E: Qual foi a primeira coisa que você ouviu hoje quando acordou?
Tarja: Meu despertador e o som do meu coração disparando, porque eu me assustei. Estava tendo um sonho bem bom.
 
E: Você vem de uma família talentosa?
T: Musicalmente talentosa, sim. Mas ninguém tinha a música como profissão antes de mim.
 
E: como você descobriu sua voz poderosa?
T: eu comecei a treinar minha voz liricalmente quando eu tinha 15 anos e isso mudou minha voz natural de canto radicalmente e de forma bem rápida. Foi incrível descobrir que tinha tão mais que eu poderia aprender sobre cantar do que eu achava anteriormente.
 
E: Quais eram suas inspirações musicais quando você era mais jovem?
T: eu comecei a estudar música quando tinha seis anos e continuei por mais de outros vinte. Na juventude, eu ouvia todo tipo de bandas e cantores e participei de vários projetos diferentes, mas nenhum deles eram metal hard core. A cantora que eu adorava quando pequena era Whitney Houston, ela tinha essa voz incrivelmente poderosa.
 
E: Qual sua memória de infância preferida?
T: Durante o natal eu costumava tocar o piano enquanto toda a minha família cantava músicas natalinas comigo. Isso era nossa tradição de Natal. Era adorável.
 
E: Se você não fosse musicista, qual outra profissão dos sonhos escolheria?
T: Provavelmente eu escolheria ser atriz ou alguma outra profissão com o teatro. Eu sempre amei o drama.
 
E: Nos parece que a pequena Naomi está se transformado em uma pequena metaleira também. Alguma banda que ela se interesse mais ou queira ouvir no momento?
T: Ela gosta de música em geral e tem talento. Atualmente ela está ouvindo Lady Gaga e tocando suas músicas no piano. Não me pergunte de onde isso vem!?!
 
E: Tem alguma música que você se pega murmurando por aí ou cantando sem perceber?
T: Eu não murmuro! Se você me vir fazendo isso, me avise. Eu também não canto no chuveiro!
 
E: Se você pudesse entrar no mundo de qualquer livro (narnia, senhor dos anéis, etc), e viver lá, qual você escolheria?
T: algum dos livros de senhor dos anéis, porque eu nunca estive na Nova Zelândia e adoraria descobrir aquele lugar lindo. Eu me juntaria aos Elfos.
 
E: Se você tivesse escolha, qual super poder gostaria de ter?
T: Tantos! Mas se tiver que escolher um, seria a habilidade de voar e em um piscar de olhos estar em qualquer lugar que quisesse.
 
E: como você se mantém em forma durante as tours e o que você faz para cuidar da sua voz? é diferente em casa?
T: é bem diferente cuidar de mim mesma quando em casa do que na estrada. Quando estou em tour, eu mantenho uma boa condição física através da rotina. Minha rotina diária é rígida. Eu saio para correr ou para uma academia se uma estiver disponível por perto quase todo dia, faço meus exercícios de canto, como comida saudável e tendo não me estressar sobre trabalho. Quando estou em casa, meu treinamento físico é bem mais duro. Eu treino cerca de 5 vezes na semana com ou sem um personal trainer. Vou aos meus médicos, terapeutas e tenho aulas de canto as vezes. Meu estilo de vida é o de uma artista de performance. Em casa estou me preparando para as tours longas, e na estrada eu estou tentando sobreviver.
 
E: Qual o presente mais memorável que já recebeu de um fã?
T: Quando eu ouço que minha música os ajudou a superar alguma coisa na vida. Esse é o melhor presente que alguém pode me dar.
 
E: Qual seu dueto dos sonhos para o futuro?
T: Tem muitos cantores e artistas incríveis lá fora, então eu realmente não posso escolher só um. Eu tive sorte de já ter colaborado com tantas pessoas incríveis na minha carreira, então eu mantenho meus olhos e ouvidos abertos para todas as possibilidades de belas colaborações no futuro.
 
E: Você já esteve "starstruck"? Se sim, com quem?
T: Sim, uma vez pude conhecer Peter Gabriel e estive bem "starstruck". Foi um sentimento inacreditável. Que honra.
 
E: Que música você diria que combina ou descreve sua personalidade e alma?
T: É só escolher qualquer uma das minhas músicas e você ouvirá um pouco da minha alma nela!
 
E: O que vai acontecer com o Outlanders? Quer dizer, o site está disponível faz tempo, mas nenhuma notícia ou explicação a mais saiu sobre se isso vai ser um álbum, um projeto...?
T: É um projeto que já está sendo feito há alguns anos, porque ele é feito na ilha de Antigua, toda vez que eu tenho a chance de visita-la. Mas estamos nos passos finais com ele. Eu tenho quase certeza que vocês vão poder ouvir o que eu estive cozinhando por tanto tempo em breve.
 
E: Você sente que está havendo algum tipo de mudança signficativa na aceitação das mulheres no mundo do rock? ou ainda há m longo caminho a ser percorrido até que mulheres sejam percebidas como plenamente iguais?
T: Homens e mulheres tem diferenças e a partir do entendimento dessas diferenças nós poderemos procurar pelos direitos iguais a ambos os sexos. Seremos, ainda, de qualquer modo, diferentes. Eu nunca tive problemas em minha carreira somente por ser mulher. Sempre fui orgulhosa de ser uma e consegui ganhar o respeito dos meus colegas homens e mulheres, e ouvintes. Esse respeito aos outros é onde temos que nos focar. As coisas estão lentamente melhorando, o que é bom.
 
E: que conselho você daria para mulheres mais jovens que querem entrar na cena do metal?
T: Como em tudo mais que você quiser fazer na sua vida: acredite em si mesma, lute por seus sonhos, e siga seu coração. Não deixe ninguém te manipular ou te dizer como viver sua vida. Você é sua própria chefe.
 
E: Quais seus planos para o futuro? algum projeto ou colaborações vindo?
T: o Outlanders virá, e eu ainda tenho bastante tempo em tour com o In The Raw, então você vai me ver por aí.
 
E: O que você jantou noite passada?
T: Eu tive um ótimo jantar em um restaurante Argentino de carnes com a minha família. Comi um filé com uma salada caprese e um copo de vinho tinto.
 
Entrevista originalmente concedida ao grupo Nightwish Family.