Tarja Turunen mergulhou em águas profundas no ano passado - “Me perguntei se eu ainda tinha dentro de mim”

Turunen lança um novo álbum no dia 30 de Agosto.

 

A adorável Tarja Turunen, 41, parece estar sempre feliz e positiva. Turunen conta em uma entrevista com o voice.fi que ela herdou sua forma de pensar da sua mãe.

 

"É sempre questionável de onde vem [minha inspiração] porque minha música costuma ir para águas sombrias. No fim, a positividade vem da minha mãe, que sempre foi uma pessoa positiva e encontrava alegria em cada momento. É algo que eu também quero fazer."

 

Turunen atualmente vive na Espanha. A cantora mudou de Buenos Aires, onde ela viveu por mais de 10 anos.

 

"Graças a Deus viemos a Espanha. Buenos Aires foi meu lar por mais de 10 anos e encontrei o amor lá, mas uma cidade de milhões de pessoas tem problemas milhões de pessoas. Principalmente quando nossa filha nasceu, eu queria um ambiente um pouco mais calmo para viver e agora que minha família não viaja mais comigo, esses momentos de separação são sempre chocantes. Se a família estivesse em Buenos Aires, eu me preocuparia com eles o tempo todo, então precisei voltar a Europa e encontrar paz em tudo isso, diz Turunen.

 

Na América do Sul os fãs são mais calorosos e as vezes pedem por autógrafos e fotos assim que veem Turunen. Na Espanha é diferente.

 

"É maravilhoso na Andalusia, lá até mesmo Leonardo DiCaprio pode viver em paz e ninguém se importa. Encontrei paz e um bom estado de espírito por lá e temos uma casa onde é possível fazer tudo, como sair para correr ou malhar ou trabalhar em um estúdio."

 

Finlândia e finlandeses

 

"Temos um lar bem finlandês, há uma sauna por exemplo! Há muitos finlandeses na Espanha e há comida finlandesa. Minha filha ama o tradicional porridge (mingau)! Eu sempre disse que não tem como tirar a Finlândia de uma finlandesa. Sempre carreguei a bandeira finlandesa com orgulho por mais de 20 anos. Os estrangeiros se interessam pela Finlândia e a consideram um local muito exótico."

 

Enquanto fala sobre a Finlândia, Turunen conta que além de sua família e amigos, ela também sente falta do “feeling” que a Finlândia tem.

 

"O que eu mais sinto falta é da minha família e dos meus amigos, é claro. Outra coisa grande é o maravilhoso “feeling” que está em todo canto por aqui. Os finlandeses estão vivendo em um momento de turbulência, mas de um jeito bom. Estou orgulhosa de tudo."

 

Turunen não consegue visitar sua cidade natal de Kitee com frequência, mas Joensuu mais frequentemente. 

"Raramente vou a Kitee. É claro que há família que eu quero ver, mas em Joensuu eu visito o túmulo da minha mãe, por exemplo. Passei minha infância inteira na maravilhosa Carélia do Norte, a floresta mágica e agora você pensa o quanto aconteceu depois daquilo."

 

Um novo álbum e um período sombrio na vida

 

Turunen lança no dia 30 de Agosto um novo álbum, “In the Raw”, o qual é muito pessoal. Turunen diz que o processo de composição para o novo álbum foi de limpeza.

 

"Esse álbum foi o sofrimento da criação. Cheguei a conclusão que foi uma experiência de limpeza. Escrevi canções para muitos álbuns antes, mas sempre foram lições de vida de certa forma. Agora acho que encontrei minha própria identidade e som, e sempre segui meu próprio caminho, quero aprender e descobrir coisas por mim mesma.

Música tem uma força maravilhosa e é terapêutica. O álbum tem muitos textos pessoais de minha vida, família e pessoas queridas. Há muitas histórias tristes e coisas tocantes. Não irei revelar do que as músicas se tratam, porque o ouvinte não quer saber isso, eles querem tirar suas próprias conclusões. Vivi isso muitas vezes, o sentimento foi despedaçado quando descobri do que se tratam minhas músicas favoritas."

 

No fim do ano passado, Turunen estava cansada e incerta de sua carreira.

 

"Estava completamente desgastada e exausta no fim do ano passado. Tive uma bolha horrível de incertezas e instabilidades e me perguntei se eu tinha mais dentro de mim. Eu era uma completa interrogação nos últimos anos, tenho corrido tanto que não tive tempo de pensar nas coisas. Tive muito trabalho e eu precisei aprender a colocar limites no que eu posso fazer. Não tenho mais 20 [anos] e a capacidade de fazer tudo." Turunen diz e continua:

 

"A música foi a minha primeira maneira de desvendar meus próprios pensamentos. Agradeço a Deus que tive a oportunidade de liberar minhas emoções ali e não precisei de um terapeuta. A música me renovou."

 

 

Tradução do finlandês para o inglês: Tarja Turunen Suomi