Para a cantora e treinadora do The Voice of Finland, Tarja Turunen, a simbiose de turnê e vida em família tem sido uma bênção.
A turnê Colours on the Road acabou por este ano, e a cantora Tarja Turunen chegou à Finlândia para gravar o programa The Voice of Finland direto do barco que veio de Tallinn. O sono não foi o suficiente na noite anterior, mas a cantora de 37 anos não parece cansada.
A cantora está praticamente pulando de entusiasmo, desde mais cedo no dia da entrevista ela esteve se encontrando pessoalmente pela primeira vez com cantores que ela treinará.
"Vem sendo um dia excitante! Logo o trabalho de verdade começará, e eu mal posso esperar. Oh, Deus, eu gosto muito deste novo desafio, ser a nova treinadora do The Voice of Finland," ela conta, excitadamente.
Turunen não escolheu apenas roqueiros ou cantores clássicos em seu grupo. Eles obviamente estão inclusos, mas o grupo também tem cantores que foram influenciados, exemplo, pelo soul e r&b.
"Eu não assisti as outras temporadas, porque eu não queria acumular quaisquer preconceitos. Eu apenas ouvi um minuto e meio de cada cantor, mas me surprendi com a alta qualidade. Eu tenho cantores excelentes em meu grupo."
A química com os outros treinadores, Olli Lindholm, Redrama e Michael Monroe, reconhecíveis de outras temporadas, também funciona.
"Nós temos uma energia ótima e nos divertimos juntos. Eu realmente gosto dos outros, todos são fortes em seus próprios campos. Também há momentos emocionantes, eu chorei até acabar com meus olhos!"
Contato com a Finlândia
Devido às filmagens do programa, Turunen passará mais tempo na Finlândia durante a primavera, com seu marido Marcelo Cabuli e sua filha Naomi.
"É importante que minha filha esteja em contato com a Finlândia. Ela fala finlandês como língua nativa, mas agora ela ouvirá outros falando finlandês também, além da mãe e Moomins. Eu quero que ela aprenda a entender os modos de vida finlandeses."
A família vem vivendo na Argentina há anos agora, mas por um longo tempo eles também tiveram uma casa em Kuusankoski, em Kouvola. Os laços com a Finlândia nunca foram realmente quebrados.
"Para nós, a Finlândia sempre significou um lugar de paz. Foi bom estar na Finlândia, porque é tão pacífico. Neste modo de vida caótico, a mente consegue descansar ao voltar pra Finlândia. Agora temos uma casa adorável em Bunoes Aires, mas é uma vida de cidade."
A filha em primeiro lugar
Turunen começou sua carreira como cantora há quase 20 anos. Depois do Nightwish, ela fez cinco álbums desde 2005 como uma artista solo e fez turnês ao redor do mundo.
Depois que as gravações para o The Voice of Finland acabem no final da primavera, Turunen terá uma turnê do projeto Beauty and the Beat. Ela investirá o verão trabalhando em um novo álbum de rock. No outono, uma nova turnê de rock começa.
Ela não se cansou de fazer turnês, pelo contrário.
"Eu sinto que hoje eu estou no melhor lugar em que já estive na minha vida. Musicalmente, me sinto mais forte do que nunca, porque a experiência eas dificuldades te deixam mais forte e te ensinam coisas. É ótimo perceber que as coisas melhoraram."
Ela começou a cuidar de sua saúde, porém.
"Eu tenho dores terríveis na minha nuca! Nosso ritmo de vida não mudou, apesar de que temos uma filha agora. Pelo contrário, nós ficamos mais ocupados, mas eu e Marcelo entendemos que nós precisamos tirar um tempo para nós mesmos."
Entre as turnês, Turunen se foca em ficar em forma. EStar em casa significa cuidar de si mesma: ela tem tempo de ir ao dentista, ao massagista e ao médico para exames de sangue uma mamografia. Porque a cantora viaja o tempo todo ao redor do mundo por causa de seu trabalho, ela quer ter certeza de que tudo está bem com seu corpo.
"Eu também gosto de estar em casa com minha filha. É um tempo maravilhoso! Ela está em primeiro lugar para nós todos os dias e a todo momento."
A filha Naomi acompanha seus pais também em turnês. A mãe diz que ela é uma filha fácil.
Até o momento, o dia-a-dia continua como era antes, mas as outras opções precisam ser consideradas pelo menos quando Naomi começar a estudar. Apesar disso, Turunen não quer se estressar com isso ainda.
"É difícil para as pessoas compreenderem compartilhar o amor e o trabalho. Essa é a vida comum em nossa família. Essa simbiose funciona, e tem sido uma bênção para nós."
Tarja Turunen é uma treinadora para o The Voice of Finland pela primeira vez. Ela descreve seu grupo como "uma turma que ri".