Tarja, a estrela mais iluminada -
Seus discos, sua atualidade e os shows que vão acontecer na Argentina.

Promovidos como "The Shadows Shows 2017", Tarja voltará à Argentina em novembro. Desta vez, para 3 apresentações: Rosario (22/11), Córdoba (24/11) e Luna Park (25/11). Amada pelos fãs locais desse os tempos que cantava no Nightwish, Tarja, em sua carreira solo, tem alimentado esta paixão. Ela cresce a cada dia mais, a ponto de haver lançado 2 álbuns com alguns meses um do outro: “The Brightest Void” e “The Shadow Self”. Como uma prévia do que está por vir, é um bom momento para falarmos com ela e ter uma conversa exclusiva com o Efecto Metal.

E: Como você decidiu fazer dois discos separados, que foram lançados com apenas alguns meses de diferença, e não juntar todas as músicas em um álbum duplo?
T: Eu não queria trabalhar em um álbum duplo de fato, porque não queria aborrecer meus ouvintes com tantas músicas seguidas. Como acabei escrevendo muitas músicas para um álbum só, eu já sabia que não queria fazer um lado B e depois ver o que acontece: elas se perdem e os fãs não teriam oportunidade de as escutar corretamente. Por isso, trabalhei em duas versõea separadas. Escrevi as músicas para estes álbuns no mesmo período, então todas estão conectadas entre si.

E: Em “The Brightest Void” você canta uma música com Michael Monroe como convidado. Como você o elegeu e o que pensa dele como músico?
T: Eu e Michael nos tornamos amigos através do nosso trabalho na TV no "The Voice" e eu quis selar nossa amizade com a canção que escrevemos juntos. Ele trouxe a música, eu trouxe as letras. Ele é um músico genial, uma pessoa super humilde e amável. Eu adorei trabalhar com ele e o amo como um amigo.

E: O “The Shadow Self” é o álbum mais pesado que você fez, como houve essa mudança na sua música?
T: Eu acabei sentindo a necessidade de colocar as músicas que eu gosto no álbum. Eu encontrei meu estilo e minha sonoridade já há alguns anos, mas eu sentia que a direção seria essa mesmo. Tenho uma grande equipe de músicos que trabalham comigo e eu os conheço suficientemente bem para ter a liberdade de me expressar pra eles. O trabalho de escrever canções e produzir meus discos tem sido cada vez mais fácil. É maravilhoso poder criar com pessoas boas ao redor. Pessoas que te apoiam no que seja.

E: Pelo o que podemos ver, há química entre você e Alissa, como se sentiu ao trabalhar com ela?
T: Eu adorei trabalhar com ela, já que é uma pessoa maravilhosa e uma cantora muito talentosa. Foi muito agradável poder gravar algo e logo tocar nossa música juntas. Ela é uma menina trabalhadora como eu sou, então temos muito em comum, mesmo que nossa estilo de cantar seja totalmente diferente. A música nos conecta.

E: Você segue incluindo músicos argentinos em seus shows e gravações. Como você definiria o nível que há neste país quanto aos músicos de rock e metal?
T: Tenho tido a sorte de trabalhar com músicos talentosos da Argentina. Tenho certeza que há muito mais talento no seu país do que eu pude explorar até agora, mas as pessoas que têm trabalhado comigo sempre o fazem com paixão, com o coração.
A cultura e mentalidade aberta também e isso é muito importante quando se está criando música com pessoas vindas de origens diferentes.

E: Conte-nos de suas expectativas para os shows que vão acontecer em nosso país e como será o setlist.
T: Os shows na Argentina desta vez estarão com uma produção maior, com telões e uma iluminação linda. Pra mim, esses shows são muito importantes e quero me assegurar que seja genial! Já que os fãs da Argentina estão me dando tanto amor a cada dia no meu caminho musical, me sinto honrada em poder fazer shows no interior também e não somente na capital do país, como acontece com artistas internacionais. Agradeço muito por isso. Estarei apresentando o meu último álbum, "The Shadow Self" e também tocarei outras músicas da minha carreira.

E: Você também tocará em outros países da América do Sul? E no Rock in Rio?
T: Já neste mês de maio tocaremos no Chile e Brasil, e mais adiante neste ano tenho certeza que faremos algo nos outros países na América do Sul. Estamos em contato com o Rock in Rio mas desta vez parece que estão reduzindo os shows de rock e metal... mas veremos...

E: Quais são os músicos que te acompanharão nos shows ao vivo nessa turnê?
T: A banda será a mesma que está me acompanhando na Europa. Alex Scholpp nas guitarras, Timm Schreiner na bateria, Kevin Chown no baixo, Chrisyian Kretschmar nos teclados e Max Lilja no cello.

E: Lemos que ano passado você se mudou para a Espanha, foi por algum motivo em especial?
T: Atualmente estamos vivendo no Caribe, mas o nosso plano é voltar à Europa em algum momento. A Espanha será um país perfeito, devido ao idioma, o clima e a cultura. Também quero viver na Europa porque meu trabalho se baseia neste lugar.

E: Mande uma mensagem para os fãs argentinos que tanto te amam.
T: Quero agradecer a todos por este amor incrível, todo apoio e paixão que tem por mim e pela minha música. Me sinto como uma de vocês e agradeço a vocês por isso. Vocês abriram seus corações e me deram abrigo, me sinto verdadeiramente abençoada por isso. Mal posso esperar para vê-los e fazer rock'n'roll como nunca antes! Toda banda está à espera de se divertir na Argentina. Muito obrigada por tudo!