- English version


Quando você começou a cantar? Quando criança, você sonhava em ser cantora ou essa decisão foi tomada posteriormente?
Cantar sempre foi natural para mim. Eu me lembro de me perguntar por que nenhuma das outras crianças do acampamento de verão compunham melodis para as músicas que cantávamos. Eu comecei a tocar piano clássico quando tinha oito anos, mas, posteriormente, percebi que isso não era pra mim. Eu parei de fazer aulas de piano e comecei a cantar aos dezesseis. Foi aí que percebi que isso poderia ser minha carreira.

Como você pode comparar a Riina de antes da audição com a de depois? Algo mudou em você?
Boa pergunta! Eu fiz a audição às cegas na primeira edição do The Voice of Finland (esta é a quarta), mas nenhuma das cadeiras viraram para mim. Isso foi muito difícil! Naquela época, Tarja não fazia parte do TVF. Eu decidi tentar novamente porque senti a necessidade de enfrentar a situação e não deixar aquela experiência me pôr para baixo! Eu tenho tido algumas dificuldades pessoais nos últimos anos. Eu realmente acreditei que poderia cantar com meu coração nas audições às cegas e que tanto as experiências ruins e a quanto falha na primeira edição poderiam me fazer mais forte. Esse é o motivo das palavras de Titanium serem tão importantes para mim! Nunca, jamais desista dos seus sonhos. Quando Tarja virou a cadeira dela para mim e começou a chorar, eu senti que minha vida havia mudado. Eu superei meus próprios medos e ainda consegui entrar para o melhor time! Eu estou tão feliz que Tarja e todos os fãs dela tenham me apoiado.

Qual o seu maior desejo como cantora?
Eu quero fazer uma turnê pelo mundo e cantar minha própria música.

Você tem outros sonhos além dessa carreira?
O canto e a música são o que há de mais importante para mim, além da família e dos amigos, claro. Eu gosto de fazer outras coisas, mas cantar é minha paixão.

Qual o estilo musical que você mais gosta de ouvir e qual o seu favorito para cantar?
Eu gosto de pop e soul, mas ouço todo tipo de música. Tenho ouvido alguns discos de heavy metal e de progressive metal. Eu amo cantar tudo do jazz, mas baladas são o melhor pra mim.

Você gravou uma música para a entrar no Eurovision, certo? Essa música é sua composição? Como foi a experiência de gravá-la? Você gravou algo mais?
Sim, eu escrevi a letra e a melodia para “My reality”. Ela foi produzida por Jukka Heikken. Foi uma experiência maravilhosa, mesmo que a música não tenha funcionado para a competição do Eurocontest. Eu também lancei um álbum chamado “I’m here” (2010), com o nome artístico “Reena Darlin”, que também foi lançado no Japão.


Você já havia cantado para o TVF. O que te motivou a continuar e tentar mais uma vez?
Como eu disse anteriormente, eu sabia que tinha que enfrentar meus demônios, ao invés de deixar a experiência me pôr para baixo. Eu também sabia que uma das razões de eu não ter conseguido foi que nenhum dos treinadores gostaram do meu modo de cantar. Nesta edição, eu ouvi que haveria novos treinadores (e Tarja <3), então decidi tentar novamente.

O que passou pela sua cabeça quando as cadeiras começaram a virar durante a sua apresentação?
Eu estava tão satisfeita e feliz! Mais que tudo, eu estava maravilhada com a reação da Tarja e com a forte conexão entre nós. Eu consegui ver o quanto ela estava mexida e quão intensamente ela estava ouvindo.

Tarja algumas vezes disse que se inspirava em cantoras como Whitney Houston e Sarah Brightman. Você também se inspira em alguém?
Whitney Houston também é uma das minhas maiores inspirações! Outras são Beyoncé e Aretha Franklin.

Por que você escolheu Tarja como treinadora?
A conexão entre nós e a reação dela tornou isso claro. Eu não tinha a menor dúvida sobre quem escolher!

Você conhecia algo sobre ela e sobre a música dela entes do programa? Você tem alguma música favorita dela?
Sim, tenho acompanhado a carreira dela porque ela foi bastante famosa na Finlândia por muitos anos. Mesmo que o modo que ela canta seja um pouco diferente (eu não canto música clássica), sempre a admirei. Agora que estou no time dela, percebi porque ela é amada pelo mundo! Tarja é uma pessoa maravilhosa e eu entendo porque ela tem tantos fãs. Não acredito que eu consiga escolher uma música como favorita, mas eu realmente gosto da parceria que com o Within Temptation na canção Paradise (what about us?)

Nós sabemos que as batalhas estão próximas, então, como é ter Tarja como treinadora de canto? Como o trabalho é feito? De que forma as aulas funcionam?
Nós não tivemos aulas de canto, mas ela nos orienta quando estamos nos aquecendo para as músicas. É maravilhoso como ela sabe como trazer o melhor de mim, tanto tecnicamente quanto mentalmente e emocionalmente. Você poderá ver algo disso quando as batalhas na TV começarem.

Qual a coisa mais importante que você aprendeu com a Tarja até aqui?
Ela me fez acreditar em mim mesmo, isso vale mais que qualquer coisa!

O que você gostaria de dizer aos fãs brasileiros da Tarja?
Eu espero ir ao Brasil um dia e cantar para vocês! Muito obrigada por apoiar a mim e ao time da Tarja.

- English version