“Eu sonho em ser mãe.”
Tarja Turunen adora sonhar. Seu maior sonho é ser capaz de cantar enquanto ainda for psicologicamente e intelectualmente possível e um dia se tornar mãe.
Cinco anos atrás, em Outubro, algo estranho aconteceu: a banda Nightwish demitiu sua cantora, Tarja Turunen, através de uma carta aberta, no fim de sua turnê mundial. Foi então que a carreira solo de Tarja começou. A cantora de formação clássica se apresentou no Savonlinna festival, e em alguns de seus shows solo nos surpreendendo, por exemplo, ao dizer que está mais interessada em ********* do que em ópera.
Eu sinto a paixão...
“...nestes dias, antes de qualquer outra coisa, por compor. Foi-me dada a liberdade de fazer maravilhosas músicas, e me sinto privilegiada.”
Em momentos de tensão: “Este é um deles, por causa do meu segundo álbum, e a música é muito pessoal. Até agora tenho composto e escrito todas as canções, com a colaboração da minha banda, e também produzi o álbum. Foi um grande desafio pra mim.” explica Tarja.
What Lies Beneath será lançado no começo de Setembro. Na opinião de Tarja, é um álbum com bastante “ espírito de rock, onde também belas peças podem ser encontradas, assim como o clássico e elementos de trilhas sonoras.”
Tarja completará 33 anos dia 17 de Agosto. No seu caso, sua paixão também está relacionada ao seu signo.
“Eu sou muito ambiciosa Leo e uma perfeccionista: “Eu não posso passar por coisas simplesmente ultrapassando-as. Também adoro desafios. É tão boa a sensação quando você tenta uma coisa realmente difícil e sai bem sucedida. Supera a sensação de milhares de falhas.”
É domingo e Tarja está na Finlândia já faz dois dias. Na quinta-feira ela teve um show na República Tcheca e na próxima semana terá um na Bulgária. Entretanto ela voou para a Islândia para filmar um vídeo para o single do álbum.
“ Foi uma mistura entre trabalho e prazer, porque eu nunca estive na Islândia antes. Eu amo viajar, mas durante as turnês você não tem tempo para visitar museus ou ir à praia. E na Finlândia nós não temos tempo para ver amigos, eu venho aqui tão raramente. Felizmente meus amigos também viajam muito e estrangeiros também vêm aos meus shows.”
Com os amigos, Tarja também pratica sua paixão por cozinhar e outros assuntos relacionados à gastronomia:
“Eu fico entusiasmada,se vejo meus amigos adoro cozinhar e beber um vinho tinto Argentino!”
Meu estado de espírito é...
“Cansado mas feliz. A isto soma-se tudo. A elaboração do álbum levou um bom tempo, mas o trabalho não pareceu o trabalho, porque foi confortável e divertido trabalhar as idéias” Tarja diz.
Tarja Turunen geralmente passa três semanas viajando e uma em casa, em Buenos Aires. Lá ela lava a roupa, limpa a casa e depois volta a viajar.
“Eu sou louca quando o assunto é limpeza, e quando eu era jovem eu imaginava se seria sempre a mesma. Bem, eu não sou...”
A vida é irregular e estressante ou não?
“É constantemente estressante. Seria bom parar para pensar sobre as coisas que estão de fato acontecendo. Às vezes sinto que as lembranças serão perdidas quando você está com tanta pressa. E pensando há quanto tempo eu tenho feito isso, está me estressando do mesmo jeito.”
“Por outro lado, mesmo quando eu trabalho e viajo com meu marido todo o tempo, e felizmente nós temos um presente e sabemos como distinguir essas coisas.”
Trabalho também é diferente do resto. A cantora tem que seguir muitas condições para uma vida saudável.
“Mesmo cantando rock, eu tenho que cuidar da minha voz sempre, do contrário os instrumentos são inúteis. Dormir bem é muito importante. Se eu não posso dormir de noite, durmo durante o dia. Bebo litros de água todo o dia, porque mantém a pele hidratada e o cansaço longe.”
“Não diria que faço sacrifícios pela minha voz, mas cantar é um modo de vida.”
Exercitando...
Discípulos de Maradona! Você não me verá vestida de mini saia, eu tenho discípulos jogadores de futebol. E hoje meus olhos parecem estar um pouco inchados.” Tarja lançou um olhar para o espelho.
“Aparência é uma coisa importante na vida de um artista, você tem que estar numa boa condição. Eu mantenho a minha condição com a ajuda de um programa especial de exercícios. Meio hora de trabalho, mesmo durante as turnês, por isso estou cansada.”
“Eu também vou correr e nadar, mas nunca vou para a academia. Ao invés disso eu uso uma grande bola de exercícios, que eu também levo comigo quando estou em turnê, assim posso usá-la nos quartos de hotel.”
O marido de Tarja é o empresário argentino Marcelo Cabuli. Foi alegado que foi Marcelo o motivo da demissão de Tarja do Nightwish por Tuomas Holopainen.
O que quer que tenha acontecido, os argentinos são diferentes dos finlandeses.
“Meu marido me diz todo o dia: Querida, você é linda!” É um pequeno gesto de cortesia que toda mulher gosta de ouvir. A cultura do sul é baseada no estilo dos homens. Para a esposa é permitido brilhar, a mãe sempre dá a última palavra e o homem tem a honra. É bem diferente do que nós fazemos no norte.” Tarja ressalta.
“Ontem também houve uma pessoa que disse algo maravilhoso: Tarja, você parece o mesmo que 10 anos atrás. Foi algo muito agradável para dizer! Eu tento dizer para mim mesma algo positivo todo o dia, porque isso cria energia. Acho que as mulheres têm um poder extraordinário de criação e compartilhamento de energia positiva.”
Eu amo...
“Muitas, muitas coisas. Um bom vinho, sol misturado com chuva. Sorrir, sorrisos das pessoas – antes de tudo!”
“Eu também amo sonhar. Primeiramente eu sonho sobre a saúde. Assim vou ser capaz de cantar o quanto eu puder e um dia me tornar mãe.”
*algo sobre manter os pés no chão*”Mas sonhar também é importante. Sem sonhos a vida se torna vazia e negativa.”
Tarja diz que ela tem conhecido diversas pessoas que estão tristes por não seguirem seus sonhos.
Muitas vezes você precisa trabalhar duro para atingir o sucesso, mas a tentativa ainda é mais importante. Além do mais, um sonho que é realidade é mais como um sonho antigo.
“Fazer música é, felizmente, um desafio. Tem sempre algo que você pode ensinar ou aprender todo o dia. Você nunca será o melhor, terá sempre alguém melhor do que você. É importante entender isso. Eu disse aos meus amigos se vocês verem uma pitada de arrogância, conte-me imediatamente ou me chute.”
“Viajar é uma das fantasias da Tarja – a Terra seria menor do que é. A segunda é o silêncio, mais relacionado a estar no mesmo lugar. Vento soprando de uma determinada maneira, pássaros cantando, uma paz onde você pode ser você mesmo, natural...o silêncio. É claro que a vida é curta – é por isso que procuro isto.”
“Você pode encontrar silêncio em si mesmo, até num quarto de hotel. Ou na margem de um lago, este é o melhor lugar que conheço.”
Music: Scream – Ozzy Osbourne
Livro: A Bruxa de Portobello – Paulo Coelho
Seriados: Fringe. Olivia.
Comidas/Bebidas: carne com rúcula, salada e vinho italiano Portofino.
Cor: preta.
Vícios: preguiça, quando é possível.
Frase: O talento é praticado. Continuo usando essa frase quase todos os dias com brilho nos meus olhos.
2010 - Anna
- Detalhes
- Entrevistas
- Acessos: 1313