Eu estava chorando de alegria depois do concerto na Bulgária.


Na sexta-feira, 18 de dezembro, às 8:00 PM, Tarja Turunen fará um concerto especial no Bulgaria Hall, Sofia. Este será seu nono concerto no país. Raramente há alguma outra estrela do calibre dela com tantas apresentações na Bulgária. Desta vez, teremos o prazer de vê-la na sua turnê natalina. A idéia é de Tangra Mega rock, que organiza o evento e merece admiração.


Mais uma vez, Tarja foi gentil em conceder uma entrevista a OFFNews, feita por uma das líderes do fã-club oficial da Bulgária, Tsvetina Ivanova.


Tsvetina: Você vem à Bulgária com um concerto natalino pela primeira vez, mas tem feito isso por anos. O que fez você começar a fazer esse tipo de apresentação e como ela é diferente das turnês regulares?
Tarja: Houve uma quantidade enorme de pedidos de concertos natalinos em outros países além da Finlândia, por anos. Em 2005 e em 2012, fiz uma turnê na Europa com um programa natalino; então esta não é a primeira vez que faço isso. Os concertos, neste ano, estão seguindo o mesmo caminho do que tenho feito por anos, com algumas novas canções e arranjos; mas elas são exatamente as mesmas em cada país, inclusive na Finlândia. Amo fazer esses concertos, porque a atmosfera é bastante diferente da qual meus ouvintes estão acostumados.


Tsvetina: O período natalino é seu favorito? Você possui alguma tradição especial em sua família?
Tarja: Natal é a época do ano em que vejo minha família finlandesa, o que só consigo fazer uma ou duas vezes por ano. Significa muito para mim poder passar alguns dias com quem amo. Na minha própria família, ainda não temos nenhuma tradição. Nossa filha é muito pequena e nosso tempo durante o natal com ela tem sido na estrada. Algum dia, conseguiremos passar o natal em nossa própria casa, juntos.


Tsvetina: Como sua linda filha Naomi te inspira no processo de composição?
Tarja: Não exatamente de maneira concreta, mas ela me faz feliz diariamente; então com certeza minha felicidade é refletida na minha arte.


Tsvetina: E como Naomi começou a andar? Qual a história? Há bastidores de shows por trás disso?
Tarja: Ela começou a andar enquanto estávamos em casa, em Buenos Aires. Tenho isso gravado. Ela era um bebê muito cauteloso e não queria começar a caminhar muito cedo. Mas, quando o fez, não caiu ou se machucou. Naomi é uma garota muito cuidadosa.


Tsvetina: De volta aos concertos: muitas das músicas são clássicas. Qual o papel da música clássica na sua vida e na sua carreira?
Tarja: A música clássica tem um papel muito importante na minha vida artística. Ainda estou treinando bastante minha voz para ser melhor no canto lírico. Esta é minha maior motivação. Amo cantar arias ou outros tipos clássicos que há alguns anos me eram dificultosos mas hoje canto sem problemas. Sempre há o que melhorar. Minha carreira no rock e na música clássica são bem balanceadas, atualmente, na minha vida. Estou fazendo tours como cantora lírica e aproveitando o momento. Música clássica foi meu primeiro amor na música, quando eu era jovem. Agora, finalmente, tenho a chance de usar meus conhecimentos.


Tsvetina: Ave Maria Em Plein Air é seu último trabalho e primeiro álbum clássico. Como a idéia nasceu?
Tarja: Sempre gostei de cantar Ave Marias nos meus concertos natalinos. Creio que minha voz soa melhor em música de câmara. Com o apoio do organista Kalevi Kiviniemi, comecei o projeto de gravar meu primeiro álbum clássico, Ave Maria Em Plen Air. O público tem gostado de me ver cantando Ave Marias durante anos e eu tenho recebido um feedback positivo. Então, finalmente, tive tempo para trabalhar neste projeto.


Tsvetina: Você focará mais nos projetos clássicos nos anos que estão por vir que nos de rock? Parece que seu público gosta de ambos os estilos.
Tarja: A prioridade, neste momento, está na minha carreira, o que significa que você me verá gravar álbuns de rock e fazendo turnês deles. Isso também significa que você me verá fazer apresentações clássicas, sempre que possível. Meus fãs tem a mente bastante aberta e me seguem no rock e nos concertos clássicos, o que é maravilhoso. Estou sempre desafiando meus ouvintes. Acho que eles gostam disso. Os próximos grandes acontecimentos são que após a turnê natalina, finalizarei a produção do meu quarto álbum de rock, trabalharei como técnica no The Voice Of Finland, farei uma turnê de música clássica na Rússia entre fevereiro e março e farei shows de rock na Europa, no verão. O novo álbum de rock será lançado no final do verão e começarei uma turnê mundial dele.


Tsvetina: Quando será gravado seu segundo DVD de rock, Act II? Você mencionou que gostaria de gravar, dessa vez, na Bulgária, mas só se houver ao menos duas datas para isso. A Bulgária te receberá calorosamente!
Tarja: Meu plano é gravar o Act II em algum lugar da Europa, depois do lançamento do meu próximo álbum de estudio. Isso significa que preciso encontrar um lugar perfeito para a gravação muito em breve. Mas primeiro, quero focar no lançamento do meu próximo álbum. Meu público na Bulgária é INCRÍVEL, então seria muito prazeroso ter a chance de gravar esse importante DVD em seu país.


Tsvetina: Você está no júri do The Voice Of Finland pelo segundo ano consecutivo. Competições de canto são muito populares aqui também. Como é ser parte do júri? Obviamente você é reconhecida pelo talento e sucesso no seu país natal.
Tarja: Tem sido maravilhoso fazer parte do programa, porque isso me ensinou muito sobre música e outras coisas. Estou aproveitando os momentos com os outros técnicos e com meu time. É muito bom poder ajudar. Essa proximidade entre mim e meus cantores é muito importante.


Tsvetina: O público búlgaro ouvirá algumas músicas do Ave Maria Em Plen Air em 18 de dezembro, no Bulgaria Hall. O que mais ele esperar ouvir?
Tarja: Músicas natalinas que são internacionalmente conhecidas, outras nem tanto. Pode-se esperar uma linda atmosfera no concerto. O sentimento é mágico.


Tsvetina: Você estará no palco novamente com músicos búlgaros (Chavdar Valkov, violino; Georgi Miltiyadov, piano). Você trabalhou com músicos búlgaros em concertos anteriores na Bulgária. Qual sua impressão sobre eles?
Tarja: Como a música clássica é uma tradição muito importante no seu país, é fácil perceber que é um trabalho de músicos locais. Há muito talento envolvido. Sempre gostei de trabalhar com músicos búlgaros. Tenho certeza que desta vez são será exceção.


Tsvetina: Você esteve na Bulgária para inúmeros concertos não apenas em Sofia, mas também em Plovdiv e Kavarna. Qual a memória mais marcante do nosso país? O que você pensa quando um concerto é marcado na Bulgária?
Tarja: Sim, tem sido prazeroso ver mais do seu lindo país como artista. Sempre tenho sido recebida de braços abertos pelo público. Sou grata por isso. Lembro de ter o rosto pintado na parede de um prédio em Kavarna, o que foi uma grande surpresa para mim. O público e o concerto em Plovdiv também foram maravilhosos, mas preciso ser honesta com você...as melhores lembranças são do meu primeiro show de rock em Sofia, há alguns anos. Nunca pensei em receber tanto amor e apoio do público búlgaro na primeira vez em que visitava seu país. Foi uma experiência tão linda que, depois do concerto, eu estava chorando de felicidade. Realmente quero agradecer por tudo.


Tsvetina: Você vê diferença no modo como as pessoas recebem seus concertos natalinos e como elas se sentem a respeito desse período na Europa?
Tarja: Sempre vejo e noto as diferenças culturais entre o público dos diferentes países. O mesmo acontece nas minhas performances de rock. Alguns públicos são mais quietos, outros mais loucos e barulhentos. Mesmo nos concertos natalinos, a situação é similar. No geral, como esses concertos são mais calmos e o público também está mais calmo. Isso não significa que a experiência não possa ser aproveitada.


Tsvetina: Obrigada pelo seu tempo e por trazer seu espírito natalino para a Bulgária. Palavras finais para os fãs antes do concerto?
Tarja: Muito obrigada pelo amor, pelo apoio e por me receber. Estou ansiosa pelo concerto. Teremos um tempo maravilhoso juntos. Desejo a todos um feliz natal!