Tarja Turunen finalmente retornou para os clássicos

Após o rock sinfônico do Nightwish, Tarja Turunen lançará em setembro seu primeiro álbum solo dedicado à música clássica. "Foi um grande desafio", admite.

Anteriormente conhecida como a vocalista do Nightwish e agora com uma carreira solo muito bem-sucedida, Tarja lançou no dia 11 de setembro um novo álbum, mas desta vez seus seguidores ouviram algo novo uma vez que o álbum está repleto de música clássica.

Ave Maria - En Plein Air inclui várias versões da oração “Ave Maria”, uma das quais foi composta pela própria Tarja. O álbum foi gravado em Seinäjoki na igreja de Lakeuden Ristin. O primeiro single é uma canção composta por Paolo Tostin.

Este é o seu primeiro álbum de música clássica. O quão difícil foi esse desafio, depois de ter interpretado rock sinfônico?

T - Na verdade, ele tem sido um grande desafio. A decisão de gravar o álbum foi muito boa, e provavelmente não teria coragem de fazê-lo sem o apoio e as palavras de encorajamento do organista Kalevi Kiviniemi. Mas o fato é que, embora o mundo me conheça como uma cantora de rock, também sabe da minha experiência com música clássica. Eu fiz turnê de concertos de música clássica e alguns eventos anuais, e eu sei que os fãs de rock também seguem-me nesses eventos. Estudei música de câmara por muitos anos, então eu me sinto pronta para este projeto.

Você compôs sua própria Ave Maria para o álbum. Como você se sentiu?

T- Eu tenho muitos anos de experiência compondo para os meus discos de rock, então escrever Ave Maria não foi tão diferente assim como outros projetos. Na verdade, a música veio em pouquíssimo tempo.

Tem receios sobre a forma a qual seus fãs de rock e metal serão atraídos por essa música e de suas reações?

T- Nem um pouco. Na verdade eu acho que encontrei o equilíbrio entre ser uma cantora de música clássica e de rock, então eu acho que meus fãs conseguiram fazer o mesmo. Eles têm visto várias vezes a minha presença em eventos de música clássica para que inclusive muitos deles esperem por este álbum tanto quanto esperam pelos meus discos de rock.

Ave Maria é uma oração. A oração é importante para você?

T - No canto clássico, “Ave Maria” é muito popular e é muitas vezes bastante interpretada em eventos e discos. É o mesmo para mim. No caso do Rosário católico em si é importante e eu, pessoalmente, sinto uma proximidade com esta oração, a respeito.