Tarja Turunen: A sereia da Finlândia

Por: Bruce Alexander “The Great”.

Tivemos a oportunidade de conversar com a vocalista de origem finlandesa, que nos contou aspectos exclusivos da sua vida profissional e pessoal. Aqui compartilho os melhores momentos deste bate-papo, nos mostrando mais sobre a forma dela ver a vida e o metal sinfônico pela Europa. Divirta-se!

1) Se tivesse a oportunidade de fazer um super grupo, somente com mulheres, quem você selecionaria? 

“Bonnie Tyler, Anastasia, Whitney Houston e eu. Há um monte de talento por aí e mulheres que significam o mundo pra mim."

2) Se fosse possível reviver algum poeta antigo para criar um disco temático ao seu lado, quem você escolheria e qual seria o tema?

“Oscar Wilde! Busco a perfeição todo o tempo na minha arte, embora tal coisa não exista. O tema seria "A Perfeição"."

3) Qual foi a experiência mais comovente que teve com algum dos seus fãs mexicanos?

“Me recordo que há muitos anos quando o mundo foi golpeado pelo vírus da gripe (influenza), tive uma sessão de autógrafos na Cidade do México. Me recomendaram cancelar por causa disso, mas eu não queria. Todos os fãs levaram máscaras e eu não pude dar a mão pra eles ou beijos como eu gostaria, porque a equipe do lugar não me deixou fazer isso. Normalmente eu estou disposta a estar ao redor dos meus seguidores, mas naquele momento estava tudo muito estranho. Eu nunca me esquecerei, me senti muito triste por não poder ter sido capaz de dizer "olá" da forma que meus fãs mereciam."

4) Você viveu em países como Finlândia, Argentina e Espanha. Estas experiências culturais te influenciam no processo criativo de um disco?

“Os lugares que eu vivi e vivo têm tudo a ver com a minha arte. Ela é muito pessoal pra mim e tudo que se escuta nos meus discos tem algo a ver comigo. Sinto que tenho sido muito abençoada de viver em lugares tão diferentes e inspiradores. Eles têm me mostrado tanto sua beleza quanto obscuridade."

5) Sabemos que você é fã de futebol. Qual é o seu grito favorito da "La Gloriosa"?

“San Loreeeeee, San Loreeeeee!”

6) Há algum desenho ou música que se divirta com sua filha?

“Minha filha ama os filmes e as músicas dos mesmos filmes. Um dos seus filmes favoritos por causa da música é "The Trolls". Ela está cantando com a mamãe todas as músicas deste filme em inglês."

7) Há alguma banda nova que você possa recomendar aos leitores da Revista Clinic Diafragma- Music & Entertainment?

“Sim! Deveriam ver a banda do meu irmão mais novo, chamada Burnclear. São músicos realmente talentosos, sua música é melódica e progressiva."

8) Você gosta de alguma banda mexicana?

“Eu gosto de algumas músicas do Maná."

9) Quais são os elementos que você mais gosta do "The Shadow Self" e quais foram os melhores momentos de sua gravação?

“Estou muito contente com a sonoridade do álbum, graças ao meu amigo Tim Palmer. Cada elemento tem o seu próprio lugar na mistura e num todo soa como eu queria. Todo o processo de produção foi fácil e suave para este material, porque encontrei uma equipe perfeita de pessoas ao meu redor que me conhecem como artista de facilitam tudo. Houve vários momentos durante as sessões de gravação onde senti estar no sétimo céu, só pelo jeito que me sentia livre para me expressar com a minha arte. Essa liberdade é algo pelo qual eu sempre vou lutar e nada pode substituir  isso hoje em dia."

Para finalizar, é importante lembrar que Tarja Turunen se apresentará no sábado, dia 30 de setembro no El Plaza a partir das 20:30. Ingressos disponíveis através doSistema Ticketmaster. Salas, palco e balcão:  $1,413 pesos. Pista: $1,007 pesos. Pessoas com mobilidade limitada: $1,007 pesos.