Entrevista com Carlos Toro - diretor do Vídeo clip de "Enough"

A produtora chilena Abysmo sobre outro escalão ao gravar um vídeo com Tarja, uma das melhores vozes do Metal sinfônico mundial, aproveitando a visita ao país no dia 3 de setembro, quando nos deleitou com sua maravilhosa voz, presença em cena, carisma e proximidade com o publico, poucas vezes vista em um artista de seu nível. Apresentando faixas de seu último álbum "My Winter Storm" e de sua antiga banda Nightwish, da qual foi vocalista. Conversamos com o diretor do vídeo, Carlos Toro e tivemos acesso a material exclusivo para a Darken.

L: Como aconteceu o contato com Tarja e qual a canção do vídeo?

CT: A gravação é de sua nova canção "Enough", que sairá proximamente e que foi tocada durante roda a turnê.

O contato foi através de seu marido/empresário Marcelo Cabuli, quem fez as sugestões com a gravadora e Tarja, para que isso se coordenasse e gravasse-mos.

Tudo isso foi combinado uns dois meses antes, mas o vídeo só foi confirmado com o selo 4 dias antes, assim, foi muito difícil ter tudo pronto (já que a Universal Music alemã deveria dar a ordem) ainda mais no meio do fim de semana, foi estressante fazer a produção, mas conseguimos fazer tudo a tempo.

L: Como é trabalhar com Tarja?

CT: Da Tarja só posso te contar que é uma pessoa muito amável, tranqüila, muito normal, todo mundo teve uma excelente imagem da Tarja.

Como a vê nos vídeo e é diferente de como está em cena(?), assim, para mim foi uma surpresa que fosse tão amável e simples.

Porque se supõe que uma das razões do nightwish era que ela era uma Diva, mas é muito mais simples que muitos artistas chilenos que não tem 1% do talento e fama de Tarja.

L: Qual o assunto do vídeo e como foi a gravação?

CT: Bom, nos juntamos a Tarja e a banda um dia antes, para depois falar com Marcelo e Tarja sobre o roteiro no dia anterior, não tinha outra opção, já que algumas idéias só eram possíveis de ser discutidas pessoalmente.

Já no dia da gravação tudo começou mais tarde que o esperado, por causa do vestuário, já que tivemos que andar por algumas lojas de Santiago em busca de um par de acessórios que faltava, tratando de evitar alguns possíveis fans.

Entramos em várias lojas e, por sorte, apenas 2 pessoas se aproximaram para pedir autógrafos.

Finalmente, começamos a gravar muito mais tarde que o esperado, mas já era reconfortante saber que enfim havia começado.

Além disso, só tivemos problema com um operador que levava um adaptador de ópticas (Brevis) ao estúdio, esse cara se chama Fernando e terminou que foi mais Divo que qualquer artista, nós demos um colação a ele e mesmo vendo todo o atraso, os problemas, reclamava que tinha fome, reclamava que estava tarde e que tinha que pagar horas extras, se passasse da hora.

O mais surpreendente é que sequer sabia da existência de Tarja, nem do Nightwish, se supõe que estudou na escola de Cinema e não sabe nada de música, isso me surpreendeu, nem sequer sonhava (risos), assim, depois que começou a reclamar, sabia que não podia discutir muito com uma pessoa nem sabia o que estava fazendo, ainda mais que nem sabia onde estava parado, ainda mais, nem sabia manejar bem as lentes, por isso tivemos de repetir algumas cenas porque no final falamos para ir embora, só causou problemas (risos) e o pior, saiu caro! risos

Assim que qualquer produtor que contrate um adaptador com um operador que se chame Fernando, que pense melhor (risos) ou que me mande um e-mail (na página), para pedir os dados, e o pior é que o dono do adaptador é igual ao operador. (risos).

Sobre o roteiro do vídeo não posso contar muito, mas será um vídeo bem artístico e autobiográfico, já que passa por vários momentos da vida de Tarja, assim creio que vai sair tudo ok, os fans e as demais pessoas gostarão muito. Já que é interessante ver um vídeo que mostra passagens que clareiam momentos conflituosos e confusos da vida pessoal e profissional dela, assim não passará despercebido. (risos)

L: Quando poderemos ver o vídeo terminado?

CT: O vídeo deverá estar pronto daqui a uns dois meses, a data de lançamento e distribuição será decidido pelo selo Universal e sobre o vídeo do Lacrimosa está tudo ok, estão esperando ter o disco gravado para pensar em qual será a melhor forma de fazer a promoção, (Tilo, de todas as pessoas com quem trabalhei, é o mais meticuloso, pensa tudo com calma, sendo ele seu próprio empresário e selo), assim vamos ter paciência.

L: Quem formou a equipe de Abysmo, para esse vídeo?

CT: A equipe foi:

Carlos Toro: Diretor - Fotografia
Mariela Garrido: Produção Geral
Julio Bahamonde: Animação e arte-conceito 3d
Aníbal Toro: Assistente de direção
Ignacio Mellado: Assistente de foto e camera
Martín Peñaloza: Making of , assistente de foto
Estilista: Claudio Cortez e sua irmã maquiadora!
Agradecimentos ao Estúdio Zona Áurea, Marcelo da produtora Buddy, o transporte de Don Juan, Mabel e a amiga estilista, Carmen Valdivia da Universal Music Chile.

L: Obrigado, Carlos, por dar essa entrevista exclusiva para a Darken, e nos sentimos muito orgulhosos que no Chile estejam fazendo esse tipo de produção audiovisual de qualidade e com musicos de nível mundial. Desejamos muito sorte em seus projetos futuros, a você e a toda a sua equipe da produtora Abysmo.

www.abysmo.cl

Lazaro T, 10/09/08