos mover rapidamente, chegar e descansar entre os concertos. No fim do dia, era a decisão da banda pegar ou não o avião.
Era muito engraçado ver quantas vezes os empresários da banda necessitaram os fazer últimos arranjos minuciosos para fazer os bilhetes do vôo para o descanso da banda quando acontecia de repente ser muito longe do destino seguinte!
Apesar de tudo, às vezes, um pouco de conforto pareceu ser bem-vindo a eles em vez da “da vida rock´n´roll”. Então nós todos voávamos juntos quando o motorista do ônibus estava ocupado dirigindo ao seguinte destino, somente carregando a bagagem!
Eu quero deixar perfeitamente claro que nem Tarja nem eu pedimos negociação ou primeira classe nos bilhetes de vôo da Europa ou fora dela.

140) Houve alguma razão pela qual você sentiu que ela não deveria viajar com eles ou gastar algum tempo com eles??  (Marina Martindale – UK)

Eu nunca senti como você disse em sua pergunta. A banda mesmo decidiu não viajar com a gente, e não da outra maneira.
E também foi difícil gastar muito tempo com a banda em turnê além do trabalho, apenas de um modo social. Não foi como você deve imaginar que os membros da banda eram sempre "de mãos dadas".
Na maioria do tempo durante as turnês, os membros da banda ficavam sozinhos em seus próprios quartos.
Poucas vezes nós tomamos um lanche com o Emppu. Lanche ou jantar, se não era um organizador ou uma gravadora, era um tempo "livre" onde todos nós decidíamos o que fazer separadamente.
Nenhum outro membro da banda, exceto Emppu, nos convidou para tomar uma cerveja com eles. Mesmo alguns membros da equipe fizeram e nós aceitamentos orgulhosamente.
Quando nós estávamos tomando todos juntos, era porque nós espontaneamente nos juntamos a eles em algum bar de hotel. O que não é tão ruim para algumas ocasiões, mas não a única opção para seu tempo livre.
Eu posso me lembrar claramente quando eu encontrei Tarja e a banda em sua primeira turnê na América do Sul. Não foi diferente desde o ano de 2000. Muitas vezes eu acabei andando com a Tarja no Panamá ou México, porque ela estava basicamente sozinha.
Em mais recentes vezes, do mesmo jeito que em 2000, era fácil cruzar nas ruas de Londres com um membro da banda comprando alguma coisa ou apenas andando por aí.
Todos tiveram sua vida social durante o tempo livre.
Os momentos que os membros da banda passavam juntos sem a Tarja & eu eram: 3 horas antes de uma apresentação quando a banda já estava local olhando as paredes enquanto Tarja estava se preparando no hotel, durante várias horas de festa no ônibus entre cidades e festas depois de shows em bares ou quartos de hotéis.
Depois dos shows, nós costumávamos voltar ao hotel para a Tarja tomar banho e descansar. Beber no camarim depois de uma apresentação quando você está suado e especialmente se você esta tentando não pegar um resfriado e ficar doente não era uma opção para a Tarja.
Porque esperar uma ou duas horas no camarim quando era fácil arranjar uma volta ao hotel? Depois que eu comecei a organizar isto, muitas vezes mesmo alguns outros membros da banda se juntaram a nós.

Infelizmente, parece que a banda sentiu falta de Tarja (e não vou nem brincar que eles sentiram a minha falta também) quando ela não estava festejando ou bebendo, mas eles nunca entenderam que era uma atividade que apenas pode acontecer de vez em quando durante uma longa turnê, se ela quisesse continuar com saúde. Parece que eles pensavam que se nós não estávamos na festa, era porque não queríamos vê-los... Que cabeça fechada. Eles viram a árvore, mas não viram a floresta.

141) Quanto pode ter afetado o fato de Tarja ter decidido muitas vezes viajar sem o resto do grupo com a química e camaradagem entre os membros? (Nicolas Colmenares – Panamá)

Como dito em algumas outras respostas não foi decisão da Tarja viajar sozinha. E eles viajaram juntos muitas vezes. Mas a verdade é que Tarja não gastava todo seu tempo livre festejando com os membros da banda.
Deve ter tido o efeito na camaradagem ou química entre eles. Como isto não era uma questão de algumas noites casuais agora e então, mas uma questão de suas profissões e dia a dia de turnê na vida, Tarja decidiu não festejar tão frequentemente. Engraçado que ela é criticada por isto. Tarja não reclamou sobre a decisão dos membros da banda de fazer festa, ela apenas não participou toda vez.
Eu acho que se eles tivessem sentido que a camaradagem estava sofrendo porque não estávamos viajando juntos, eles poderiam ter viajado sempre conosco ou eles poderiam ter pedido à Tarja para viajar sempre com eles, mas nenhuma destas circunstâncias aconteceram.

142) Oi Marcelo, eu gostaria de perguntar se nas últimas vezes a Tarja realmente agiu como uma diva e não gastou tempo com o resto da banda, porque isto é um dos assuntos que o Tuomas colocou na primeira carta.. (German Gonzalez – Argentina)

As pessoas que realmente conhecem a Tarja podem dizer se ela é uma diva ou não.
Você pode perguntar a amigos, vizinhos, estudantes, professores e colegas de classe. Mas desde que você me perguntou eu irei responder tentando ser o mais objetivo.
Minha opinião é que a Tarja é uma pessoa normal, uma jovem mulher com suas ambições e medos. Distante de sua vida profissional ela não precisa parecer diferente de outras pessoas jovens.
Ela anda de bicicleta, vai ao mercado para comprar comida, cozinha em casa, limpa a casa e faz o jardim. Ela não está se escondendo atrás de maquiagem ou roupas chiques no dia a dia.
Como cantora ela tem que tomar conta de seu próprio instrumento (voz) para o seu próprio benefício e também para o benefício da banda. Tarja se preocupa em descansar antes ou depois de shows e tomar cuidado de sua saúde (principalmente quando você planeja uma turnê longa como foi a do Once) não foi entendido como sendo um sinal de não ser parte do grupo de amigos. Este não foi o caso.
Mas outra coisa é que Tarja criou durante os anos a personalidade do Nightwish, assim como um ator faz em um filme, onde ela faz o papel. A personalidade se encaixou perfeitamente na banda. O Nightwish tem sido nomeado como a combinação de música clássica (ou ópera) com Heavy Metal. Sem dúvidas quem estava trazendo o "clássico" e quem estava dando as características "Heavy Metal" para o Nightwish.
A banda estava muito interessada na personalidade que a Tarja criou para a imagem da banda. Eles nunca reclamaram sobre isso, mas apoiaram isso adiantado.
Infelizmente, nós parecemos ter alcançado um momento onde os próprios membros da banda se esqueceram que a Tarja que eles podiam ver no palco ou em fotos promocionais, tomando cuidado de sua maquiagem ou trocando de roupas várias vezes, cantando uma voz operística, era apenas uma personagem. Eles esqueceram a pessoa por trás disto.
Dizer que a Tarja é uma Diva, da maneira que foi mencionado, é tão ridículo quanto dizer que os membros da banda ficaram afeminados porque eles usam maquiagem em seus rostos, unhas e olhos...

143) Tuomas Holopainen culpou você por ter mudado Tarja de uma boa garota e a tornado uma Diva. O que pensa sobre isto? (Katerina – Rússia)

A única mudança que eu vi em Tarja nos últimos 6 anos é uma pessoa crescendo de uma adolescente para uma adulta. Eu não fui responsável por isto.
Eu não sei as razões pelas quais Tuomas quis dizer estas coisas estranhas sobre a Tarja. Para meu conhecimento, ela nunca pediu por um centavo dos pertences de Tuomas e nem o Tuomas deu á Tarja nada dele.
Nem ela nunca pediu para uma cortesia de "diva" da banda ou alguém mais. Ela pediu apenas para condições básicas onde ela pode fazer o melhor para os fãs.

144) Se a expulsão da Tarja foi há alguns meses, porque você acha que estas pessoas continuam tentando deixar vocês como pessoas ruins e como os responsáveis por tudo, além de tentar colocar os fãs contra vocês? (Hector Hernandez – Espanha)

Eu tenho certeza de que com todos os elementos que eu estou explicando com minhas respostas, você será capaz de chegar a conclusão correta.

145) Em muitas ocasiões Tarja foi acusada de se preocupar apenas com seus interesses econômicos... mas não com a música? O que você pode nos dizer sobre isso? O que é verdade? (Asier Hormaechea Romero – Espanha)

Falar sobre interesses econômicos ou dinheiro não é um tabu. Parece agora que ninguém na banda se importou com dinheiro. O que eu tenho certeza é de que filantrópicos não me rodearam durante os últimos 6 anos da minha vida.
É muito hipócrita induzir as pessoas a acreditarem que dinheiro não é importante quando você tem muito no banco ou investiu em propriedades.
Eu apenas posso acreditar nessas palavras se alguma pessoa faminta na rua vier dizendo que amor é mais importante que dinheiro.
Eu irei concordar com você que dinheiro não é tudo. Quão útil é o dinheiro se você não pode comprar os sentimentos da pessoa que você ama?
Ser amado é mais valioso do que um monte de dinheiro.
É correto dizer que a Tarja gosta de cuidar de suas coisas, incluindo junto outras coisas, sua situação econômica. Em caso de acusar Tarja de não estar preocupada com música é ridículo. Ela começou com a música quando era criança, escolheu música para estudar, mais tarde se tornou uma profissional e a todo o momento tem sido um modo de vida para ela.
A razão pela qual ela aceitou se juntar a banda foi porque ela gostou da música que ofereceram para ela. Uma das razões que ela continuou com a banda foi a música. Nem as razões pelas quais ela decidiu deixar a banda ou as razões que ela foi expulsa têm a ver com a música.

146) Tarja realmente disse que ela era apenas uma musicista convidada? (Tiago Neves – Brasil)

Eu não posso dizer se ela usou as exatas palavras "musicista convidada”.
Atualmente, palavras a mais ou a menos, eu penso que não importam muito.
Eu posso dizer à você alguns exemplos do dia a dia da rotina da banda e então nós podemos descobrir de "musicista convidada" ou "banda + vocalista" poderia descrever a relação entre a banda e Tarja.
Bem no começo do Nightwish, Tarja foi aproximada a 3 canções demo para ela adicionar seus vocais. Ela fez. Angels Fall First aconteceu de uma maneira parecida. Assim como Oceanborn e por aí.
Era a procedência normal da banda.
Tarja nunca pediu ter um lugar no processo de composição. Nunca a banda ofereceu à ela um lugar no processo de composição.
Depois da turnê do Wishmaster, Tuomas parou com o Nightwish e imediatamente informou isso para as gravadoras na Alemanha e Finlândia, mas não para Tarja.
Até hoje ela tem a mesma informação que vocês têm sobre as razões que o Tuomas tinha para decidir parar com a banda. Foi dito no DVD “End Of Innocence”. Tuomas nunca explicou sua decisão à Tarja.
Quando Sami foi demitido, Tarja estava morando na Alemanha. Não para lembrar que ninguém a consultou antes, ainda pior, ela recebeu a notícia por uma amiga ligando para dizer sobre o rumor que havia escutado pelas ruas de Kitee. Rumores que finalmente foram confirmados pelos fatos.
Até hoje, Tuomas nunca explicou à Tarja as razões que ele teve para decidir a expulsão de Sami da banda.
O Nightwish cresceu como banda e nós devemos ser capazes de dizer que o interesse de Tarja e os outros membros pela música do Nightwish encontrou uma comunhão. Devemos também que algumas metas eram comuns para Tarja e a banda. O que tem sido sempre diferente, desde o primeiro dia até o último, eram as maneiras de alcançar estas metas e as maneiras de vida de Tarja e os outros membros.
Tuomas nunca sentou para discutir coisas artísticas com a Tarja como capas de CDs, seleções de vídeos, direção musical, imagem da banda ou qualquer tipo de planos futuros.
A banda publicou o songbook do Once. Nunca foi perguntado à Tarja sua opinião ou foi informada sobre isso. A banda nunca mandou uma cópia para Tarja até hoje, mesmo eu tendo pedido para ter um. A mesma história eu posso dizer sobre uma muito boa edição limitada do Once que a Nuclear Blast lançou incluindo uma bola de cristal. Mesmo eu sabendo que a Nuclear Blast enviou muitos deles para o empresário da banda, Tarja nunca teve um. E sim, eu pedi por um mais de uma vez...
O Emma Award é o equivalente ao Grammy para indústria musical Finlandesa. Eu não sei quantos Emma Awars a banda teve a honra de receber pelos últimos anos.
Infelizmente, eu mesmo, sendo o marido da vocalista do Nightwish, nunca vi um. Tarja nunca recebeu um da banda.
Mas se você acredita que isso foi um erro não intencional, eu devo informar que Tarja não guarda nenhum outro prêmio que a banda tenha recebido em sua carreira.
Nós estávamos conversando aqui sobre qualidades de pessoas na banda e sobre a maneira que os membros da banda se comportavam entre eles. Quando Tarja lançou seu single "One Angel's Dream", ela estava feliz em dar um para cada membro da banda, equipe técnica e empresário da banda. Não que ela precisava. Ela quis. Por outro lado, todos os outros membros da banda lançaram outros projetos, mas Tarja nunca recebeu uma cópia deles.
Eu li como foi mencionado que a Tarja nunca teve interesse em saber das coisas artísticas da banda. Eu pude ver por mim mesmo o quanto incorreto é isto.
Desde que soubemos da idéia de usar screens para o projeto de imagens durante o show do Hartwall Arena (as mesmas que você viu no show e que verão no DVD), nós pedimos para ver as imagens preparadas para este propósito.
Mesmo eu tendo insistido muitas vezes para as pessoas encarregadas disto, foi apenas antes do ensaio um dia antes do show que a Tarja pôde ver as imagens a serem projetadas em uma música. Não havia tempo para ver as outras músicas e no melhor caso, nenhum tempo para modificar nada no caso dela querer mudar algo...
Durante o concerto ela pôde ver algumas imagens mais, mas não todas por motivos óbvios. Infelizmente ela precisou esperar o DVD para ver, o mesmo que você, o que estava acontecendo atrás dela enquanto ela estava cantando.
Vocês são fãs de Tarja e Nightwish. Eu tenho também muitos artistas favoritos. É muito difícil para mim imaginar uma banda como o Genesis onde Phil Collins não discutia com Tony Banks sobre a capa de algum álbum. Eu não consigo imaginar que Mike Rutherford não estava informado sobre o estilo de música para o próximo álbum. É impensável, não?
Eu não ficaria surpreso, por sua vez, descobrir que Elton John não esta discutindo com o baixista se ele usará piano branco ou preto para o próximo vídeo. Mas é o Elton John, não uma banda.
Nightwish nunca atuou como uma banda mesmo nunca ter tido o propósito de um projeto solo.
Eu estou deixando, em propósito, sem mencionar muitas coisas que a Tarja não foi consultada em assuntos de negócios. Apenas para mostrar a você que nem todos os problemas eram relacionados a negócios como foi mostrado distorcido a você.

147) Quais foram, em sua opinião, os reais motivos para Tarja Turunen estar fora do Nightwish? (Marta Perez – Espanha)

Eu acho que nós nunca saberemos os reais motivos. Motivos repousam em Tuomas, algumas pessoas mais íntimas e o coração dos membros da banda. Parece haver no final motivos muito fortes para demitirem Tarja, especialmente da maneira que fizeram.
Alguns deles podem ter mencionado diferenças culturais que os membros da banda têm em suas mentes e corações comigo, o amor não correspondente de Tuomas pela Tarja, os valores de Tarja que não estão à altura com os de Tuomas e a maturidade de Tarja que não estavam à altura de Tuomas e os outros, estilos de vida diferentes entre os membros da banda, diferentes conceitos de amizade e responsabilidades que vem com isso, aproximação diferente com negócios, o problema óbvio de comunicação dentro da banda; apenas para citar alguns.