Tarja Turunen já pode anunciar cinco álbuns de rock, três clássicos e cinco álbuns ao vivo em sua carreira solo de sucesso. Com “In the Raw”, a ex-vocalista do Nightwish finalmente lança seu trabalho extraordinário, o qual seus seguidores têm esperado por muitos anos.

 

A primeira metade do álbum é recheada de músicas modernas e baladas únicas. Já a música de abertura “Dead Promises” é uma música pesada, com uma guitarra forte e refinada com o vocalista convidado, Björn “Speed” Strid (Soilwork, The Night Flight Orchestra).

 

A seguinte, “Goodbye Stranger”, a qual se destaca pelo seu ritmo é mais um passo na técnica vocal. Duas vozes fantásticas - Cristina Scabbia (Lacuna Coil) se junta a Tarja no microfone - celebram um dueto brilhante com tom de voz semelhantes.

 

Na balada “Railroads”, Tarja está, é claro, no seu elemento, mas nunca ultrapassa seu desempenho ao longo de todo o trabalho com um canto exagerado, ou até mesmo muito operístico. Seguida por “You and I” com a presença de piano e um toque de Meat Loaf (músico, cantor, produtor e ator norte-americano).

 

Na metade da criação, a maravilhosa “The Golden Chamber” seduz os ouvidos. A segunda metade abre caminho para sentimentos, começando com “Spirits of the Sea”. Silent Masquerade, uma música graciosa, levando ao paraíso, com Tommy Karevik como convidado, é ainda melhor do que “Serene”. “Shadow Play” dá o toque final.

 

“In the Raw” é um trabalho fantástico com músicas de metal moderno, refinadas por uma abordagem sinfônica e uma excelente cantora: Tarja Turunen.