A rainha do metal gótico finlandês Tarja Turunen sobre roubar o look de Peter Gabriel, apoiar o Liverpool FC e por que ela quer ser lançada ao mar…

 

A PRIMEIRA MÚSICA QUE LEMBRO TER OUVIDO

Let it be - The Beatles (1970)

“Minha mãe cantava para mim a cantiga Tuiki, Tuiki Tähtönen toda noite, a qual se traduz como Brilha, Brilha Estrelinha. Haviam todas essas outras músicas finlandesas que provavelmente não são conhecidas no resto do mundo, mas também lembro de ouvir muito dos Beatles, especialmente Let it be. A música deles é grande para criancinhas.”

 

A PRIMEIRA MÚSICA QUE PARTICIPEI DE UM MOSH

Black Diamond - Stratovarius (1997)

“Eles foram a primeira banda que eu vi ao vivo. Foi uma experiência louca para uma jovem que não havia ouvido muito metal até aquele momento. Havia muita união na platéia. Me lembrou futebol na forma como unia as pessoas. Eu apóio o Liverpool porque anos atrás eles tinham um capitão finlandês brilhante chamado Sami Hyypiä. Estou muito feliz com o que os “Vermelhos” tem conquistado ultimamente." 

 

A MÚSICA QUE ME INSPIROU A FAZER MÚSICA

The Phantom of the Opera - Andrew Lloyd Webber (1986)

“Quando ouvi essa música pela primeira vez, eu quis saber como a soprano conseguia atingir aquelas notas altas. Aquilo me levou a encontrar um instrutor de canto e moldar minha voz. Heavy metal e ópera não são tão diferentes, especialmente em termos de emoções e dramas - ambos parecem contar histórias profundas através das letras. Quando você vê uma orquestra se apresentar de uma forma completa, é uma experiência empoderadora e bombástica. Eles tocam mais alto do que a maioria das bandas de metal."

 

A MÚSICA QUE ME LEMBRA UM CORAÇÃO PARTIDO

I will always love you - Whitney Houston (1992)

“Ela tinha a voz mais poderosa - era quase super-humana. Ninguém poderia competir com ela, o que a fez rainha do pop. Infelizmente não a vi ao vivo. Ela podia expressar tanta emoção em sua voz e isso que me inspirou, apesar de ser estilos de canto diferentes. Nunca tive um ídolo nessa indústria, mas ela provavelmente foi o mais perto que tive.”

 

MINHA MÚSICA FAVORITA PARA TOCAR AO VIVO

Love to Hate - Tarja Turunen (2016)

“Essa música tem todos os elementos que amo sobre minha música. Sempre que a toco com minha banda, me sinto poderosa e me deixa emocionada, toda vez. A música é sobre o ódio que temos dentro de nós como humanos. Estamos sempre olhando ao redor de nós para checarmos qual vizinho tem um carro melhor ou outra bobagem materialista. É como se não quiséssemos ver a beleza em nossas próprias vidas, ou temos muito medo de sermos felizes."

 

A MÚSICA A QUAL MAIS ME ORGULHO

Shadow Play - Tarja Turunen (2019)

“Essa é provavelmente a música mais progressiva que já escrevi. É a história de uma marionete que não era autorizada ser quem ela queria. É minha forma de dizer que você deveria viver sua vida ao máximo e não se preocupar com o amanhã. Essa música também representa meu amor pelo teatro. Meus pais sempre me levavam com eles. É uma música que dá um sentimento de esperança."

 

A MÚSICA QUE ME ENCHE DE ALEGRIA

Ledgehammer - Peter Gabriel (1986)

“Quando ouço os trompetes no início, eles me levam de volta para minha juventude. Peter Gabriel tem sido uma grande influência para mim. Ele até influenciou minha maquiagem meu primeiro disco sem eu saber até mais tarde. Eu estava olhando meus discos em casa e fiquei chocada em vê-lo com exatamente o mesmo tipo de maquiagem. Essa música tem um humor positivo incrível e uma energia que me deixa feliz.”

 

A MÚSICA QUE ME LEVANTA QUANDO ESTOU PRA BAIXO

Phychosocial - Slipknot (2008)

“Embora a letra seja totalmente o oposto de positividade, ainda consigo encontrar alegria quando preciso. A energia dela é inacreditável. Vi Slipknot ao vivo e o show deles é simplesmente louco. Também adoro a música atual deles, especialmente as guitarras.”

 

A MÚSICA QUE ME LEVOU À MÚSICA GÓTICA

Lullaby - The Cure (1989)

“Encontrei o The Cure quando eles estavam tocando no mesmo festival que eu há algumas semanas atrás. Com músicas como Lullaby, eles têm sido uma banda muito importante pra mim durante anos. Eles são muito góticos, mas em seu próprio estilo brilhantemente distinto.”

 

A MÚSICA QUE EU GOSTARIA QUE FOSSE TOCADA NO MEU FUNERAL

Ave Maria - Tarja Turunen (2015)

“Escrevi essa música há alguns anos e ela é muito especial. Estava no único álbum clássico de verdade que lancei até agora (Ave Maria - En Plein Air - 2015), o qual foi um processo que curti muito e tudo veio muito naturalmente. É meu pedacinho de paraíso, então deixe-o tocar! Dito isso, não sei se  terei um funeral. Não quero um local para as pessoas lembrarem de mim - quero estar em algum lugar do oceano.”

 

“VIVA A VIDA AO MÁXIMO E NÃO SE PREOCUPE COM O AMANHÔ - Tarja Turunen