Há alguns dias, Tarja anunciou em suas redes sociais a volta do projeto clássico "Noche Escandinava"
Hoje a finlandesa usou seu Facebook para contar um pouquinho mais sobre esse projeto:
"Enquanto eu estava estudando na Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha, em 2002, me interessei em apresentar músicas escandinavas e finlandesas para o público latino-americano. Reuni informações sobre esses países e percebi que compositores como J. Sibelius ou E. Grieg não eram tão conhecidos fora dos amantes de música classica em um nível mais popular. Como eu estudava particularmente música Alemã, senti que haveria uma chance de mostra-los um pouco de minha música.
Falei com dois amigos, Ingvild e Marjut e decidimos começar a organizar uma pequena turnê na América do Sul. Como pianista, nossa querida amiga Izumi quis juntar-se a nós.
'Noche Escandinava' significa 'Noite Escandinava' em espanhol. A razão pela qual escolhemos esse nome foi óbvia naquela época: os shows aconteceriam na Argentina e no Chile, ambos países de língua espanhola. No entanto, embora fossemos duas cantoras finlandesas e uma norueguesa, a programação seria baseada em canções escandinavas (Noruéga, Suécia, etc).
Foi um grande sucesso e sentimos que a ideia por trás de tudo isso foi atingida.
Para a segunda edição do "Noche Escandinava", durante abril e maio de 2004, tivemos a chance de uma mudança no line up: Ingvild Storhaug foi substituída por Juha Koskela (baritono finlandês) e o repertório dessa vez, foi baseado inteiramente em músicas de compositores finlandeses.
Decidimos não mudar o nome do grupo porque muitas pessoas já nos conheciam como "Noche Escandinava". A Finlândia não é uma parte da Escandinava, mas apesar disso, queríamos manter nosso nome de turnê como era antes.
Agora, finalmente, é hora para uma terceira turnê do Noche Escandinava.
Tarja Turunen"
Atualização: foi confirmada a passagem da tour Noche Escandinava III na Espanha, Chile e Argentina em Maio deste ano.