Na próxima sexta-feira, 18 maio, teremos a presença de Tarja Turunen em um novo formato, ou pelo menos ... para os Cordobeses que ainda não tinham tido a oportunidade de desfrutar de uma edição do "Noche Escandinava". Nesta ocasião, Tarja estará acompanhada por artistas finlandeses que tocarão um repertório de música clássica inesquecível junto a ela.
 
Conversamos com a cantora antes dela chegar em Córdoba para nos contar um pouco sobre esse projeto, que está passando pela sua terceira edição e que podemos aproveitar no Teatro Real durante o mês de maio!
 
É o 16º aniversário da criação da Noche Escandinava. Como nasceu esse projeto que vai agora para sua terceira edição? E como foi a seleção dos artistas que te acompanham?
T: Senti a necessidade de refrescar nossas memórias e fazer outra turnê com meus amigos no Noche. Os cantores são os mesmos que você conheceu em 2004 e na última vez, só o pianista é novo para nós. Anu irá trabalhar conosco pela primeira vez agora. Todos nós estendemos nossas asas na música depois da faculdade, então é ótimo voltar e curtir a música juntos depois de todos esses anos.
 
Desta vez, os fãs da nossa cidade podem ver você em outra faceta um pouco longe do hard rock como nos acostumamos. O que você pode nos dizer sobre o que vocês oferecem em Noche Escandinava?
T: Meus fãs estão totalmente cientes das minhas atividades no rock e na música clássica, porque eu tenho trabalhado ativamente com ambas as cenas por 21 anos. Eu estou sempre trabalhando duro como artista, tentando criar diferentes tipos de projetos e álbuns. Continuar com uma carreira internacional é um grande desafio para mim, mas eu amo o que faço. Noche Escandinava é uma formação de música de câmara composta por 3 cantores líricos e 1 pianista. O show é diferente do que você ouviu de tempos anteriores, já que todos nós decidimos mudar o repertório. Você ouvirá muitas canções clássicas finlandesas de Sibelius e Merikanto, entre alguns Fallas espanhóis e até mesmo o argentino Guastavino.
 
Eles farão um show na Espanha e depois irão para a Argentina em três cidades diferentes. Você planeja deixar um registro em vídeo (DVD) dos eventos que acontecerão?
T: Não, não estamos planejando filmar esses shows desta vez.
 
Enquanto você estava em um momento de sucesso com o Nightwish, você também enfrentou as duas primeiras edições do Noche Escandinava. Agora que você desfruta de um presente maravilhoso com seu projeto solo (TARJA), você está à frente desta terceira edição! O que te atrai para este projeto que tem você como protagonista?
T: Eu me sinto muito bem com o canto lírico de hoje, porque tenho treinado muito em voz nos últimos anos. É maravilhoso poder fazer esse tipo de turnê e voltar às minhas raízes na música. A música clássica foi o que me deu vida, afinal, e meu treinamento de canto lírico nunca terminará. Eu adoro cantar música de Lied e trabalhar com um pianista. Esse trabalho é muito íntimo e verdadeiro. É como uma conversa pura entre duas pessoas através da música.
 
Como sua atividade musical continua depois dessa turnê com o Noche Escandinava?
T: Eu estou escrevendo músicas nos próximos meses para o meu novo álbum de rock que será lançado no ano que vem. Eu também farei shows com a minha banda de rock em vários festivais na Europa durante o verão europeu no final de agosto e começaeir uma longa turnê com o meu novo CD / DVD para ser apresentado como ACT II nos Estados Unidos, Canadá e América do Sul. Depois, eu terei uma turnê de 5 semanas com o Stratovarius na Europa e logo após cerca de 18 shows com o projeto Raskasta Joulua na Finlândia. Depois desses concertos todos, ainda terei meus próprios shows de Dark Christmas no final do ano. Este ano será muito movimentado.
 
Para fechar, queremos agradecer pelo seu tempo com CUERO Y METAL e te convidamos a dar um olá a todos os seus fãs argentinos e cordobeses que estão esperando por você para viver um show diferente!
T: Muito obrigada por esta oportunidade e obrigadao pelo amor e apoio. Eu mal posso esperar para vê-los novamente! Amo vocês!