Tarja Turunen se muda para a Espanha com sua família: “Meu coração vai quebrar quando eu sair em turnê sozinha”

Tarja Turunen atende o telefone em Marbella, Espanha, onde a ocupada cantora está curtindo os sons da natureza e de cortadores de grama entre shows em festivais. Na quarta, sua filha Naomi comemora o seu quarto aniversário.

- “O desejo de aniversário de Naomi foi ir a um parque aquático. Ela ama estar na água e aprendeu a nadar quando tinha apenas dois anos e meio,” a mãe orgulhosa revela.

No futuro próximo, Turunen, seu marido Marcelo Cabuli e a filha Naomi serão capazes de curtir o sol na Espanha com mais frequência, porque a família se mudará para a Espanha no começo do ano que vem no máximo, depois de dez anos em Buenos Aires, Argentina.

- “Se mudar de um continente a outro é algo grande. Há muitas coisas das quais cuidar, não é um assunto de poucos dias. Nós viemos à Espanha, nós amamos a cultura daqui e também queremos estar mais próximos da Finlândia. Trabalhar da Espanha será mais fácil de muitas formas.”

Naomi começará a pré-escola na Espanha, então a família não irá nas turnês, ao menos não em período integral, com Turunen. Marcelo ficará em casa com Naomi.

- “Sair em turnê sozinha vai quebrar meu coração. Até agora, Marcelo esteve em todas as minhas turnês pelos últimos 13 anos, e por 4 anos viajamos com uma criança. Nossa vida foi abençoada até agora, já que sua mãe e seu pai estavam em casa quando Naomi acordava ou ia pra cama”. A mudança a aguarda no futuro próximo, mas Turunen comemora que, por exemplo o Skype a ajuda a permanecer em contato com a sua família.

- “Tem sido nossa salvação, já que os avós não tiveram a chance de ver Naomi crescer. As distâncias diminuíram e mesmo que o Skype não possa substituir a proximidade, ele ajuda bastante. Quando eu comecei a namorar com Marcelo, o e-mail era uma coisa nova. Era muito diferente na época!”

“Eu encontrei o meu eu artístico”

A ex-front woman do Nightwish, que começou a sua carreira solo há mais de dez anos, respondeu muitos telefonemas de repórteres europeus entre turnês. Muitas ligações vieram em especial da Alemanha. A razão para as entrevistas é o The Shadow Self, o qual será lançado no começo de agosto, e o single Innocence acabou de sair.
O álbum foi um processo de quase três anos. Havia tanto material que no começo do verão, o álbum The Brightest Void também foi lançado, um álbum bônus para o The Shadow Self.

- “Eu trabalhei no álbum por muito tempo, e escrevi músicas ao longo dos últimos dois anos. Eu estou no lugar certo neste momento, e sinto que este é meu álbum mais forte até o momento. Eu encontrei o meu eu artístico e minha identidade, e é fantástico e eu sinto como se estivesse certo. Eu tive tanta esperança que lançamos dois álbuns ao longo do verão.

Apesar de sua longa carreira, Turunen ainda está nervosa pela recepção que o álbum receberá.

- “Há sempre um certo formigamento, mesmo que eu tenha trabalhado por tanto tempo. Agora eu sinto que não tenho que me explicar e que eu tenho uma vida como artista. Eu ainda fico nervosa sobre como meus fãs reagirão ao álbum.”

Uma volta ao The Voice?

Turunen fez turnê pelo verão todo em festivais e a turnê The Brightest Summer continua em agosto. Em Outubro, a turnê The Shadow Shows começará na Europa. No ano que vem, Turunen será vista ao menos na América do Sul e na Rússia. Suas turnês irão até o fim de 2017.

- “É bem louco! Muita gente vai se perguntar se eu não estou estressada. Mas como artista, nunca está evidente para mim que o telefone não vai parar de tocar. Estes dias, os números de vendas para álbuns estão piores do que há dez anos, e há mais pressão para sair em turnê. Mas eu consegui um álbum de ouro na República Tcheca semana passada, então não posso dizer que as coisas estão ruins.”

Turunen será vista pela próxima vez na Finlândia no meio de agosto, quando irá se apresentar com Kymi Sinfonietta em Kouvola e Kotka. Há também uma turnê no fim do ano para celebrar o seu álbum de natal que saiu há dez anos.

Tarja não será vista na TV, porém, já que abandonou seu papel como treinadora no The Voice of Finland.

- “Eu deixei o TVOF com uma lágrima nos olhos. Eu amava fazer o programa! Nós não conseguimos fazer nossos horários baterem com o da produção, já que minha turnê estava agendada há eras. Eu acredito e espero ser vista no formato novamente, se não na Finlândia, então em outro país.”