A ex-vocalista do Nightwish, Tarja Turunen, lançará um novo single denominado “Falling Awake”, no Reino Unido em 19 de Julho exclusivamente como um vinyl com o selo Spinefarm Records.Este formato altamente colecionável será limitado à 1000 cópias, todas elas feitas em vinil marmorizado e númeradas à mão, o single estará disponível exclusivamente na loja virtual What Records.
“Falling Awake” é a primeira faixa a ser liberada do novo trabalho de Tarja, “What Lies Beneath” – seu segundo albúm a ser lançado sob o nome de Tarja e o sucessor de “My Winter Storm”, de 2007. Essa versão da faixa difere da que estará no “What Lies Beneath” no quesito em que apresenta uma participação especial do guitarrista Jason Hook, da banda Five Finger Death Punch. A mixagem foi produzida, do mesmo jeito que o novo albúm, pelo renomado produtor bretão Colin Richardson, cuja carreira inclui trabalhos com artistas tais como Slipknot,Machine Head e Bullet for My valentine.
O B-side do LP de “Falling Awake” será “The Good Die Young” – uma mixagem especial da canção do novo albúm dos Scorpions, Sting In the Tail , agora com os vocais de Tarja mais proeminentes.
O lançamento de What Lies Beneath está programado para 3 de Setembro, através do selo Spinefarm Records, seguido de um single e vídeo de “Until My last Breath” em 16 de Agosto.
A sessão que produziu a capa aconteceu em Feveiro na Finlândia. Jens Boldt tirou as fotos e Dirk Rudolph criou a atual arte da capa.
Com a produção liderada por Tarja e as músicas escolhidas mixadas pelo produtor da Grã Bretanha Colin Richardson, o sucessor de “My Winter Storm” “Parece posicionar o mix único de drama e decibéis de Tarja à um novo nível de sucesso”, de acordo com um comunicado à imprensa.
“Nós trabalhamos em 33 músicas dessa vez destas escolhemos gravar 17”, Tarja explicou. “Tem sido ótimo ter a liberdade de produzir meu próprio albúm pela primeira vez; essas sessões tem sido um presente, realmente um processo de aprendizado e verdadeira alegria. Em muitos aspectos parece ser a primeira vez...”
O cantor do All that Remains, Phil Labonte, contribuiu como um dos vocais convidados para “What Lies Beneath”. Labonte aparece na faixa “Dark Star”, a qual Turunen descreveu como um dueto. Tarja declarou “Eu realmente nunca trabalhei com vocais tão impressionantes antes. Com isto (A contribuição vocal de Phil), a canção alcançou outra dimensão.”