Uma mulher no auge.
A cantora original do Nightwish, Tarja Turunen, prepara seu álbum solo na Irlanda, no mesmo estúdio que o Bono. Música é a prioridade para Tarja, que está prestes a fazer 30 anos. Mas há mais coisas em seu futuro - Eu espero que Deus nos conceda crianças algum dia.
A viajante aleatória não tem espaço no lugar onde Tarja cumprimenta os jornalistas. A estradinha curva se transforma em uma área privativa, verde e com ovelhas pelo jardim.
Lá as fotos estão sendo tiradas. Tarja posa junto a quatro homens diferentes, o marido, Marcelo Cabuli, tira as fotos.
Nas primeiras, Tarja sorri junto ao baixista Doug Wimbish.
- Infelizmente eu só vi Ron Wood dos Rolling Stones de trás, quando Wood veio emprestar seu baixo a ele, conta Tarja.
Doug Wimbish é o baixista original do Living Colour e um dos quatro músicos tocando no álbum solo da Tarja.
Quando chegamos ao estúdio a mulher de 29 anos estava tímida - provavelmente por causa dos músicos e do ambiente. Tarja sabia que no maior estúdio reservado para ela, o R.E.M seria o próximo.
- Eu me senti como um ratinho, mas o positivismo e a dedicação dos músicos ao projeto me deixaram relaxada, conta Tarja.
A afinidade fora do estúdio surgiu logo. Por exemplo, Doug tem o hábito de gritar "Olá, Miss Sunshine" mesmo antes de ela sentar-se à mesa para o café.
Enquanto tira fotos, Wimbish pede a Tarja para arrumar seu cabelo. O homem que pegou emprestado o baixo de uma lenda do rock não achou alguém que fizesse seus dreads. Eles - e as pessoas com dreads - estão em falta ultimamente.
Tarja chegou a seu refúgio na Irlanda vinda de Ibiza. Em Ibiza ela e o tecladista Torsten Stenzel fizeram canções.
- Eu gravei meus vocais em Ibiza, onde Torsten me ajudou a achar um ambiente inspirador, conta Tarja.
Aqui em Grouse Lodge nós ouvimos que Bono será o próximo a assumir o estúdio maior logo depois de Tarja e R.E.M.
Uma gigante internacional está fazendo o álbum caro de Tarja possível. O contrato com a Universal German foi feito bem antes de outubro de 2005 quando Nightwish demitiu sua cantora com uma carta na internet.
- Tudo começou com uma boa sensação. Eu nunca senti essa mesma conexão com a banda, e por outro lado, eu nunca antes fui responsável por tudo. Tarja descrevendo sua atual situação.
Tarja define sua carreira no Nightwish com a seguinte frase "Per Aspera Ad Astra" (*Pelos caminhos difíceis alcançamos as estrelas). Entretanto ela decidiu não mais falar sobre sua demissão do Nightwish.
O baterista a tocar no álbum solo da Tarja, Earl Harvin, terminou suas partes hoje.
- Para celebrar nós vamos abrir uma garrafa de vinho à noite e olhar para o futuro, diz Tarja.
Ela espera que ao menos alguns dos músicos sejam capazes de se dedicarem a turnê mundial ano que vem.
- Nós estamos fazendo o álbum sem restrições de data. Eu não sei a data de lançamento, mas sei que será esse ano.
A turnê ano que vem levará Tarja a Europa, EUA, América do Sul, a Ásia e a Rússia. Mas de forma moderada Tarja espera.
- Eu quero no futuro conhecer as cidades aonde eu vou me apresentar. Nessa questão há muitos lugares que eu nunca visitei, diz Tarja.
Tarja caiu de quatro pela paz natural da Irlanda. Ela e Marcelo passeiam pelos cantos e vilas, mas para Dublin, onde Tarja sempre quis conhecer, eles não tiveram muito tempo na viagem.
- Nós trabalhamos muito, de manhã até a noite, com alguns intervalos. Hoje eu vou nadar em algum lugar, conta Tarja. O estúdio é uma mistura de luxo com jeitinho caseiro. No século XVIII as construções de pedra eram, por exemplo, uma jacuzzi e uma piscina apesar do céu aberto, as roupas secando do lado de fora e os cachorros soltos por aí.
Tarja e Marcelo estão hospedados num apartamento onde Michael Jackson ficou com seus filhos há um mês atrás. Os Jacksons ficaram no Grouse Lodge por quatro meses. A parede da sala da Tarja é decorada com fabricações indianas, e uma estreita escada em espiral que vai dar no andar de cima.
Tarja e Marcelo têm dado umas rápidas passadas na Finlândia ultimamente. Tarja tenta desesperadamente administrar sua vida diária em casa.
- Quando eu volto pra casa eu sempre pego o aspirador e o esfregão primeiro - não importa de quão longe eu venha ou quão cansada eu esteja.
O cuidado de Tarja encanta seus amigos. Eles cuidam do correio de Tarja e Marcelo que chega a Kuusankoski periodicamente.
- Nós não temos flores já que eu não quero incomodar mais nossos amigos, diz Tarja.
Convites para se apresentar chegam a Tarja diariamente. Respostas positivas, entretanto são difíceis de obter.
- Produzir meu novo álbum é uma prioridade para mim. Na verdade, meu estado de felicidade se deve ao desconhecido - ao que o álbum vai trazer quando for lançado.
A confiança cresce cada vez mais. Tarja começou a preparar seu pai, que sente a falta de sua única filha, que o faz pensar que eles vão se ver cada vez menos no futuro.
- Embora eu já tivéssemos grandes contas de telefone, lembra Tarja.
Tarja acredita que pode administrar o grande estardalhaço, mesmo se o álbum solo for recebido melhor que o experado.
- Tenho certeza que eu posso aproveitar o sucesso desde que minha mente e físico possam suportar. Eu passei por tantos altos e baixos que eu não temo mais nada.
Tarja também leva com calma o fato de que terá 30 anos em agosto. Pelo contrário, é bom para sua carreira solo que ela tenha experiências na bagagem - e provas.
- Mais ainda - Marcelo interfere imediatamente se ele vê que eu me sinto mal com algo. Marcelo pode praticamente ler minha mente, agradece Tarja.
O casal se conheceu em 2000. Tarja também contou a seu marido a crença sobre o que eles deveriam estar vivendo na crise do 7º ano.
- Nós rimos disso. Não podemos entender como o amor e a compreensão entre nós pode continuar crescendo, diz Tarja.
Ela acredita fortemente naquela pessoa, a pessoa certa.
- Eu espero que Deus nos conceda crianças algum dia. Meu relógio biológico diz que ainda não está na hora, mas por outro lado eu sei que não há uma época certa para se ter crianças.
A banda germano-americana dela retorna para o estúdio logo depois das várias fotos. Marcelo também vai para o estúdio algumas vezes durante a entrevista, quase correndo. Tarja também tem que se mover para ouvir os feitos de seu marido. Enquanto sai Tarja enfatiza sua gratidão por este momento. Eu tenho passado por essas pequenas inseguranças, eu tenho o dom de cantar e eu me sinto uma mulher no auge. Toda noite quando eu vou pra cama eu agradeço por tudo de bom que eu recebo.
2007 - Ilta-Sanomat Plus - Tarja Turunen sobreviveu à sensação: "Eu não tem medo de mais nada"
- Detalhes
- Entrevistas
- Acessos: 1213