Da Rússia para a Argentina. Apenas algumas semanas na Finlândia. Nesse meio-tempo  foi gravado o The Voice Of Finland. Depois, Estados Unidos e, novamente, Rússia – então todo o mundo. O próximo álbum de Tarja Turunen será lançado no final do verão e depois ela fará uma turnê por vários lugares. A turnê natalina europeia foi apenas um prelúdio.
“O outono foi pesado e não está ficando mais fácil. É um trabalho duro, mas eu o amo com todo meu coração, caso contrário, procuraria outro.”
O amor pela indústria permanece, mesmo que a trajetória dela não tenha sido a mais fácil.
“Sou realmente grata aos meus fãs que tem me acompanhado. Optar pela carreira solo não foi uma escolha óbvia depois da minha história com banda.”
Os fãs. Há muitos deles. Com três anos e meio, Naomi, que segue a mãe por todos os lugares, também os nota de sua própria maneira.
“Nos países mais fanáticos ela pergunta: ”eles vão gritar?”. Naomi deixa claro que gritos machucam seus ouvidos e sempre se queixa finlandês”, Tarja descreve com voz calorosa.

Filha perto do palco.

Apesar da sua pouca idade, Naomi aprendeu que os gritos dos fãs fazem parte de ter como mãe uma estrela mundial. A pequena garota, que fala três idiomas, na maioria das vezes fica perto do palco para acompanhar a performance da mãe.
“Ela é tão fofa quando bate palmas com a platéia. Ela é fofa de qualquer forma”
A vida familiar não é tão eufórica.
“Sou uma mãe rígida para Naomi. Repreendo-a mesmo quando não é tão necessário. Marcelo, então, me acalma, dizendo: ”relaxe, está tudo bem”
“Eu e Marcelo nos completamos. Ele me deixa fazer barulho e balanceia nossa vida com calma.” Tarja, que celebrou o décimo terceiro aniversário de casamento no ano novo, disse.
Marcelo trabalha como empresário de Tarja e sua filha vai aonde quer que ela vá.
“Mas isso vai mudar. Quando Naomi for à escola, vamos precisar escolher um lugar para ficar permanentemente. Então, Marcelo ficará em casa com ela e apenas eu viajarei. Será uma grande mudança, mas conseguiremos fazer isso.” Diz Tarja, que neste momento chama Buenos Aires de casa.
Mudar-se para a Espanha? Nada está decidido, mas a família não está morando na Finlândia. De qualquer forma, eles não permanecerão no país natal de Marcelo, Argentina.
“A situação política do país é tão instável que estamos pensando em mudarmos. O vôo para a Finlândia é muito longo, são quase 20 horas."

“A Europa é tentadora”

Um país se destaca dentre os outros nas discussões do casal.
“Espanha poderia ser o novo lar da nossa família. Temos considerado seriamente”, revela.
Alguém talvez pense que não há pressa para planos num futuro distante. Com a família Turunen-Cabuli, a situação é diferente. Coisas relacionadas ao trabalho estão programadas até 2017 e planos iniciais são feitos para um longo período de tempo.
“Você precisa fazer isso nos negócios. Planejamento gera segurança. É confortável saber o que o futuro trará”
Os colegas de Tarja no The Voice Of Finland são os mesmos do ano passado: Axl Smith, Olli Lindholm, Redrama e Michael Monroe.

Continuação incerta

Tarja tem uma margem de tempo livre no próximo ano, embora seja pequena. A princípio, ela talvez tenha tempo para a sexta temporada do TVOF, caso haja alguma. No entanto, isso é assunto para outro momento. Ela realmente não quer adiantar muito as coisas e prefere focar na quinta temporada, que começou ontem, lindamente. Ela possui duas cantoras no time: Kerttu Suonpää e Lauri Peisterä. Tarja está mais que feliz com suas protegidas.
“O nível nesta temporada está melhor que ano passado, apesar de termos tido verdadeiras estrelas”
Uma dessas estrelas é Miia Kosunen, que foi a vencedora. Ela estava no time de Tarja.
“Miia seguiu com o coração. Isso é o necessário para seguir em frente na competição.”
O trigo é separado do joio na medida em que avançamos. Inicialmente, há dez audições às cegas. Posteriormente, as batalhas. Em março, seguimos para os Knock Out no palco e, finalmente, para as apresentações ao vivo. O vencedor será anunciado em 22 de abril.
“O vencedor será do meu time novamente”, Tarja sorri com a certeza da vitória.