Os sete pecados capitais

Avareza

Avareza é uma palavra muito feia. Primeiro porque ela me faz pensar em pessoas que só pensam nelas mesmas. Avareza é o ponto onde as pessoas sentem-se mal porque elas queriam ter algo de alguém e não conseguem ser felizes com o que tem. Eu não me acho avarenta. Eu aprendi a agradecer diariamente pelo o que eu tenho. Eu sempre paro e penso em quão sortuda eu sou: eu tenho amor e um trabalho na minha vida.
Eu poderia ser avarenta por causa do tempo que eu passo sozinha longe do meu marido Marcelo. Eu o levaria para correr comigo, seria ótimo. Não corremos juntos. Eu corro e o Marcelo vai jogar futebol. Nós mergulhamos juntos. E também assistimos filmes. E somos totalmente fãs de Prision Break. É difícil com essa vida de viajante se manter em dia com a programação da TV, então assistimos o Box com os DVDs.

Inveja

No ensino fundamental eu era a única garota da sala. Eu tinha inveja das garotas nas outras turmas, elas tinham umas as outras e seus próprios assuntos de meninas. Neste ponto, eu passei mais tempo com os garotos do que com as garotas.
Nos primeiros cinco anos na escola, eu era perseguida. Foi extremamente terrível: Eu viva com medo. Eu vivia sempre tão tensa que meus atuais problemas estomacais datam desta época. Eu fazia todos os trabalhos de grupo sozinha. Por sorte eu tinha uma família harmoniosa que meu deu muita força. Na sexta série, a situação melhorou um pouco, mas meninas que me perseguiam trocaram de escola. Minha auto-estima cresceu e eu comecei a fazer novos amigos. Entretanto, levou vários anos até que eu fosse capaz de falar abertamente sobre as perseguições.
Hoje em dia eu invejo as pessoas que tem tempo para descansar com clama, passar um tempo em casa aproveitando o tempo livre. Inveja é o ponto onde você é capaz de fazer coisas ruins mais facilmente. Você tem que tentar se livrar disso.

Vaidade

Uma vaidade boa é saber que você alcançou algo, mas não se gabar disso de forma egoísta. É bom ser capaz se sentir orgulho pelas conquistas alheias. Eu aprecio pessoas que vem dizer a mim que sentem orgulho do que faço. Isto aconteceu há algum tempo atrás com uma garota finlandesa em Londres.
Vaidade não deveria se tornar um valor absoluto. Se isso acontecer, você não vai notar, mas as outras pessoas vão. Vaidade te leva ao abismo. Eu tenho muito orgulho de ter um circulo de amizades de confiança. Eles me aceitam como eu sou. Eu tenho orgulho de ter 30 anos e aproveitar a cultura e o mundo tanto quanto eu posso. Minha visão sobre o mundo aumentou bastante graças a isso. Eu não sou mais tão introvertida, mas sou capaz de pensar sobre vários ângulos.
Eu tenho muito orgulho do Nightwish e de sua música. Eu ouvi uma canção do novo álbum, o single Eva. Espero que os rapazes me mandem o novo álbum.

Ira

Pessoas estúpidas me fazem sentir raiva. Pedantismo e teimosia também me irritam: dar muito valor a coisas pequenas e não ser capaz de aceitar nada.
Ódio é uma palavra muito dura, e é difícil dizer que você realmente odeia algo. Mas eu odeio lugares anti-higiênicos! E eu já vi muitos ao redor do mundo. Às vezes eu tive que entrar em um desses de olhos fechados, porque eu simplesmente não conseguia olhar.
Eu peguei essa mania de limpeza com a minha mãe. Minha casa não está sempre um brinco, até porque o dia-a-dia de um musico gera um certo caos: roupas e malas por todo lugar. Mas eu gosto de mantê-la limpa o bastante para poder trazer convidados. Eu e Marcelo somos alérgicos a poeira, então somos forçados a fazer faxina ocasionalmente.
Eu também odeio esperar em aeroportos. Eu sempre gostei de estar na hora, eu chego cedo e se precisar eu espero. Vôos atrasados e vôos alterados são irritantes.
A ultima vez que eu fiquei aborrecida foi quando eu estava voltando de Los Angeles a Helsinque passando por Amsterdã. Houve uma confusão com as reservas – embora eu estivesse com as passagens, eles não conseguiram achar meu registro. Eu tive que esperar pelo próximo vôo para Helsinque mais de sete horas. Por sorte eu pude ir ao centro de Amsterdã para fazer compras nesse tempo. Às vezes minhas roupas de palco também não chegam. Uma vez fomos ao México para um show, mas minha mala não tinha chegado. Eu tive que esperar por ela duas semanas. Foi difícil achar roupas para se apresentar nas lojas porque geralmente eu tenho tudo encomendado.
A idéia de odiar alguém é um pouco demais. Eu acredito no perdão até nos menores casos. No meu relacionamento eu aprendi a conversar sobre os problemas, desta forma, evitar discussões.

Gula

Eu amo salmiac (não tenho idéia do que seja)! Eu não como muita comida gordurosa, chocolate nem doces, mas salmiac é minha fraqueza. O pior é saber como eu vou me sentir depois disso, mas eu tenho de comê-lo ao menos uma vez ao mês.
Eu sofro com problemas no intestino, então, comer salmiac me causa dores terríveis, contrações e flatulência…
Por sorte eu não consigo comer um pacote inteiro. Minha agenda é tão apertada que eu não tenho tempo de comer feito uma louca mais do que uma vez ao mês. Minha vida é tão organizada que eu tenho que buscar nas pequenas coisas o positivismo, assim eu não me canso da rotina corrida. Eu por exemplo, adquiro muita energia quando encontro pessoas novas. Eu aprendi a apreciar o fato de que meu marido cuida das coisas na nossa família. Sinto-me feliz em ser capaz de fazer meus amigos felizes apenas com um telefonema – e eles não cobram mais que isso.
Tudo meu está indo muito bem agora. Eu só não tive tempo de cuidar da minha forma. Eu fiz apenas alguns exercícios ocasionais. Estar em forma é vital para uma cantora: quando seu corpo se sente cansado, sua voz não funciona direito.

Luxuria

Eu logo penso em sexo. É uma coisa bonita. Na minha vida, sexo é está diretamente ligado à pessoa a quem eu amo de verdade. Ele pode se tornar vicioso e obsceno com a negligencia, se você não tomar cuidado ou pensar no outro. sexo é vicioso, quando passa a ser apenas uma encenação. Vicio me faz lembrar de um cara repugnante e pavoroso. Aquele que é tão cheio de si que fazem as outras pessoas ficarem de saco cheio dele.

Preguiça

É maravilhoso ter preguiça às vezes! Eu sempre enrolo por mais alguns minutos e no fim acabo tendo que correr. Ter preguiça te dar força e, pensar em nada de vez em quando é bom.
Preguiça é uma coisa ruim quando leva ao descuido ou a machucar outras pessoas. Se você confia veementemente que a outra pessoa vai manter a palavra dela, mas no fim ela não o faz, isto é irritante. Isso pode te irritar pelos próximos seis meses.
Eu as vezes passo meu tempo ocioso em casa. Alugo alguns filmes, compro um pacote de salmiac e aproveito o ócio. Então as meias podem ficar no chão com a consciência limpa.