Eu adoraria ir a Sérvia! Eu sei que tenho muitos fãs lá, disse a cantora finlandesa de ópera, Tarja Turunen.

Tarja Turunen, uma das mais populares cantoras finlandesas, foi integrante da famosa banda de metal sinfônico, Nightwish, por nove anos, e agora ela está trabalhando em seu primeiro álbum solo. Esta bela dama começou a cantar quando criança, e mais tarde, ela estudou na prestigiada academia de música "Sibelius" e na universidade de música de Karlsruhe.
Onze anos atrás, Tarja cantava apenas música clássica, mas então ela se juntou ao Nightwish, e se tornou uma das cantoras mais populares do metal. Ela saiu do Nightwish há dois anos atrás. Ela nunca negligenciou a música clássica, nem mesmo no Nightwish. Ela se apresentou no festival de ópera de Savonlinna e foi integrante regular da ópera nacional finlandesa.
Ela recentemente terminou seu primeiro álbum, e para o "Politika", ela disse que está constantemente dando entrevistas estes dias. Seu primeiro álbum solo, "My Winter Storm" será lançado em nove de novembro. Tarja admite que está muito feliz por conceder uma entrevista a este jornal, por ser esta uma das primeiras entrevistas para a mídia Servia.
- Quando eu comecei a pensar sobre o álbum solo alguns anos atrás, eu queria fazer música de filme, e assim combinar metal e música clássica. Eu estou muito feliz agora que todo o trabalho feito. Eu trabalhei em Los Angeles, com um cooperador do famoso compositor Hans Zimmer. Ele me deu permissão para trabalhar em seu estúdio "Remote Control".

Nós a perguntamos que tipo de lembranças ela guarda da era com o Nightwish:
- Não é fácil ser uma mulher numa banda de metal por nove anos, mas tudo que vivi diferentes culturas e países que vi experiências musicais que vivenciei - tudo isso não tem preço! Foram momentos maravilhosos e eu só posso me sentir feliz por ter sido parte disto por tanto tempo. Eu ainda ouço Nightwish, mesmo que eu não faça mais parte dele. Claro, houve coisas ruins também, maus momentos, mas a vida é assim e cada um de nós deveria seguir em frente com nossas vidas. Eu os desejo sorte, mas agora eu sou uma cantora solo e faço um tipo de música diferente.

Tarja fala sobre combinar metal e música clássica:
- Eu não tenho problema em relação a isso, ambos podem andar juntos perfeitamente. Conhecimento é muito importante quando falamos sobre música, mesmo que não seja a música clássica. Seria humilhante e devastador para mim se eu não conseguisse cantar Arias que eu costumava cantar anos atrás. Deve-se trabalhar a voz, se auto-educar.

Nós também perguntamos a ela sobre os planos para turnê e se ela gostaria de vir a Sérvia, e ela disse:
- Eu adoraria ir a Sérvia, eu sei que tenho muitos fãs lá. Eu recebo muitas cartas, e até presentes dos fãs Sérvios, e eu fico muito feliz com isso! Eu planejo uma pequena turnê para o fim deste ano, para ver a reação do público a minha música. Uma turnê maior é planejada para começar em abril de 2008, mas eu ainda não sei a quais países irei. Eu já recebi uma proposta oficial para me apresentar na Sérvia, então eu só posso agradecer pelo apoio caloroso que estão me dando e desejar tudo de bom para meus fãs da Sérvia. E claro, eu espero vê-los logo, em Belgrado.