Tarja estará realizando um show em novembro no Malvinas Argentinas, ao lado da banda Asspera, para promover o seu mais recente álbum "Colours in the Dark". Mas antes, tivemos o prazer de conversar com ela.

● Nestes anos que você tem feito muitas coisas, no ano passado lançou o "Colours in the Dark" e se apresentou no Teatro Gran Rex e no Vorterix. O que você se lembra dessa experiência e o que ela significa para você?

T: Foi um prazer a realização desses dois shows em Buenos Aires no ano passado. Nos divertimos muito com o público argentino e tenho apenas boas lembranças daqueles shows. Fazê-lo no Teatro Gran Rex era como um sonho para mim, então eu sou profundamente grata por meus ouvintes e fãs que tornaram isso possível.

● O "Colours in the Dark" teve uma grande recepção em todo o mundo, tanto pela imprensa como pelos fãs.  Como você se sente sobre isso?

T: Estou encantada com a recepção calorosa ao meu último trabalho. Os últimos anos têm sido uma jornada de aprendizagem para mim, pessoalmente e artisticamente, por isso estou feliz se as pessoas podem aprecia-lo.

● Planeja gravar outro clipe?

T: Eu vou gravar alguns clipes com o lançamento do novo álbum, mas não antes disso.

● Este mês foi lançado "Ave Maria - En Plein Air" um álbum com 12 versões de diferentes compositores de "Ave Maria". E a última música foi a sua própria versão. Como foi para você compô-la, e como a ideia de fazer este álbum surgiu?

T: Eu a escrevi alguns anos atrás, alguns minutos depois de chegar em casa em Buenos Aires. Eu queria escrever uma canção de Natal para minha próxima turnê clássica, mas em vez disso, eu decidi escrever uma Ave-Maria.

A ideia de gravar um álbum de Ave Maria nasceu há muitos anos, com a ajuda e apoio do organista Kalevi Kiviniemi que tem trabalhado comigo faz tempo. Ele estava me sugerindo gravar esse tipo de álbum, porque, o meu público, em meus concertos de música clássica, sempre há profundamente me apreciado cantando Ave Marias.

Sempre amei cantar essas músicas desde que eu comecei a ter aulas de canto lírico. Eu acho que o som da minha voz soa melhor em música de câmara, que é o estilo de música que eu estudo principalmente como cantora lírica. Através dos anos, tenho quase sempre incluído uma Ave Maria em meus programas de Natal.

● O que você sentiu ao gravar "Ave Maria - En Plein Air" em Risti Lakeuden Lutheran Church em Seinäjoki, Finlândia?

T: Levam-se meses para se preparar para este tipo de gravação. Eu precisava fazer uma pesquisa séria antes de encontrar as peças que queria incluir neste álbum. Há mais de 4.000 Ave-Marias escritas que eu tinha que conhecer durante o processo de seleção. Eu escolhi as quais me senti mais conectada como cantora para tornar este álbum interessante. Eu queria escolher músicas conhecidas e desconhecidas com estilos diferentes. Eu também precisava da ajuda de várias pessoas para me dar os resultados de diferentes Ave Marias. Ouvi várias gravações existentes e gravei peças que nunca tinham sido gravadas antes.  Foi um processo muito interessante.

O ambiente da igreja é muito diferente de um ambiente de estúdio. Todos os músicos executaram canções sem uma audiência, e, em seguida, escolhemos os melhores takes. Nada foi editado e não foram utilizados truques de estúdio, por isso não podemos dizer que houve uma pós-produção após as gravações serem concluídas. Então, o que você ouve no álbum é puramente como as canções soaram em Lakeuden Risti durante a sessão de gravação.

Eu queria fazer uma grande obra vocal nessas músicas as quais os compositores respeito. Minha atenção foi completamente focada em meu desempenho e foi emocionante gravar este álbum. No começo eu estava muito nervosa, porque eu nunca tinha feito um registro como este antes, mas depois de cantar algumas músicas comecei a me sentir mais relaxada e finalmente me encantou ter a oportunidade de fazer esta gravação.

● Você acha que existe uma possibilidade de a tour venha para o nosso país?

T: Esperamos que algum dia "Ave Maria" possa ser apresentado para o público argentino. Eu adoraria fazer mais concertos de música clássica no país em geral. Eu acho que só tenho que ser paciente para que isso aconteça.

● No seu novo DVD filmado no "What Lies Beneath World Tour 2011" no Luna Park, há um cover inédito de Gustavo Cerati  "signos". O que ela representa para você, especialmente depois da morte de Cerati?

T: Eu fiz uma homenagem a Gustavo, quando ele estava em coma, no meu concerto no Luna Park, quando todos nós esperávamos que ele se recuperasse. Infelizmente isso nunca aconteceu e agora esta ação é para agradecer por sua bela arte.

● Tarja é considerada Argentina por muitas pessoas. Como você se sente sobre isso?

T: Eu me sinto muito lisonjeada que meus fãs me considerem um dos seus. Atualmente, isso me ajuda a me sentir extremamente confortável para viver nesta cultura que é muito diferente do que eu estava acostumada. Agradeço-lhe profundamente. De qualquer forma, eu sempre serei finlandesa, não há nenhuma maneira de mudar isso, mas eu sou grata por isso, porque eu tenho uma carreira importante na Argentina e é o país onde as pessoas me aceitaram como parte de sua cultura.

● Em 14 de novembro, você se apresentará com o Asspera no Estádio Malvinas, como a ideia de dividir o palco com uma banda que não parece em nada com o seu estilo surgiu?

T: Estou plenamente consciente das diferenças nos estilos de música da banda Asspera e o meu. Mas há muitos fãs ao redor do mundo que me acompanham em meus concertos de música clássica e rock, que são dois estilos musicais muito diferentes, então eu não vejo nenhum problema em tudo isso.

Estamos planejando dar um grande show cheio de surpresas, já que este será o meu último show com o meu disco atual. Por isso, será um momento de celebração. Eu conheço os caras do Asspera há muito tempo, e os irmãos Barrett que já trabalharam comigo, e nós somos amigos.

Posso também dizer que Nico e Guillermo gravaram para o meu próximo álbum.

● O que o público pode esperar do show?

T: As pessoas podem esperar uma explosão. E rock com a gente como nunca antes.

Ninguém deve perder, pois é uma daquelas noites que pode não acontecer novamente.

● Quais são os planos para o futuro?

T: Tenho muitos planos para o futuro. Meu trabalho como treinadora no "The Voice" na tv finlandesa continua na próxima temporada, e também estarei em turnê com o meu álbum clássico Ave Maria em dezembro na Europa.

No próximo ano vou começar uma turnê com o novo álbum de rock, durante a temporada de festivais de verão na Europa, pouco antes do lançamento do álbum. Ele está previsto para o Outono de 2016. Esta tour vai me levar novamente 2 anos.

● Você é uma mulher que nunca para. Se tornou recentemente mãe, mas seguiu na tour. Como a experiência de mãe e cantora reconhecida em nível global é?

T: Estou verdadeiramente abençoada por ter uma família que apoia meu trabalho como artista. Não é muito comum manter um estilo de vida de artista e ao mesmo tempo ser mãe, mas eu tenho sido capaz de fazer isso com o apoio do meu marido. Nossa filha está plenamente consciente do fato de que sua mãe é uma artista e, por causa disso, nós viajamos muito, como uma família. Ela também aceitou esta vida, já que não conhece nada de diferente. Estamos muito gratos que ela é uma menina forte e saudável.

● Você acredita que você ainda tem algo mais a fazer?

T: Eu realmente espero que não tenha esgotado todas as minhas possibilidades para o futuro. Eu estou vivendo meu sonho e eu adoro desafios. Um dos meus maiores desejos é ser livre e feliz com a minha arte, enquanto me sinta bem com isso.