Dona de uma das mais belas e poderosas vozes do mundo da música, Tarja Turunen nos antecipa detalhes a respeito do seu próximo álbum de rock e dos últimos shows da sua turnê mais recente, Colours In the Road, nas Malvinas Argentinas, com a banda Asspera, Buenos Aires, Argentina.


PRÓXIMO CD DE ROCK


MSM: Chamou nossa atenção que cada vez que, ao nos dar algo a respeito do seu próximo cd de rock, você o intitula como “heavy rock”. Podemos esperar um álbum mais pesado que o Colours In The Dark? Há previsão para a data de lançamento?
TARJA: O novo álbum seguirá a trilha do Colours In The Dark. Os elementos que você encontrará são os mesmos dos álbuns anteriores, apenas as letras, em minha opinião, são mais fortes. Claro, estou explorando novas coisas e sons para esse álbum, assim como nos anteriores, mas no geral, ele continuará o que comecei no Colours In The Dark. Com este cd, encontrei e estabeleci minha música. O novo será lançado no outono de 2016.


MSM: Você viajou à Índia para tirar fotos para a arte do cd, antes dele ser lançado. No caso do My Winter Storm e do What Lies Beneath , você sabia com antecedência o título de cada álbum. É o mesmo com esse álbum? Você tem algo em mente ou já preparado?
TARJA: Já decidi o título, mas não posso revelá-lo ainda. Eu não tinha o título em mente antes de começar a escrever as músicas, há dois anos, mas tinha uma idéia sobre o que o cd teria. Todas as músicas do álbum têm relação com o título, então, no decorrer do processo, tudo ficou claro para mim. Também tenho uma idéia para a arte da capa. Com certeza usarei fotos novamente, pois amo fotografia. É mais provável que, desta vez, eu as faça na Argentina.


MSM: No Colours In The Dark, você utilizou alguns instrumentos que não são comuns no mundo do rock, como o citar, proveniente da índia. Há alguns meses, você publicou uma imagem de um bandoneon no seu facebook. Em relação às gravações desse novo álbum, veremos alguma influência da música tradicional argentina, como o tango?
TARJA: Você pode ouvir claramente um pouco da influência da música argentina em uma canção do álbum. Eu diria que viver na argentina tem sido uma ótima influência na escrita de músicas no geral. Minha vida mudou muito desde que mudei para lá. Isso tem muito a ver com o fato de como eu me sinto hoje como artista e, também, como pessoa.


TOUR PELA ARGENTINA


MSM: De acordo com o que temos visto na mídia, as gravações do seu próximo cd foram concluídas. Você nos apresentará novas músicas em novembro?
TARJA: Apresentarei a vocês algumas músicas do novo cd.
MSM: Neste ano, você irá à diferentes cidades, lugares que você nunca foi como artista: Salta, Tucumán, Comodoro Rivadavia, Neuquén e La Plata. Como é poder ver tantas pessoas que estão empolgadas para te ver pela primeira vez?
TARJA: Estou muito ansiosa por essa tour e feliz por poder visitar lugares em que nunca fui nem como turista. Essa é uma oportunidade única para mim. Sou verdadeiramente grata por isso. Tenho certeza que terei momentos maravilhosos com meu público na Argentina.


MSM: Como foram as gravações dos três vídeos promocionais dos seus shows com Asspera, em 14 de novembro? Parece que você se divertiu bastante com a banda durante as gravações.
TARJA: Eu os conheço há bastante tempo. Com os irmãos de Barrett, trabalhei em diferentes projetos e nós somos amigos. Espero rir e me divertir com Asspera no nosso show nas Malvinas, em Novembro. Fazer esses vídeos promocionais foi divertido, então é possível imaginar o que está por vir!
MSM: Esse show será o último da turnê mundial, a cereja do bolo da Colours In The Road. Podemos esperar por mais surpresas ou algo que ainda não vimos nos outros shows?
TARJA: O show nas Malvinas será diferente do restante da turnê, pois estamos preparando algumas loucuras para ele.


QUESTÕES GERAIS


MSM: Além de Sirja Tiilikainen, seu amigo e design de moda e o designer no comando do Nordenfeldt, há mais alguém envolvido nos figurinos que você utiliza nos shows?
TARJA: Posso dizer que, quando se trata dos designs de Sirja, sempre trabalhamos juntos na criação deles. Com Nordenfeldt, o trabalho é similar, mesmo que eu dê mais liberdade à designer Julia para fazer o que ela prefere. Ela sempre respeita meus desejos para com as roupas, porque Julia sabe o quanto é importante que eu me sinta confortável no palco e fora dele. Tenho muita sorte por ter encontrado essas duas mulheres talentosas para trabalharem comigo.


MSM: Daqui a dois anos, My winter storm completará 10 anos de lançamento. Você planeja alguma comemoração?
TARJA: Estou vivendo os melhores momentos da minha vida nos shows com minha banda. Também sou muito grata por ter uma carreira como cantora lírica. Os dois diferentes estilos de música, rock e clássica, são uma linda harmonia e balanceiam na minha vida, atualmente. Não planejo uma festa de aniversário especial pelos 10 anos, mas, ao invés disso, celebro todos os dias da minha vida.


MSM: Nós tivemos a oportunidade de entrevistar Adrián Barilari, que nos falou a respeito da relação de vocês. Poderemos, algum dia, ser surpreendido com um dueto em Studio?
TARJA: Eu tenho um ótimo relacionamento com todos os garotos do Rata Blanca. Não há planos, no momento, de um dueto com Barilari, mas nunca se sabe o que o futuro nos reserva.


MSM: Montamos uma seção chamada “until your last breath”, onde pedimos a indicação de cinco álbuns que devem ser ouvidos antes de morrer:
1. Metalica – Black
2. Queen – A night at the opera
3. Peter Gabriel – So
4. Gladiator Soundtrack
5. Jean Sibelius – Finlância


MSM: Deixamos o espaço livre para você cumprimentar os seguidores da revista e todos os seus fãs argentinos. Desde já, muito obrigado, por esta entrevista.
TARJA: Quero agradecer a todos vocês pelo amor e pelo apoio. Tem sido incrível receber o carinho do público argentino. Sempre senti a recepção calorosa à minha música na Argentina e sou muito grata por isso. Mal posso esperar para tocar com vocês novamente! Agora mais do que nunca!