Tarja Turunen Entrevista 2016

"Com o Nightwish eu também vivi momentos memoráveis, mas não há lugar melhor do que ser estrela de sua própria inspiração, interpretar minhas próprias músicas, e não as escritas por outra pessoa"

Desde Rockiller tivemos a honra de entrevistar Tarja, a Diva indiscutível do metal sinfônico.

Depois de lamentamos sua saída do grupo que foi um marco, Nightwish, devemos entender que a música é evolução e transformação, e ainda há muitas surpresas para ver em sua nova carreira.

Ficamos satisfeitos ao saber que ela escolheu a Espanha, o nosso país, como sua nova residência. Sonhadora, amante da praia e da paisagem andaluza, está muito perto de nós e nos permite revelar bastantes detalhes de sua personalidade maravilhosa. Depois de sua performance magnífica na Legends of Rock, continuou demonstrando que sozinha não perdeu a força e magnetismo que a caracteriza. Descubram conosco mais sobre esta soprano que tocou muitos corações com a sua voz.


E:Tarja, você sendo finlandesa e o seu marido argentino, como é que você veio parar na Espanha?
T: Estávamos à procura de um novo rumo e depois de muito conhecer, finalmente decidimos nos mudar para o sul da Espanha. Há muitas coisas: o clima, o lugar em si ... que nos convenceu a fazer desse o nosso novo lar.

E: Eu sempre pensei que você fosse uma menina das montanhas e florestas do que da praia...
T: Eu também gosto, mas sou da praia, embora não pareça! Na verdade, estar perto da natureza me traz muita calma, e este ambiente andaluz é um dos mais bonitos que já vi em minha vida, combina montanha e água, muito inspirador.

E: E você tem estado muito inspirada ultimamente, não? porque você lançou dois álbuns em rápida sequência:
The Brightest Void' em 3 de Junho e "The Shadow Self", em 5 de agosto. (2016)
T: Sim, estive! Quando eu terminei o EP anterior, surgiram várias canções, então a discografia me permitiu fazer um álbum em que eu me recriei. Eu incluí algumas músicas divertidas de projetos e colaborações que sempre quis fazer. Mostrou o que estava por vir. The Void Brightest é, por assim dizer, um álbum Bônus antecipado.


E: Fale dessa mudança estilística: antes você era mais vitoriana, como um tom melancólico, e agora você se transformou em uma Tarja muito rebelde e roqueira.
T: Você pode definitivamente ver que agora eu sorrio muito mais e me divirto muito no palco. Basicamente esta é a grande mudança: agora eu estou curtindo a música como nunca tinha feito antes. Sem dúvida com o Nightwish eu também vivi momentos memoráveis, mas não há nada melhor do que ser protagonista de sua própria inspiração, interpretar minhas próprias músicas, e não as escritas por outra pessoa. É como se o meu público agora fosse mais pessoal. Mas eu também me sinto bem cantando algumas músicas do Nightwish atualmente.

E: Quais são suas músicas favoritas do Nightwish?
T: Oh wow! Eu não poderia dizer, em geral o álbum que mais gostei foi 'Once', foi o álbum onde as músicas foram super desenvolvidas, um grande álbum. Muitas dessas canções são minhas favoritas: Ghost Love Score, O Fantasma da Opera...

E: E de suas músicas?
T: Bem, minhas canções são o que me faz voar! Mas devo dizer que a canção Innocence é uma canção muito poderosa, muito misteriosa e majestosa, e tem um muito a ver com o meu amor pela música clássica, porque nós misturaramos uma composição para piano minha com ela e foi excelente. Acho que isso mostra muito bem a minha personalidade: eu posso saltar de uma etapa de rock a um cenário clássico com toda a naturalidade do mundo. Acontece bastante eu me apresentar um dia em um festival de rock e um dia em uma casa de ópera. E eu amo esse contraste!

E: Você gosta de esses dois lados igualmente?
T: A verdade é que sim. Eu não poderia escolher, estas duas partes me completam. Com o rock eu me expresso mais livremente, mas sinto que a técnica que simultaneamente me dá essa confiança, eu consegui através da música clássica. Noto a diferença na minha voz, eu trabalhei duro. Minha técnica é o que me dá a liberdade para me divertir. Eu não tenho problemas com a minha voz hoje em dia, e não tê-los me deixa muito feliz porque eu vejo a diferença.

E: Se você tivesse que escolher um ídolo em sua vida, quem seria?

T: Bem, eu tenho me apegado a muitas pessoas. Obviamente isso não tem nada a ver com a música, mas minha mãe foi fundamental. Ter uma mãe que te inspira e compreende a sua maneira de pensar foi a minha referência na vida desde que eu era pequena ... Sua forma de agir e lidar com as situações. Eu a perdi em 2005 e foi uma grande perda na minha vida, mas, essencialmente, o seu espírito nunca vai morrer em mim, no sentido de que o exemplo que ela deu e a pessoa que ela foi vive em minha memória e não passa um dia não siga aprendendo com ela.
Por outro lado, em termos de música, quando eu era pequena eu adorava a voz de Whitney Houston. Essa voz tão poderosa que ela tinha. É uma pena ver como ela mudou por conta dos problemas pessoais, sua história me marcou. Depois, o trabalho de Peter Gabriel tem sido um grande exemplo de alguém que conseguiu uma grande carreira solo.

E: Você é uma diva e referência na cena do metal. Mas o que você acha de suas companheiras? Você não acha que há muito pouco movimento de mulheres em relação aos músicos? É como se elas sempre ficassem com a parte de cantar.
T: A verdade é que sim, há muito poucos músicos do sexo feminino! Curioso! Eu gostaria que minha filha fosse a próxima baterista. Bom, ela tem 4 anos de idade, mas tem um grande senso de ritmo. Imagina? Amanhã tocando com baquetas! Seria ótimo! (Risos)
Mas, por que é que quase não há músicos do sexo feminino? É verdade que sempre saem como vocalistas ou vocalistas secundárias. Eu muitas vezes tenho tocado piano, mas devemos fazer algo para que mais mulheres sejam ouvidas na música, então que venham, bateristas, baixistas, guitarristas... saiam de suas cavernas!

E: Sim, eu gostaria de ver mais movimento deste tipo!
Sabe, Tarja, fiquei encantado em entrevistá-la e gostaria de compartilhar algo pessoal, uma pessoa costumava me dedicar uma canção do Nightwish que você ainda canta hoje em seus shows: Everdream, e nós nos iludíamos com um sonho que poderia tornar-se real, mas no último momento aparentemente ele deu medo e a descrença de que esse sonho poderia finalmente realizar, finalmente restando ser somente fantasia...

T: Isso é muito triste, só posso falar da minha experiência de vida e meus sonhos. Sempre vivi atrás dos meus sonhos, sempre os tenho perseguido. Na verdade, eu acho que sonhos não existiriam se você não tivesse de lutar por eles. Há riscos que devem ser tomados, determinações, eu não acho que você tem que apenas esperar para ver o que acontece, é preciso decidir o que você realmente quer e ir em busca disso. Às vezes, os homens não são tão fortes como as mulheres neste sentido de lutar por sonhos, especialmente quando se trata de um tema sentimental envolvendo distância, nós mulheres geralmente temos mais força para lutar tais batalhas.
Eu acredito nos 'everdreams'. Eu acredito em sonhos. Eu tenho fé, eu sempre tive porque é a única maneira que eu vivi minha vida, desde que eu era pequena.
Então é claro que vou sempre incentivá-lo a lutar por seus sonhos. Obviamente.

E: Seus sonhos têm se cumprido, Tarja?
T: Definitivamente sim. Quando eu era pequena eu sonhava em ser uma música e isso se tornou real. Não estava claro como, mas estava claro que tinha que ser - trabalhei duro e se concretizou.
Eu também me apaixonei por um homem que vivia do outro lado do mundo e pensei que era um cenário impossível, que nunca poderia funcionar, que não fazia sentido; no final estava apaixonada e estava muito confusa com tudo, mas também foi concretizado, funcionou!
Meu 'Everdream' foi concretizado e o seu também pode ser! Se existe amor verdadeiro, tudo funciona.

E: Muito obrigado, Tarja, foi muito bom falar com você e tudo o que você tem me dado nestes anos através de sua música que eu vejo é real em você. Você é muito autêntica e desejo-lhe o melhor.
T: Muito obrigada.

 

E de maneira tão emocionante eu terminei de entrevistar a minha cantora favorita; é impossível falar com Tarja, sem que seu lado mais sensível vibre!

Queremos que continue emanando inspiração e nos delicie com suas composições que abrem um diálogo entre o novo e o clássico, força e delicadeza.