“Bem, na verdade eu queria gravar o meu primeiro álbum clássico e estava pensando que tipo de música deveria ser dentro de música de câmara, porque eu estive estudando música de câmara como cantora lírica. E enquanto eu estava fazendo a pesquisa e procurando por música para os meus concertos natalinos, os quais eu estive fazendo por muitos anos, eu descobri queexistem muitas Ave Marias compostas. E eu amo cantar Ave Marias, eu estive cantando Ave Marias, eu até escrevi uma Ave Maria eu mesma há alguns anos! Depois disso, eu decidi: “Bem, eu quero deixar que as pessoas saibam que existem mais de 4.000 Ave Marias,” o que é inacreditável. Normalmente as pessoas conhecem uma, ou no máximo duas, mas este é um número gigantesco. Eu amo cantar Ave Marias, acho que minha voz soa... ela soa... em seu melhor, sabe, em Ave Marias.
Nós gravamos este álbum em Seinäjoki, na Finlândia, em uma igreja chamada Lakeuden Risti Church, e essa igreja tem uma acústica linda para este tipo de música, para música clássica em geral, e também foi desenhada por Alvar Aalto, que é um dos mais conhecidos arquitetos finlandeses. Eu decidi que quero ter um design finlandês e apresentá-lo no álbum, então até o vestido que estou usando no momento e a arte do álbum foram inspirados em Alvar Aalto, e cada pequeno detalhe da igreja foi desenhado por ele. É inacreditável! Mesmo o órgão foi desenhado por ele! E nos gravamos este álbum em dois dias, e tudo foi feito ao vivo com o organista Kalevi Kiviniemi, a harpista Kirsi Kiviharju e o cellista Marius Järvi. Foi muito lindo, foram dois dias muito lindos. Estressantes e corridos, sim, mas por outro lado, foi uma experiência muito...realmente linda para mim, me apresentar pela primeira vez assim.
Eu mesma escrevi uma Ave Maria, porque há uma tradição aqui na Finlândia de escrever uma música natalina em todo Natal. Todos os anos houve tantas músicas natalinas escritas...!
Então eu decidi escrever uma Ave Maria já que eu gosto tanto de cantá­las, e eu imaginei a minha própria Ave Maria soando naquela acústica linda da igreja, esta foi realmente a minha inspiração para escrever uma Ave Maria. Eu sou uma grande fã de Ave Marias, então esta foi a razão por trás disso. Ao fim deste ano, eu farei concertos na Finlândia e em mais alguns países na Europa, eestarei apresentando este álbum para o meu público. É provavelmente interessante para as pessoas já que neste álbum há realmente uma grande variedade de Ave Marias e seus estilos, e os compositores vêm da América, da França, Finlândia, Itália, até mesmo da Argentina, e há peças contemporâneas envolvidas também... Então é realmente... É claro, a minha própria Ave Maria estará lá... Então é um álbum realmente interessante, ou pelo menos eu espero que seja interessante o suficiente para o meu público.”