Ex-vocalista da banda nightwish, Tarja Turunen, embarca em sua carreira solo com o lançamento de "My Winter Storm". Sob os olhares do produtor Daniel Presley (Faith No More, Jewel), o álbum foi gravado por tudo o globo em lugares como Irlanda, Espanha, Suíça, Alemanha, Finlândia e EUA. O álbum ganhou certificado de ouro em um dia depois de seu lançamento na Finlândia e alcançou o topo das paradas. O álbum acaba de ser lançado aqui na América do Norte. Eu conversei com Tarja enquanto ela passava uns momentos de calmaria em Antigua.
Chad Bowar: Como é Antigua?
Tarja: É um ótimo lugar para se dar entrevistas. O sol está brilhando, a água é morna, tudo é lindo.
Você está lá a trabalho ou descanso?
Tarja: Os dois. Eu já comecei a trabalhar em um novo álbum, mesmo que meu álbum de estréia tenha acabado de ser lançado nos EUA. Estou compondo novas músicas. Por outro lado, eu posso mergulhar e me divertir.
My Winter Storm já foi lançado há alguns meses na Europa. Que tipo de resposta tem tido lá?
Tarja: Muito boa. Eu estou muito feliz com meu álbum de estréia, porque toda a estrutura por trás é diferente de quando eu era cantora do nightwish. Todas as pessoas, incluindo a gravadora, são diferentes. Todas as pessoas ao meu redor são novas. A recepção do álbum na Europa tem sido excelente. Estou muito feliz. Nós estamos esperando ser ouro na Alemanha e hoje eu recebi a notícia de que já é ouro na Rússia. É a primeiríssima vez que eu ganho um disco de ouro na Rússia.
Quais as suas expectativas para a América do Norte?
Tarja: Eu estou muito feliz de ter um lançamento REAL aqui. Mesmo com o nightwish, por muitos lançamentos a distribuição não funcionou bem na América. Estou muito feliz que o álbum tenha um lançamento adequado através da Fontana e Universal. É um bom começo, e vamos esperar e ver o que acontece com o álbum.
O resultado final do álbum alcançou o que sua visão musical buscava?
Tarja: A idéia básica, o conceito sonoro que tinha em minha mente era minha prioridade quando eu comecei a imaginar que tipo de álbum eu queria fazer. esse conceito sonoro está realmente ali. Foi difícil gravar isso, teve muito aprendizado e eu posso ficar orgulhosa disso. eu aprendi com meus erros e aprendi o que tenho que fazer de diferente da próxima vez para economizar tempo, energia e até um pouco de dinheiro. Mas é sempre assim na música, eu estive muito ansiosa para ver o que tinha para mim na música e se as pessoas tinham um espaço para mim em seus corações. Ficou muito claro pra mim que eu posso fazer shows e posso ser uma artista.ser uma artista solo é bem diferente de ser a cantora de uma banda que já tem sucesso.
Você fez uma tour ano passado com sua nova banda. Como foi isso?
Tarja: A tour foi impressionante. Eu estive viajando por muitos anos e tive muitas experiências boas. Mas essa tour foi grande, realmente fantástica. Minha banda era de músicos de sessão, todos eles vem de formações diferentes. Tudo funcionou. Eu vou continuar tocando com os mesmo caras, porque tudo deu certo. Rolou quimica entre as pessoas. Nos somos uma grande família viajando por ai, e isso é maravilhoso. Eu fui encorajada a continuar tocando e esse ano vamos fazer mais turnês. Em maio estarei tocando na Europa e em julho e agosto na América do Sul. Meu agente está trabalhando no momento em fazer uma tour pelos Estados Unidos depois disso. Seria um sonho para mim, estou esperando ter notícias em breve.
O que tem em sua agenda daqui até maio? Quando a tour começa?
Tarja: Preparação para a tour. Estou trabalhando duro com minha professora de canto para garantir minhas condições. Eu estudei canto clássico por 15 anos. também estarei trabalhando no novo álbum.
Por que você decidiu fazer um cover de "Poison" do Alice Cooper para o novo álbum?
Tarja: Eu estava tendo muitos problemas para decidir que música fazer um cover. Tem milhares de artistas maravilhosos para escolher. Eu queria encontrar uma faixa que combinasse com a história do álbum da maneira que eu tinha em minha cabeça. Eu estava dirigindo na Finlândia, ouvindo a rádio de rock. Eles ticaram "Poison" 4 ou 5 vezes. Eu imaginei a direção que poderia das à música e tive algumas idéias de fazer solos com os violoncelos. Então eu escolhi essa e ela se encaixou no álbum. É uma grande faixa. Ela me traz de volta lembranças da minha adolescência.
"I Walk Alone" é o primeiro single de álbum e você filmou um vídeo dele. Vídeos é o tipo de coisa que você gosta de fazer?
Tarja: Eu realmente gosto disso, eu amo atuar. Eu gostei de fazer o vídeo de I Walk Alone e atuar com 4 diferentes personagens. Junto do diretor, nós manejamos a história. Foi muito divertido.
Você está planejando fazer mais videos para este álbum?
Tarja: Sim, "Die Alive" vai ser lançado como single em março. E é muito mais obscuro que "I Walk Alone"
2008 - About.com
- Detalhes
- Entrevistas
- Acessos: 1331