Tarja Turunen: "Para mim o grande teste foi cantar em russo"
No dia 04 de março, Omsk apresentou a legendária cantora finlandesa Tarja Turunen com uma orquestra sinfônica. Em uma entrevista exclusiva com a "Business course," Tarja falou sobre: a surpresa que fez aos fãs em Omsk, como combinar "metal" e ópera, não esquecer suas raízes musicais e com quem no mundo das estrelas ela gostaria de dividir o palco.
 
- Tarja, em seu concerto em Omsk, você vai apresentar músicas em russo. Qual é a música? Foi difícil aprender a letra em russo?
T: Sim, vocês vão ouvir algumas músicas em russo. Elas foram escritas por um compositor que eu admiro há muito tempo. Mas não direi que tipo de música, então será uma surpresa! Para mim, é claro, o grande teste foi cantar músicas em russo, porque sua língua é muito difícil. Eu não falo russo, mas tentarei cantar tão bem quanto possível. Eu sei que estarei nervosa durante essas músicas, mas espero que o público aprecie meu esforço.
 
- Como você faz o programa do concerto? É sabido que em diferentes cidades e turnês você apresenta shows diferentes.
T: A seleção de músicas depende do show. Os países nos quais os shows serão feitos também são de importância especial. Eu sempre tento fazer as apresentações serem interessantes para o público, para que todo o público possa voltar para casa tocado. Se eu tiver muitas performances no mesmo país, eu normalmente toco o mesmo set em cada cidade. Ao mesmo tempo, eu sempre confiro quais canções foram usadas da última vez que eu me apresentei no lugar. Assim, a cada vez eu faço um novo programa para aqueles que já estiveram em minhas apresentações recentes.
 
- Inicialmente, você foi conhecida como uma cantora de rock. Hoje você fala de si mais como uma cantora de ópera. Isso significa que você está distante do rock? Ou que vai continuar a cantar composições clássicas?
T: Eu preciso te corrigir, eu não sou uma cantora de ópera. Por muitos anos, eu estudei para me tornar uma cantora lírica, mas nunca estive envolvida com a ópera, apenas com música de câmara. Eu sou uma cantora trabalhando em dois gêneros - rock e música clássica. Eu não deixei o rock. A minha atividade com música clássica não significa que deixei de amar o metal ou o rock. Eu trabalhei em dois gêneros por muitos anos e espero continuar trabalhando com o mesmo espírito! Sim, eu recentemente liberei meu primeiro álbum clássico, mas isso não quer dizer que deixei o metal. Na verdade, o meu novo álbum de rock está pronto e será lançado ainda esse ano. Eu sempre cantei música clássica, desde que me tornei vocalista do Nightwish. Eu acredito que o grupo ganhou popularidade no começo porque minha voz era muito diferente das vozes de outros cantores de metal da época. Mas eu nunca me esqueci minhas raízes musicais "clássicas," porém, e me apresentei ao redor do mundo com o estilo.
 
- Qual é o álbum em que você está trabalhando?
T: O nome está mantido em segredo por enquanto. Eu só posso dizer que estamos trabalhando no lançamento e promoção do meu novo álbum de rock.
 
- Você tem um monte de projetos com músicos internacionais. Com quem mais você gostaria de trabalhar?
T: Eu sempre gostei de trabalhar, porque eu sempre gostei de observar como outros músicos e artistas trabalham. Você pode aprender muito enquanto trabalha com pessoas novas, então eu sempre estou interessada nessas parcerias. Por exemplo, eu gostaria de cantar com o Peter Gabriel, a quem eu admiro há muito tempo.
 
- Há dois meses, você fez um concerto natalino em Moscou. Você planeja vir com seus concertos de Natal em outras cidades da Rússia?
T: Eu gostaria de fazer mais concertos de natal na Rússia, já que todas as minhas visitas a seu país são muito bem sucedidas. Da última vez, em Dezembro, todos os ingressos estavam esgotados e a casa de shows foi uma das melhores em que já cantei. Eu fiquei muito feliz por ter uma recepção tão calorosa de meus fãs.