De acordo com a cantora Tarja Turunen, as músicas pacíficas do natal, falam sobre a atmosfera das celebrações e eventos.

Turunen se livrou do que restava do Nightwish e lançou um álbum tradicional de natal, intitulado Henkäys Ikuisuudesta.

Turunen tem muitas boas lembranças dos tempos de natal que passa em Kitee. Todo os anos a família canta canções natalinas enquanto Tarja faz o acompanhamento com o piano.

Em seu primeiro concerto público de natal, Turunen cantou no salão de uma igreja em Kitee, aos três anos de idade. A canção era Enkeli Taivaan (Anjo do Céu). Ela não lembra nada sobre seu desempenho, mas seus pais recapitularam os eventos.

“De primeira, o público não conseguia ver de onde eu estava cantando, então uma congregação de funcionários me puseram em cima de uma mesa. Em cima da mesa eu tive que cantar a canção toda, esqueci a letra varias vezes, mas continuei com as minhas palavras. Eu tinha apertado a bainha do meu vestido e minha mãe na platéia ficou nervosa com medo de eu não conseguisse levanta-la”, lembra Turunen com um sorriso.

O boneco de neve deu a idéia

Ela teve a idéia de seu próprio álbum de natal em 2003 com o cover de Walking in The Air do Nightwish.

“Eu tava falando com minha amiga sobre a canção, como ela era bonita e como ela tinha se tornado tão familiar para muitos finlandeses com o desenho boneco de neve. Eu definitivamente queria ter a chance de gravar ela e outras canções de natal”, diz Turunen.

Turunen não teve tempo de gravar um álbum completo, então ela lançou um single, Yhden Enkelin Unelma, no natal de 2004.

Walking in The Air foi a primeira inspiração para um álbum completo, e ele será lançado em duas versões diferentes. No single há uma versão clássica e no álbum uma versão poprock.

Uma longa consideração

As canções que estão no álbum, Turunen escolheu depois de uma longa consideração. A idéia era oferecer algo a todas as idades.

A favorita da cantora é o single sensível e tocante chamado You Would Have Loved This, o qual ela espera que também encontre um lugar no coração dos finlandeses.

Há também uma canção que Turunen co-escreveu com Esa Nieminen intitulada Kuin Henkäys Ikuisuutta.

“Esa me mostrou uma canção que ele tinha escrito. Eu gostei de algumas partes. Aquela altura surgiu uma melodia em minha cabeça e eu pedi ao Esa pra adicioná-la a canção. A canção ganhou uma nova cara, já que a única coisa que permaneceu a mesma foi o refrão”, explica Turunen.

“Eu nunca pensei em fazer minhas próprias canções para esse álbum, mas agora que a idéia surgiu, eu fico feliz que tinha acontecido. Talvez no futuro eu seja mais corajosa para abrir mais portas nessa direção”.

A turnê não virá a Oulu

O álbum Henkäys Ikuisuudesta segue com uma turnê de nove concertos. Turunen não será vista em nenhum outro lugar do norte que não Jyväskylä.

“Teria havido uma chance para mais uma turnê. Meu desejo é que os ouvintes possam aproveitá-los. Para mim é o maior dos prazeres, quando eu posso dar o melhor de mim ao publico, mas aí eu não estaria avaliando minha durabilidade conscientemente”, conta Turunen.

Ela acredita que o publico vai aproveitar muito mais em nove concertos do que em vinte.

Enquanto é um outono escuro e chuvoso na Finlândia, o sol de primavera brilha na Argentina.

Então não é de espantar que Turunen se preparasse para seus concertos em sua casa em Buenos Aires. Lá Turunen também tem esperado pela gravação de seu álbum solo, que será lançado mundialmente ano que vem.

“Musicalmente o álbum é uma mistura dos estilos musicais que eu tenho feito em minha carreira. Não se pode chamá-lo de um álbum clássico nem de um álbum de metal. Haverá características musicais de ambos os estilos. Esse trabalho será um desafio, mas eu o farei com prazer.”