Alguns de vocês talvez reconheçam, de acordo com o Wikipédia, o nome Tarja como a ex-vocalista do Nightwish (e quem pode discordar?). Nightwish essencialmente definiu o gênero metal operático. É “From Spirits and Ghosts (Score for a dark Christmas)” um álbum metal operático natalino? Bem, quase. Operático, sim. Metal... não necessariamente.

A pista sobre como o álbum soa está no subtítulo “Score for a dark Christmas”. Parece mais com a trilha sonora de um filme que uma coleção de canções natalinas felizes que as famílias ouvem ao redor do mp3. Estamos falando de orquestra, grande produção e grande vocal operático. Um natal cinematográfico. E sombrio? Definitivamente. Eu não achei que fosse possível criar uma versão calma de “Feliz Navidad”, mas Tarja conseguiu fazê-lo maravilhosamente.

Alguns dos destaques (se é que este é o termo ideal para a atmosfera oferecida) são “O Come, O Come, Emmanuel”, “We Three Kings”, “Deck The Halls” e a anteriormente mencionada “Feliz Navidad”.

O álbum é iniciado com “O Come, O Come, Emmanuel”. Ela começa com vocais tranquilos, soando com notas pulsantes e indícios de orquestra. Esse começo Blade Runner começa majestosamente, de forma a desenvolver algo que me lembra Piratas do Caribe. A música caminha para um encerramento com uma beleza de silêncio controlado.

Com “We Three Kings”, fui transportado para um natal vitoriano. Não para algo idealizado, mas uma visão panorâmica de um natal Dickeniano (termo que alude aos livros de Charles Dickens, escritor inglês da era vitoriana).

“Deck The Halls” cria uma vibe arrepiante de coral natalino. Crianças cantando coro natalino nunca pareceu tão angelical.
"From Spirits and Ghosts (Score for a dark Christmas)" será lançado em 17 de novembro de 2017, pela earMUSIC, nos seguintes formatos: 1 CD Digipack, 1 LP gatefold (180g, black) e digital. A loja oficial ofecere uma ampla variedade de pacotes de itens exclusivos.