Confidências de Tarja durante a conferência de imprensa

Chegando a conferência de imprensa, Tarja Turunen abre um grande sorriso de uma jovem mulher. A jovem mãe da pequena Naomi, visivelmente floresceu em ter encontrado um equilíbrio entre vida profissional e privada, entre o hard rock e música clássica.

Como você consegue trabalhar com dois estilos de música tão diferentes?
Estou feliz por ter encontrado o equilíbrio entre música clássica e Metal. Demorei anos. É como na vida. Você aprende com suas experiências, seus erros. Hoje, estou em uma fase perfeita da minha carreira. Posso escolher o que quero fazer. É um grande privilégio. A chave está na sua alma e seu coração. Fiz as pazes comigo mesmo. Eu sou uma sonhadora e atualmente estou lutando pelos meus sonhos.

Qual é o segredo desse equilíbrio?
Eu bebo muita água, durmo muito. Não levo uma vida de rock star. E eu tomo cuidado para separar minha vida profissional da minha vida privada. É muito importante para mim. Estou feliz por ter meu marido comigo o tempo todo e tornar-se mãe tem sido uma experiência extraordinária que estava faltando na minha vida. Minha filha tem dois anos seguindo seus pais em todos os lugares. Esta noite ela vai assistir ao show de sua mãe. É ótimo ser capaz de viver ao mesmo tempo como mãe e como artista.

É difícil passar de um estilo de música para outro?
Sim, do ponto de vista vocal especialmente. Quando saio com uma turnê de metal por três semanas, levo pelo menos uma pausa de três semanas antes de um concerto de música clássica. Meu corpo está tão cansado e tenso que levo um tempo para restaurar o equilíbrio. Mas eu gosto de mudar de um para o outro. Esta noite será de rock e eu vou estar em turnê até o final do ano, particularmente na América do Sul, mas no Natal de 2015 por exemplo, gravarei a Ave Maria. E em 2016, vou ter mais concertos clássicos. É sempre uma história de equilíbrio entre os dois.